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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1K - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Constituição dos alimentos; valor nutritivo; causas de deterioração de alimentos: microbiologia de alimentos; envenenamento de origem alimentar; embalagens para alimentos; conservação de alimentos pelo uso de altas temperaturas; conservação por refrigeração e por congelamento; conservação pelo uso de secagem; conservação por concentração; conservação por fermentação; conservação de alimentos pelo uso de radiações; conservação de alimentos pelo uso de aditivos.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Tecnologia de Alimentos possibilitará ao aluno os conhecimentos básicos da transformação da matéria-prima em produto acabado e os fatores que causam a deterioração dos alimentos. Nesta disciplina serão abordados os métodos de conservação e as técnicas utilizadas na produção e acondicionamento desses produtos, visando atingir os padrões de qualidade necessários, abordando as etapas de processo de produtos como beneficiamento, elaboração, preservação e conservação e armazenamento. Através dos tópicos apresentados nesta disciplina o aluno do curso de Biotecnologia poderá ter idéia da função de um profissional da área de Tecnologia de Alimentos que pode atuar no controle de qualidade, na industrialização e na gestão deste setor.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apresentação dos métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, embalagem, controle de qualidade, distribuição e utilização dos alimentos |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Introdução
- Definição de Ciência e Engenharia de Alimentos
- Importância da Tecnologia de Alimentos
- Bases da Ciência e Tecnologia de Alimentos
Constituição e Aspectos Nutritivos dos Alimentos
- Composição dos alimentos
- Funções dos alimentos no organismo humano
- Estudo dos seguintes componentes: carboidratos, Aminoácidos e proteínas, Lipídios, Constituintes adicionais (emulsificantes, ácidos orgânicos, oxidantes e antioxidantes, vitaminas, minerais, produtos tóxicos naturais e água).
Causas de deterioração de alimentos
- Introdução
- Classificação dos alimentos quanto a sua perecibilidade
- Principais causas de alteração de alimentos
- Estudo das alterações devido a: contaminação microbiana, infestação de insetos e roedores, reações químicas não enzimáticas: oxidação de pigmentos e gorduras e escurecimento não enzimático, alterações devido à ação de enzimas naturais dos alimentos, alterações devido ao ganho e perda de umidade – atividade de alterações devido a causas físicas, tais como temperaturas altas e baixas e devido à desidratação.
- decomposição de alimentos por microrganismos:
Microrganismos importantes na Tecnologia de Alimentos
Decomposição de alimentos por microrganismos
Crescimento microbiano
Fatores que afetam o crescimento dos microrganismos
Microrganismos importantes na Tecnologia de Alimentos
- A influência da atividade de água na estabilidade dos alimentos
Envenenamento de origem alimentar
- Doenças causadas pela ingestão de alimentos devido ao ataque de microrganismos e /ou seus produtos metabólicos e também por contaminantes não microbianos
Enzimas no processamento de alimentos
- Aplicações de enzimas no processamento de alimentos
Métodos de conservação de alimentos:
- Aspectos gerais das principais técnicas de conservação de alimentos:
pelo uso de calor: Introdução, Branqueamento, Pasteurização, Esterilização
pelo uso do frio: Influência da temperatura nos processos de deterioração de alimentos, Distinção entre refrigeração e congelamento, Refrigeração de alimentos, Congelamento de Alimentos
por redução de umidade: Concentração por evaporação, Secagem natural, Desidratação, Liofilização
pelo uso de radiações: Radiações, Emprego das radiações UV e ionizantes no processamento de alimentos.
por outros processos: Fermentações, Pelo uso do sal e do açúcar, Por processos mistos
Uso de aditivos em alimentos
- Introdução
- Principais classes de aditivos
- Aspectos legais do uso de aditivos no Brasil
Embalagens para alimentos
- Finalidades e requisitos das embalagens (vidro, metálicas, papel e plástico)
- Embalagens ativas
- Embalagem com atmosfera modificada
Estudo de um processo particular dentre os tipos de indústria de alimentos: de carne, ovos e pescados, de leite e derivados, óleos e gorduras, amido e cereais, de açúcar e álcool, de frutas e hortaliças.
