UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31604

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                              Estágio Supervisionado II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                 Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                        INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

40

CH TOTAL:

100

 

OBJETIVOS

Esse componente curricular tem como princípio apresentar e aprofundar o debate sobre as questões
relacionadas à educação e as experiências geracionais ao licenciando em Ciências Sociais. A análise das
políticas e diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, bem como políticas educacionais para
jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais. Esse debate será também vivenciado e observado
dentro de uma relação de indissociabilidade entre teoria e prática em espaços formativos formais e não formais
de educação.

 

Ementa

Ciências Sociais e a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio. Estudos multidisciplinares sobre
educação, juventude e culturas juvenis. Fundamentos e metodologia de ensino da Educação Básica e da
Educação de Jovens e Adultos. Diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Políticas
educacionais para jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais. Observar e vivenciar práticas
pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e/ou na Educação de Jovens e Adultos.

 

PROGRAMA

1. Estudos multidisciplinares sobre educação, juventude e culturas juvenis


1.1. Debate contemporâneo sobre juventude


1.2. Ciências Sociais e a Educação Básica: Ensino Fundamental e Ensino Médio


1.3. Fundamentos e metodologia de ensino da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos

 

2. Políticas públicas sobre educação, juventude e culturas juvenis


2.1. Diretrizes nacionais para a Educação de Jovens e Adultos


2.3. Políticas educacionais para jovens e adultos, espaços e instituições socioeducacionais


2.4. Observar e vivenciar práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica e/ou na Educação de Jovens
e Adultos: diversidades religiosas, sociais e de gênero.


3. Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais para jovens e
adultos

3.1. Relação entre teoria e prática para jovens e adultos em espaços e instituições socioeducacionais, formais
e não formais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura: Belo Horizonte: EdUFMG, 1996.


FERNANDES, Ângela Viana Machado; ALMEIDA Cíntia Pereira Dozono de; WHITAKER, Dulce
Consuelo Andreatta (Org.). Educação, juventude e políticas públicas: reflexões sobre inclusão e
preconceito. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.


LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.


MORAES, Amaury César (coord.). Sociologia: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção explorando o ensino, v. 15).


PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude. Análise social, Lisboa, v. 25, p. 139–165,
1990. Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf>.
Acesso em: 23 abr. 2018.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília, DF: SECAD:
UNESCO, 2006.


FORACCHI, Marialice Mencarini. A participação social dos excluídos. São Paulo: Hucitec, 1982.


LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Loyola, 1998.


PELLANDA, Nize Maria Campos; PELLANDA, Eduardo Campos (Org.). Ciberespaço: um hipertexto com
Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000.


TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Sousa Miguel; DAYRELL, Juarez (Org.). A
juventude vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4407553 e o código CRC 81630A23.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407553