UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Química

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1K - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tecnologia de Alimentos

Unidade Ofertante:

FEQUI

Código:

GBT053

Período/Série:

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45 horas

(54 aulas)

Prática:

15 horas

(18 aulas)

Total:

60 horas

(72 aulas)

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Larissa Nayhara Soares Santana Falleiros

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

Disciplina ministrada de forma concomitante para o Curso de Graduação em Biologia e, para o bom andamento da disciplina, recomenda-se que esta oferta seja limitada a 20 (vinte) alunos do curso de graduação em Biotecnologia.

As aulas práticas serão realizadas nos Laboratórios Didáticos da Faculdade de Engenharia Química, localizados no Bloco 1K (Campus Santa Mônica)

 

EMENTA

Constituição dos alimentos; valor nutritivo; causas de deterioração de alimentos: microbiologia de alimentos; envenenamento de origem alimentar; embalagens para alimentos; conservação de alimentos pelo uso de altas temperaturas; conservação por refrigeração e por congelamento; conservação pelo uso de secagem; conservação por concentração; conservação por fermentação; conservação de alimentos pelo uso de radiações; conservação de alimentos pelo uso de aditivos.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Tecnologia de Alimentos possibilitará ao aluno os conhecimentos básicos da transformação da matéria-prima em produto acabado e os fatores que causam a deterioração dos alimentos. Nesta disciplina serão abordados os métodos de conservação e as técnicas utilizadas na produção e acondicionamento desses produtos, visando atingir os padrões de qualidade necessários, abordando as etapas de processo de produtos como beneficiamento, elaboração, preservação e conservação e armazenamento. Através dos tópicos apresentados nesta disciplina o aluno do curso de Biotecnologia poderá ter idéia da função de um profissional da área de Tecnologia de Alimentos que pode atuar no controle de qualidade, na industrialização e na gestão deste setor.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentação dos métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento, embalagem, controle de qualidade, distribuição e utilização dos alimentos

Objetivos Específicos:

  • Identificar as possíveis causas de deterioração de um produto alimentício;

  • Especificar uma embalagem adequada à conservação de um determinado alimento;

  • Especificar o método de conservação mais adequado a um dado produto alimentício (calor, frio, secagem, irradiação, salga, aditivos)

PROGRAMA

Introdução

- Definição de Ciência e Engenharia de Alimentos

- Importância da Tecnologia de Alimentos

- Bases da Ciência e Tecnologia de Alimentos

 

Constituição e Aspectos Nutritivos dos Alimentos

- Composição dos alimentos

- Funções dos alimentos no organismo humano

- Estudo dos seguintes componentes: carboidratos, Aminoácidos e proteínas, Lipídios, Constituintes adicionais (emulsificantes, ácidos orgânicos, oxidantes e antioxidantes, vitaminas, minerais, produtos tóxicos naturais e água).

 

Causas de deterioração de alimentos

- Introdução

- Classificação dos alimentos quanto a sua perecibilidade

- Principais causas de alteração de alimentos

- Estudo das alterações devido a: contaminação microbiana, infestação de insetos e roedores, reações químicas não enzimáticas: oxidação de pigmentos e gorduras e escurecimento não enzimático, alterações devido à ação de enzimas naturais dos alimentos, alterações devido ao ganho e perda de umidade – atividade de alterações devido a causas físicas, tais como temperaturas altas e baixas e devido à desidratação.

- decomposição de alimentos por microrganismos:

       Microrganismos importantes na Tecnologia de Alimentos

       Decomposição de alimentos por microrganismos

       Crescimento microbiano

       Fatores que afetam o crescimento dos microrganismos

       Microrganismos importantes na Tecnologia de Alimentos

- A influência da atividade de água na estabilidade dos alimentos

 

Envenenamento de origem alimentar

- Doenças causadas pela ingestão de alimentos devido ao ataque de microrganismos e /ou seus produtos metabólicos e também por contaminantes não microbianos

Enzimas no processamento de alimentos

- Aplicações de enzimas no processamento de alimentos

 

Métodos de conservação de alimentos:

- Aspectos gerais das principais técnicas de conservação de alimentos:

Uso de aditivos em alimentos

- Introdução

- Principais classes de aditivos

- Aspectos legais do uso de aditivos no Brasil

 

Embalagens para alimentos

- Finalidades e requisitos das embalagens (vidro, metálicas, papel e plástico)

- Embalagens ativas

- Embalagem com atmosfera modificada

 

Estudo de um processo particular dentre os tipos de indústria de alimentos: de carne, ovos e pescados, de leite e derivados, óleos e gorduras, amido e cereais, de açúcar e álcool, de frutas e hortaliças.

