UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS 028

Período/Série:

Turma:

Dalva I

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva

Ano/Semestre:

 

Observações:

Plano de reposição do semestre 2021-1, elaborado conforme a Resolução CONGRAD 25/2020. A disciplina será ministrada por meio da Plataforma Microsoft Teams no canal htt ps://bit.ly/TrabConclusão1

 

EMENTA

 Elaboração e redação do projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de
pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina é fundamental à execução do Projeto Pedagógico do Curso e constitui momento importante do processo de formação do discente, quando colocará em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo de produção e execução de um projeto de pesquisa.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e
do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

 - Elaborar o projeto de pesquisa;
- Proceder à leitura e fichamento da bibliografia;
- Levantar as fontes para pesquisa;
- Iniciar a análise das fontes de pesquisa.

PROGRAMA

 I– Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática.
III- Orientação e acompanhamento.

METODOLOGIA

 A disciplina será ministrada de forma remota por meio da Plataforma de TI Office.com – Microsoft Teams – Equipe: Trabalho de Conclusão de Curso I, com acesso por meio do link

 htt ps://bit.ly/TrabConclusão1.
As aulas síncronas serão ministradas aos sábados das 10:00 às 11:00 horas, somando 1 hora semanal, visando acompanhar o trabalho de revisão do projeto, fichamento da bibliografia, levantamento e análise de fontes. As atividades práticas, somando 3 horas semanais serão desenvolvidas por meio do trabalho de leitura e fichamento da bibliografia, revisão do projeto de pesquisa produzido em MTPH; levantamento e analise das fontes e início da redação do primeiro capítulo. 

AVALIAÇÃO

 O processo de avaliação será constante por meio do acompanhamento do trabalho do discente em reuniões semanais, acompanhando e orientando o trabalho de redação do projeto, levantamento de fontes e redação do primeiro capítulo. A distribuição da pontuação se fará da seguinte forma:

Entrega do projeto de pesquisa contendo a delimitação do tema, problema, objetivos, justificativas, referencial teórico, fontes, metodologia de trabalho e referências, conforme as normas da ABNT. - 50 pontos;

Entrega do esboço da Introdução, com a definição do caminho da pesquisa, discussão da bibliografia, do referencial teórico e definição da estrutura do TCC; esboço do primeiro capítulo - produção autoral, lógica, clara e de acordo com as normas da gramática e da ABNT  - 50 pontos.

As avaliações e orientações para a realização das atividades serão postadas na Guia “Tarefas” no Canal Geral da disciplina na Plataforma Microsoft Teams, onde também deverão ser postadas as atividades do discente.

A verificação da assiduidade se fará por meio da lista emitida pela plataforma, com o registro do horário de entrada e saída da reunião.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARROS, José D’Assunção. O projeto de pesquisa: aspectos introdutórios. Revista Travessias, Unioste, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2008.
Disponível em: htt p://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/arti cle/view/2917/2079.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. Disponível em:
htt ps://edisciplinas.usp.br/pluginfi le.php/5755876/modresource/content/1/ECO%2C%20Humberto.%20Como%20se%20Faz%20uma%20Tese.%20Perspecti va%2C

 

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010. Disponível em: htt ps://bit.ly/3gKxCR5

 

Complementar


ALBERTI, V. Histórias dentro da História . In: PINSKY, C. B. Fontes Históricas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 155 – 171. Disponível em:
htt ps://bit.ly/memhistoral 

CALDAS, Pedro S. P. (2014). Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: Reflexões sobre uma Experiência Didática. Revista de Teoria da História, v.3 ,n.1, p. 6–19. Recuperado de
htt ps://www.revistas.ufg.br/teoria/arti cle/view/28628
.
FUCHS, Ângela M. S.; FRANÇA, Maira N.; PINHEIRO, Maria Salete de F. Guia para normalização de publicações técnico-cientificas. Uberlândia: EDUFU,2013. Disponível em:
htt ps://bit.ly/3gKxCR5


JÖRN, Rüsen. Metodologia – as regras da pesquisa histórica. In.: __. Reconstrução do Passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: UnB. p. 101-133. Disponível em:
htt ps://bit.ly/3gKxCR5


PINSKY, Carla B.; LUCA, Tânia R. (Org) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2015. Disponível em: htt ps://bit.ly/3gKxCR5

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/12/2021, às 21:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3277072