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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31604 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 40 |
CH TOTAL: 100 |
OBJETIVOS
Esse componente curricular tem como princípio apresentar e aprofundar o debate sobre as questões
relacionadas à educação e as experiências geracionais ao licenciando em Ciências Sociais. A análise das
políticas e diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, bem como políticas educacionais para
jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais. Esse debate será também vivenciado e observado
dentro de uma relação de indissociabilidade entre teoria e prática em espaços formativos formais e não formais
de educação.
Ementa
Ciências Sociais e a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Estudos multidisciplinares sobre
educação, juventude e culturas juvenis. Fundamentos e metodologia de ensino da Educação Básica e da
Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Políticas
educacionais para jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais. Observar e vivenciar práticas
pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e/ou na Educação de Jovens e Adultos.
PROGRAMA
1. Estudos multidisciplinares sobre educação, juventude e culturas juvenis
1.1. Debate contemporâneo sobre juventude
1.2. Ciências Sociais e a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio
1.3. Fundamentos e metodologia de ensino da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos
2. Políticas públicas sobre educação, juventude e culturas juvenis
2.1. Diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
2.3. Políticas educacionais para jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais
2.4. Observar e vivenciar práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e/ou na Educação de Jovens
e Adultos: diversidades religiosas, sociais e de gênero.
3. Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais para jovens e
adultos
3.1. Relação entre teoria e prática para jovens e adultos em espaços e instituições socioeducacionais, formais
e não formais
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura: Belo Horizonte: EdUFMG, 1996.
FERNANDES, Ângela Viana Machado; ALMEIDA Cíntia Pereira Dozono de; WHITAKER, Dulce
Consuelo Andreatta (Org.). Educação, juventude e políticas públicas: reflexões sobre inclusão e
preconceito. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
MORAES, Amaury César (coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção explorando o ensino, v. 15).
PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude. Análise social, Lisboa, v. 25, p. 139–165,
1990. Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf>.
Acesso em: 23 abr. 2018.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília, DF: SECAD:
UNESCO, 2006.
FORACCHI, Marialice Mencarini. A participação social dos excluídos. São Paulo: Hucitec, 1982.
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998.
PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com
Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel; DAYRELL, Juarez (Org.). A
juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407553 |