    -importância de mercado

    - preparo da matéria-prima

    -etapas do processamento para obtenção do produto acabado

 

Aulas Práticas remotas:

Prática 1: Análise do leite cru (in natura) - Testes de estabilidade do leite

Prática 2: Tratamento preliminar de frutas e hortaliças

Prática 3: Produção e Caracterização de óleos

 

METODOLOGIA

Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de ensino, desenvolvendo as seguintes atividades: aulas expositivas, estudo dirigido, exposições dialogadas, demonstrações, exercícios, debates, realização de atividades práticas, dinâmicas de grupo, questionários, etc, realizados individualmente ou em grupo. Serão utilizados como recursos didáticos, quadro e giz, lousa branca e recursos audiovisuais. Para um melhor aprendizado, os alunos apresentarão seminários sobre as aplicações dos conceitos apresentados pelo professor, considerando as questões pertinentes à conservação e processamento dos alimentos e o desenvolvimento de novos produtos do setor alimentício. Além disso, também serão aplicados trabalhos individuais e em grupo, práticas experimentais, exercícios e avaliações para um melhor domínio do assunto pelo aluno.

As aulas presenciais serão realizadas às quartas-feiras 14h às 15h40 e às quintas-feiras 08h às 08h50. Para auxílio das atividades didáticas serão utilizadas como Plataformas de TI, preferencialmente, Moodle-UFU e Microsoft Teams, podendo ser alterado para plataformas similares, conforme necessidade.

O cronograma preliminar de desenvolvimento do conteúdo proposto está apresentado na Tabela 1.

 

Tabela 1 – Detalhamento das atividades previstas para desenvolvimento do Programa da disciplina

DIA/MÊS

MATÉRIA A SER LECIONADA

Avaliação

28/09

Apresentação do programa da disciplina, bibliografia, sistema de avaliação. e temas para os seminários; Contrato Didático; Testes estilos de aprendizagem

Importância da tecnologia de alimentos (exposição dialogada).

-

29/09

Importância da tecnologia de alimentos (exposição dialogada). Constituição e aspectos nutritivos (Grupos para cada constituinte e perguntas)

-

Até 06/10

Atividade Aspectos nutritivos (constituintes minoritários)

3

05/10

Causas de deterioração (chuva de palavras + exposição dialogada) Obs.: Cada aluno formula uma pergunta para outro colega - post it com cada nome;

1 (extra)

06/10

Microbiologia de alimentos (incluindo aula de atividade de água) – (Montar painel fatores intrínsecos versus extrínsecos)

-

13/10

Microbiologia de alimentos (incluindo aula de atividade de água) – Exposição dialogada + exercícios

1 (extra)

19/10

Prática 1 e 2 – Grupo I  (Grupo II atividade estudo de caso)

 

20/10

Prática 1 e 2 – Grupo II (Grupo I atividade estudo de caso)

 

Até 25/10

Envenenamento de origem alimentar (divisão em duplas e elaboração dos estudos de caso)

-

26/10

Envenenamento de origem alimentar (Resolução dos estudos de caso propostos pelas outras duplas)

5

27/10

Apresentação Seminários Prática – Orientações sobre mapa conceitual Enzimas no processamento de alimentos

8

03/11

Produção e Apresentação dos mapas conceituais (enzimas) e dinâmica das perguntas

3

09/11

Exercício Revisão para 1ª Avaliação

-

10/11

1ª Avaliação

25

16/11

Introdução aos métodos de conservação de alimentos; Conservação de alimentos pelo uso de calor

-

17/11

Dinâmica “Quebra cabeça” sobre a Conservação de alimentos pelo uso de calor

-

23/11

Conservação de alimentos pelo uso de calor (Exercícios) - Avaliação da 1ª Avaliação

1 (extra)

24/11

Conservação de alimentos pela redução de atividade de água

-

30/11

Conservação de alimentos pelo uso de radiação (mesa redonda trazer artigos, reportagens) – Grupo de Observação/Grupo de Verbalização

1 (extra)