-importância de mercado
- preparo da matéria-prima
-etapas do processamento para obtenção do produto acabado
Aulas Práticas remotas:
Prática 1: Análise do leite cru (in natura) - Testes de estabilidade do leite
Prática 2: Tratamento preliminar de frutas e hortaliças
Prática 3: Produção e Caracterização de óleos
METODOLOGIA
Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de ensino, desenvolvendo as seguintes atividades: aulas expositivas, estudo dirigido, exposições dialogadas, demonstrações, exercícios, debates, realização de atividades práticas, dinâmicas de grupo, questionários, etc, realizados individualmente ou em grupo. Serão utilizados como recursos didáticos, quadro e giz, lousa branca e recursos audiovisuais. Para um melhor aprendizado, os alunos apresentarão seminários sobre as aplicações dos conceitos apresentados pelo professor, considerando as questões pertinentes à conservação e processamento dos alimentos e o desenvolvimento de novos produtos do setor alimentício. Além disso, também serão aplicados trabalhos individuais e em grupo, práticas experimentais, exercícios e avaliações para um melhor domínio do assunto pelo aluno.
As aulas presenciais serão realizadas às quartas-feiras 14h às 15h40 e às quintas-feiras 08h às 08h50. Para auxílio das atividades didáticas serão utilizadas como Plataformas de TI, preferencialmente, Moodle-UFU e Microsoft Teams, podendo ser alterado para plataformas similares, conforme necessidade.
Link para acesso à disciplina no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle-UFU): Tecnologia de Alimentos 2022/1 Profa. Larissa Falleiros Chave de acesso: TA20221
Link para acesso à equipe do Microsoft Teams: Tecnologia de Alimentos - 2022/1
O cronograma preliminar de desenvolvimento do conteúdo proposto está apresentado na Tabela 1.
Tabela 1 – Detalhamento das atividades previstas para desenvolvimento do Programa da disciplina
DIA/MÊS |
MATÉRIA A SER LECIONADA |
Avaliação |
28/09 |
Apresentação do programa da disciplina, bibliografia, sistema de avaliação. e temas para os seminários; Contrato Didático; Testes estilos de aprendizagem Importância da tecnologia de alimentos (exposição dialogada). |
- |
29/09 |
Importância da tecnologia de alimentos (exposição dialogada). Constituição e aspectos nutritivos (Grupos para cada constituinte e perguntas) |
- |
Até 06/10 |
Atividade Aspectos nutritivos (constituintes minoritários) |
3 |
05/10 |
Causas de deterioração (chuva de palavras + exposição dialogada) Obs.: Cada aluno formula uma pergunta para outro colega - post it com cada nome; |
1 (extra) |
06/10 |
Microbiologia de alimentos (incluindo aula de atividade de água) – (Montar painel fatores intrínsecos versus extrínsecos) |
- |
13/10 |
Microbiologia de alimentos (incluindo aula de atividade de água) – Exposição dialogada + exercícios |
1 (extra) |
19/10 |
Prática 1 e 2 – Grupo I (Grupo II atividade estudo de caso) |
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20/10 |
Prática 1 e 2 – Grupo II (Grupo I atividade estudo de caso) |
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Até 25/10 |
Envenenamento de origem alimentar (divisão em duplas e elaboração dos estudos de caso) |
- |
26/10 |
Envenenamento de origem alimentar (Resolução dos estudos de caso propostos pelas outras duplas) |
5 |
27/10 |
Apresentação Seminários Prática – Orientações sobre mapa conceitual Enzimas no processamento de alimentos |
8 |
03/11 |
Produção e Apresentação dos mapas conceituais (enzimas) e dinâmica das perguntas |
3 |
09/11 |
Exercício Revisão para 1ª Avaliação |
- |
10/11 |
1ª Avaliação |
25 |
16/11 |
Introdução aos métodos de conservação de alimentos; Conservação de alimentos pelo uso de calor |
- |
17/11 |
Dinâmica “Quebra cabeça” sobre a Conservação de alimentos pelo uso de calor |
- |
23/11 |
Conservação de alimentos pelo uso de calor (Exercícios) - Avaliação da 1ª Avaliação |
1 (extra) |
24/11 |
Conservação de alimentos pela redução de atividade de água |
- |
30/11 |
Conservação de alimentos pelo uso de radiação (mesa redonda trazer artigos, reportagens) – Grupo de Observação/Grupo de Verbalização |
1 (extra) |
01/12 |
Conservação de alimentos pela adição de soluto; Conservação de alimentos por fermentação |
- |
07/12 |
Prática 3: Caracterização de óleos – Grupo I (Grupo II – Busca ativa do conhecimento - Preparação Vídeos Secagem) |
- |
08/12 |
Prática 3: Caracterização de óleos – Grupo II ( Grupo I - Busca ativa do conhecimento - Preparação Vídeos Secagem) |
- |
14/12 |
Produção de vídeo sobre métodos de conservação por redução de atividade de água |
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15/12 |
Produção de vídeo sobre métodos de conservação por redução de atividade de água |
8 |
21/12 |
Conservação de alimentos pela redução de atividade de água; Avaliação do conhecimento sobre vídeos |
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22/12 |
Apresentação Seminários Prática |
8 |
04/01 |
Aditivos e Embalagens (orientar alunos para trazer alimentos e embalagens de casa – dinâmica do cartaz) |
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05/01 |
Aula de dúvidas |
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11/01 |
Exercício Revisão para 2ª Avaliação |
- |
12/01 |
2ª Avaliação |
25 |
18/01 |
Seminários e Avaliação da 2ª Avaliação (1 extra) |
15 |
19/01 |
Seminários |
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25/01 |
Preparação para avaliação de recuperação |
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26/01 |
Preparação para avaliação de recuperação |
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01/02 |
Avaliação de recuperação[1] |
25 |
02/02 |
Entrega dos resultados/Consideração finais |
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[1] A avaliação de recuperação é atividade acadêmica que oportuniza, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Será constituída por uma avaliação de todo o conteúdo da disciplina e substituirá a nota da avaliação que o aluno obteve menor desempenho
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, distribuídos em atividades presenciais (pela participação, envolvimento, ferramentas engajadoras etc.) e por meio de envio de arquivos, vídeos, textos e respostas aos questionários, além de apresentação de seminários e avaliações parciais. O detalhamento das datas e distribuição das notas para cada atividade estão apresentadas na Tabela 1 supracitada. Os critérios de avaliação serão disponibilizados durantes as aulas antes do desenvolvimento de cada atividade.
