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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A escola como instuição social. O espaço escolar: estrutura, organização, codiano. Os principais documentos oficiais que regem a Educação Básica no Brasil e norteiam o Ensino de Geografia. O papel do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia na escola e na formação docente inicial. Construção de um diagnósco críco da instuição escolar. Trabalho de campo e compreensão do entorno geográfico e do codiano escolar como base para a construção do conhecimento na escola e para a formação do sujeito escolar.)
JUSTIFICATIVA
Introduzir os Estágios Supervisionados como formação e prática do professor de Geografia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Propiciar o conhecimento do espaço escolar, analisando seu funcionamento e estrutura organizacional administrava e pedagógica, documentos, sujeitos e codiano da escola e da sala de aula, no contexto da Educação Básica. |
Objetivos Específicos: |
- Compreender o papel do estágio na arculação teórico-práca e como avidade formava fundamental para o futuro professor; - Conhecer as principais leis e diretrizes que regem a educação básica no Brasil bem como os principais problemas e desafios das instuições escolares brasileiras; - Entender o Projeto Políco Pedagógico, sua importância, construção, analisando o projeto da escola-campo de estágio, documentos, leis e resoluções; - Conhecer ao codiano administravo e pedagógico escolar, seus sujeitos e funções na instuição escolar; - Estudar o entorno geográfico da escola, construindo um diagnósco críco que contemple um trabalho de campo voltado para a compreensão desse entorno, seja da escola, bairro, município, aliando o conhecimento geográfico aos conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes e demais sujeitos da escola. |
PROGRAMA
1 - O estágio supervisionado na formação inicial do futuro professor de geografia.
2 - Leis e diretrizes nacionais para a educação básica no brasil.
3 - Diretrizes para o ensino de geografia na educação básica brasileira.
4 - Espaço escolar: organização, estrutura, funcionamento, projeto político pedagógico.
5 - Intervenção: construindo um projeto considerando os conteúdos de geografia e conhecimentos prévios dos estudantes, proposta de um trabalho de campo que envolva o espaço escolar, o entorno geográfico e a experiência geográfica do professor de formação.
METODOLOGIA
Aula expositivo-dialogada. Leitura, análise e discussão dos textos da bibliografia básica e complementar. Seminários. Dinâmicas de grupo. Seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Escolha, organização e preparação de material para as atividades de intervenção escolar por meio de orientação direta, individual ou coletiva. Estudos em grupo de temas e questões relacionados ao estágio. Realização do estágio em instituição escolar formal do ensino fundamental de Geografia, com vinculação: observação e regência.
Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:
Semana |
Datas |
Horário |
Conteúdo |
1ª |
30/setembro |
07:00-22:30 |
Apresentação do Plano de Curso. Introdução aos Estágios e ao Estágio Supervisionado I |
2ª |
07/outubro |
07:00-22:30 |
Vinculação escolar (TCE) |
3ª |
14/outubro |
07:00-22:30 |
A produção do Relatório de Estágio Supervisionado |
4ª |
21/outubro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
5ª |
28/outubro |
07:00-22:30 |
Recesso – Dia do Servidor Público |
6ª |
04/novembro |
07:00-22:30 |
O estágio supervisionado na formação inicial do futuro professor de geografia. |
7ª |
11/novembro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
8ª |
18/novembro |
07:00-22:30 |
Leis e diretrizes nacionais para a educação básica no brasil: o ensino de geografia e o sistema escolar |
9ª |
25/novembro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
10ª |
02/dezembro |
07:00-22:30 |
Espaço escolar: organização, estrutura, funcionamento, projeto político pedagógico. |
11ª |
09/dezembro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
12ª |
16/dezembro |
07:00-22:30 |
- Intervenção: construindo um projeto considerando os conteúdos de geografia e conhecimentos prévios dos estudantes, proposta de um trabalho de campo que envolva o espaço escolar, o entorno geográfico e a experiência geográfica do professor de formação. |
13ª |
06/janeiro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
14ª |
13/janeiro |
07:00-22:30 |
Avaliação escrita |
15ª |
20/janeiro |
07:00-22:30 |
Prática escolar de Estágio Supervisionado e Produção do Relatório |
16ª |
27/janeiro |
07:00-22:30 |
Vista de Prova |
17ª |
03/fevereiro |
07:00-22:30 |
Entrega do Relatório Final |
A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), onde o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais, análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.
O atendimento ao aluno será as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.
A docente não autoriza gravação (áudio ou vídeo) das atividades conduzidas em sala. síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.
Plágio total ou parcial implica na anulação da nota da atividade avaliativa, sem oportunidade para refazer.
As normas da ABNT devem ser seguidas. Sugere-se a consulta disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459.
Esta disciplina não prevê recuperação.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes acerca da docência no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental.
Avaliação Qualitativa: durante o semestre será observado o grau de interesse no cumprimento dos trabalhos propostos, participação efetiva nas aulas, leitura do material indicado, capacidade e interesse para exercitar a crítica e a autocrítica, como também a assiduidade, pontualidade e autoavaliação (esta inclusa nas Considerações Finais do Relatório de Estágio).
Documentação de Leitura e Compreensão de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)
Seminário – 10 pts
Avaliação escrita – 20 pts
Relatório Final – 50 pts (Entregas parciais e final).
BIBLIOGRAFIA
Básica
CASTELLAR, S. Educação geográfica: teorias e prácas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: prácas e textualizações no codiano. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prácas de ensino. Goiânia: Alternava, 2005.
CASTROGIOVANNI, A. C. Geografia em sala de aula: prácas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
LOPES, J. S. F. Professor-pesquisador em educação geográfica. Curiba: Intersaberes, 2012.
Complementar
ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CARVALHO, Gislene T. R. D.; UTUARI, Solange dos S. Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. São Paulo: Andross, 2007.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. et all. Para onde vai o ensino de Geografia. São Paulo: Contexto, 2003.
PONTUSCHKA, Nídia N. et. all. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 2009.
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APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/09/2022, às 20:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 | SEI nº 3912772 |