01/12

Conservação de alimentos pela adição de soluto; Conservação de alimentos por fermentação

-

07/12

Prática 3: Caracterização de óleos – Grupo I (Grupo II – Busca ativa do conhecimento - Preparação Vídeos Secagem)

-

08/12

Prática 3: Caracterização de óleos – Grupo II ( Grupo I - Busca ativa do conhecimento - Preparação Vídeos Secagem)

-

14/12

Produção de vídeo sobre métodos de conservação por redução de atividade de água

 

15/12

Produção de vídeo sobre métodos de conservação por redução de atividade de água

8

21/12

Conservação de alimentos pela redução de atividade de água; Avaliação do conhecimento sobre vídeos  

-

22/12

Apresentação Seminários Prática

8

04/01

Aditivos e Embalagens (orientar alunos para trazer alimentos e embalagens de casa – dinâmica do cartaz)

-

05/01

Aula de dúvidas

 

11/01

Exercício Revisão para 2ª Avaliação

-

12/01

2ª Avaliação

25

18/01

Seminários e Avaliação da 2ª Avaliação (1 extra)

15

19/01

Seminários

25/01

Preparação para avaliação de recuperação

 

26/01

Preparação para avaliação de recuperação

 

01/02

Avaliação de recuperação[1]

25

02/02

Entrega dos resultados/Consideração finais

-

 

[1] A avaliação de recuperação é atividade acadêmica que oportuniza, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Será constituída por uma avaliação de todo o conteúdo da disciplina e substituirá a nota da avaliação que o aluno obteve menor desempenho

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, distribuídos em atividades presenciais (pela participação, envolvimento, ferramentas engajadoras etc.) e por meio de envio de arquivos, vídeos, textos e respostas aos questionários, além de apresentação de seminários e avaliações parciais. O detalhamento das datas e distribuição das notas para cada atividade estão apresentadas na Tabela 1 supracitada. Os critérios de avaliação serão disponibilizados durantes as aulas antes do desenvolvimento de cada atividade.

As notas obtidas e feedbacks serão disponibilizadas, sob demanda, durante o atendimento ao aluno e via Moodle. O aluno será considerado aprovado se a média final for maior ou igual a 60 (sessenta) pontos e assiduidade comprovada em no mínimo 75%. Como registros de assiduidade serão considerados a permanência do aluno durante as aulas presenciais.

Será disponibilizado um horário de atendimento semanal (remoto ou presencial) a ser acordado com os alunos, para sanar dúvidas e realização de vistas das atividades avaliativas, sendo proposto o horário de 15h40 às 16h40 nas quartas-feiras.

7.1 Avaliação de recuperação:

A avaliação de recuperação é atividade acadêmica que oportuniza, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular, uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo. Será constituída por uma avaliação de todo o conteúdo da disciplina e substituirá a nota da avaliação (1ª ou 2ª Avaliação) que o aluno obteve menor desempenho.

Outras atividades de recuperação de aprendizagem estão previstas no plano de ensino, a saber, Exercício Revisão para 1ª Avaliação, Exercício Revisão para 2ª Avaliação, Avaliação da 1ª Avaliação e Avaliação da 2ª Avaliação, além das vistas das atividades avaliativas.

 

Observações:

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos, 2. ed. Editora Ateneu, 1994.

FELLOWS, P. J. Tecnologia do processamento de alimentos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B.; FRIAS, J.R.. Tecnologia de alimentos : princípios e aplicações. Editora Nobel. 2009. 512p.

JAY, J. M. Microbiologia de alimentos. 6. ed. Artmed, 2005.

LEHNINGER, A. Princípios de bioquímica. São Paulo: Sarvier, 1988.

Complementar

CONN, E. E., STUMPF, P. K. Introdução à bioquímica . 4.ed.  Editora Blucher, 1980.

PEREDA, J. A .O. Tecnologia dos alimentos: alimentos de origem animal. Artmed, 2005.v.2

PEREDA, J. A. O. Tecnologia dos alimentos: componentes dos alimentos e processos. Artmed, 2005.v.1

POTTER, N. N. Food Science, 6. ed. Westport: AVI Publishing Company Inc. Westport, 1996.

RIBEIRO, E. P.; SERAVALLI, E. A. G.. Química de alimentos .2. ed. São Paulo: Editora Blucher. 2007

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Larissa Nayhara Soares Santana Falleiros, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/09/2022, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3904405