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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Inovação, ideação, projeto e execução de protótipos com base em projetos de engenharia, eletrônica, robótica e/ou sistemas microprocessados, inspirado em conteúdos similares aos disponíveis gratuitamente no sítio eletrônico www.instructables.com, uma comunidade DIY (Do It Yourself ou “faça-você-mesmo”).
JUSTIFICATIVA
Incentivar o discente ao processo investigativo, aliado à prática de desenvolvimento de soluções -"Making Things"
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Introduzir os alunos aos conceitos básicos sobre leitura e compreensão de possíveis projetos de engenharia, eletrônica, robótica e sistemas microprocessados disponíveis online. |
Objetivos Específicos: |
• Incentivar a inovação, ideação, gestão sistematizada e execução de projetos • Proporcionar aos alunos ingressantes um contato inicial com montagem de protótipos de projetos a partir de: ◦ o uso de sistemas com microprocessadores e/ou microcontroladores baseados em plataformas de prototipagem eletrônica, em especial, os não proprietários; ◦ a exploração de aspectos de software e de hardware; ◦ o uso de sensores e atuadores. • Fomentar o interesse e a aprendizagem de inglês instrumental. • Aprender conceitos iniciais para desenvolvimento de aplicações na Internet e uso de computação em nuvem. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de compreender as dimensões e desafios de projetos disponíveis, assim como estimar quais serão as dificuldades de cada etapa de montagem e como buscar informações que o auxiliem nesse processo. |
PROGRAMA
• 09/01/2024 – Dispensa para participação da semana do Trote Social, atividade extracurricular
• 16/01/2024– Apresentação do curso, equipamentos necessários. Identificação de componentes básicos: Resistores, capacitores, transistores, CIs: código de cores, códigos numéricos, datasheets; Montagem em matriz de contato (protoboard ou breadboard)
• 23/01/2024 – Diferenças conceituais entre microprocessador e microcontrolador; Apresentação Arduino /NodeMCU: plataforma open-source de prototipagem eletrônica para a criação de produtos; Projeto 0 (Pisca-pisca)
• 30/01/2024 – Projeto 1 (Semáforos com aviso piscante)
•06/02/2024 – Projeto 2 (Brilho oscilante com interruptor de luz)
• 20/02/2024– Projeto 3 (Mini-teclado musical)
• 27/02/2024– Projeto 4 (Contador sensível à luz)
• 05/03/2024 – Breve introdução Sensores e atuadores; Conceitos de captura de dados (A/D), amostragem, média (sensores); Conceitos de PWM (D/A), corrente/potência máxima (atuadores)
• 12/03/2024 – Projeto 5 (Acionando e controlando motor)
• 19/03/2024 – Projeto 6 (VGA Pong)
• 26/03/2024 – Projeto 7 (Luz de humor com controle por internet)
• 02/04/2024– Projeto 8 (IoT / cliente MQTT)
• 09/04/2024 – Montagem em PCB (inglês) ou PCI (placa de circuito impresso); fabricação; Soldagem decomponentes; projetar PCIs (KiCAD)
• 16/04/2024– Projeto Final, a escolha, em equipe
• 23/04/2024 – Projeto Final, a escolha, em equipe
• 30/04/2024 – Projeto Final, a escolha, em equipe
METODOLOGIA
• Aulas de laboratório com roteiros e apoio de sítios informativos de internet;
• Discussão sobre dúvidas, exposição de exemplos, orientação em projetos. Entregas de trabalho e reposição de material instrucional, por meio de turma específica, disponível na Plataforma Microsoft TEAMS
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos da seguinte forma:
• A cada um dos 8 projetos (1 a 8), será requisitado um relatório para ser avaliado (até 40 pontos).
• Ao final do curso, um projeto em equipe a ser escolhido será apresentado em sala e avaliado (até 60 pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. MCROBERTS, Michael. Arduino básico . São Paulo: Novatec, 2011. 453 p., il. Inclui índice. ISBN9788575222744 (broch.).
2. FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Campus, 2013. 229 p., il. (algumas col.), 17 x 24. Bibliografia: p. 223-224. ISBN9788535274561 (broch.).
3. A GUIDE to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide). 5th ed. Newtown Square, Pennsylvania: Project Management Institute, Inc., 2013. xxi, 589 pag., il, 27 cm. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9781935589679 (broch.).
Complementar
1. MONK, Simon. 30 Arduino Projects for the Evil Genius . 2a edição. McGraw Hill, 2013. 224p. ISBN:9780071817738.
2. MANO, M. Morris. Digital design . Upper Saddle River: Prentice Hall, 2007. xv, 608 p., il. +. Inclui índice. ISBN 0131989243 (enc.).
3. KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, c2005. 241 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN9788535215243 (broch.).
4. CRAFT, Brock. Arduino Projects for Dummies . John Wiley & Sons, 2013. 386p. ISBN9781118551479 (broch.).
5. TAUB, Herbert. Circuitos digitais e microprocessadores . São Paulo: McGraw-Hill, 1984. 510p., il.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Keiji Yamanaka, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/01/2024, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5110658 e o código CRC 18C30A5D. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5110658 |