As notas obtidas e feedbacks serão disponibilizadas, sob demanda, durante o atendimento ao aluno e via Moodle. O aluno será considerado aprovado se a média final for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos e assiduidade comprovada em no mínimo 75%. Como registros de assiduidade serão considerados a permanência do aluno durante as aulas presenciais.
Será disponibilizado um horário de atendimento semanal (remoto ou presencial) a ser acordado com os alunos, para sanar dúvidas e realização de vistas das atividades avaliativas, sendo proposto o horário de 15h40 às 16h40 nas quartas-feiras.
7.1 Avaliação de recuperação:
A avaliação de recuperação é atividade acadêmica que oportuniza, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Será constituída por uma avaliação de todo o conteúdo da disciplina e substituirá a nota da avaliação (1ª ou 2ª Avaliação) que o aluno obteve menor desempenho.
Outras atividades de recuperação de aprendizagem estão previstas no plano de ensino, a saber, Exercício Revisão para 1ª Avaliação, Exercício Revisão para 2ª Avaliação, Avaliação da 1ª Avaliação e Avaliação da 2ª Avaliação, além das vistas das atividades avaliativas.
Observações:
O aluno que não comparecer/entregar qualquer uma das atividades avaliativas aplicadas ao longo do semestre, somente poderá fazer a avaliação correspondente desde que seja apresentada justificativa (devidamente comprovada) para o não comparecimento conforme previsto nas Normas Gerais da Graduação.
Terá nota zero, o aluno que apresentar trabalhos (seminários, exercícios) e prova em que for verificada cópia, seja a fonte de colegas, de livros, internet etc.
Seminários: Tempo (50 min) sendo o tempo de apresentação de aproximadamente 5 min por aluno + Dinâmica (aplicada pelo Grupo) + 10 min de discussão. Os temas serão sorteados por grupo de alunos.
É proibido o uso de calculadoras programáveis ou celulares durante as provas
O atraso na entrega dos trabalhos ou relatórios implicará na alteração do valor total. Os trabalhos valerão 5% a menos por dia de atraso.
BIBLIOGRAFIA
Básica
EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos, 2. ed. Editora Ateneu, 1994.
FELLOWS, P. J. Tecnologia do processamento de alimentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B.; FRIAS, J.R.. Tecnologia de alimentos : princípios e aplicações. Editora Nobel. 2009. 512p.
JAY, J. M. Microbiologia de alimentos. 6. ed. Artmed, 2005.
LEHNINGER, A. Princípios de bioquímica. São Paulo: Sarvier, 1988.
Complementar
CONN, E. E., STUMPF, P. K. Introdução à bioquímica . 4.ed. Editora Blucher, 1980.
PEREDA, J. A .O. Tecnologia dos alimentos: alimentos de origem animal. Artmed, 2005.v.2
PEREDA, J. A. O. Tecnologia dos alimentos: componentes dos alimentos e processos. Artmed, 2005.v.1
POTTER, N. N. Food Science, 6. ed. Westport: AVI Publishing Company Inc. Westport, 1996.
RIBEIRO, E. P.; SERAVALLI, E. A. G.. Química de alimentos .2. ed. São Paulo: Editora Blucher. 2007
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Larissa Nayhara Soares Santana Falleiros, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/09/2022, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 | SEI nº 3904405 |