UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FEMEC 41511 OU GET066-SEGURANÇA DO TRABALHO

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

Código:

FEMEC 41511 OU GET066

Período/Série:

5º PERÍODO

Turma:

UNICA

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

João Cícero da Silva(e-mail:jciceros@ufu.br)

Sala: 7 DCG 2º PISO

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

O ALUNO(A) DEVERÁ CERTIFICAR-SE DAS NORMAS GERAIS DE GRADUAÇÃO – RESOLUÇÃO CONGRAD 46 DE 28 DE MARÇO DE 2022 , PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO ÀS FALTAS, ATESTADO MÉDICO, REGIME ESPECIAL, ETC..

 

EMENTA

Segurança, Saúde, Medicina e Higiene do Trabalho no Mundo e no Brasil-Fisiologia do Trabalho-Classificação Nacional de Atividade Econômica-Classificação Brasileira de Ocupação-Precaução, Prevenção e Proteção(Perigo e Risco, APP/APR, ART)-Doença Ocupacional(Profissional e do Trabalho)-Acidente do Trabalho(Conceito Legal e Prevencionisa-Ato e Condição Insegura e Fator Pessoal)-Noções sobre Direito e Legislação Trabalhista-Psicologia do Trabalho-O C.H.A.-Teorias do Risco e da Culpa-Responsabilidade Civil e Criminal(Penal) no Trabalho-Responsabilidade Solidária e Subsidiária-Estrutura, Clima e Cultura Organizacional-As Organizações e Instituições Internacionais e Nacionais do Trabalho-Normas-Sistema de Gestão Integrado.

JUSTIFICATIVA

A disciplina mesmo optativa é de qualificação para qualquer área do conhecimento, pois meio ambiente, saúde, segurança, qualidade entre outros são pilares da Governaça Corporativa tanto nas organizações da administração direta e indireta e nas organizações privadas e filantrópicas, tendo em vista o ordenamento jurídico da sociedade e a globalização ( internacionalização de negócios, a flexibilização das relações entre os povos e nações e o desenvolvimento  social e ecologicamente sustentavel)  a fim de preservar a vida , a integridade física e mental, a saúde e o bem estar do trabalhador.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

      Proporcionar uma visão ampla sobre a Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho, enfocando, principalmente, conteúdos relacionados aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais(doença profissional e doença do trabalho) bem como as ações no sentido de eliminar e ou neutralizar a probabilidade da ocorrência de situações não desejadas que possam causar lesões ou danos às instalações e ao meio ambiente .

      Proporcionar um comportamento reflexivo sobre os riscos( de ambiente e de operação=riscos de acidentes) presentes nos locais de trabalho e que interferem em forma de danos( prejuízo  )na saúde e integridade física do trabalhador e instalações e as formas de precaução, prevenção e proteção.

 

Objetivos Específicos:

Proporcionar aos graduandos a possibilidade de, ao final do curso, poderem ver, ler, escutar, observar, analisar, anotar, refletir, falar e escrever sobre a HST-Higiene e Segurança do Trabalho bem como atuarem de forma prevencionista, recomendando  Procedimentos Operacionais Padronizados(POPs) bem como atuar de acordo com os mesmos e a legislação, normas, recomendações e especificações  

PROGRAMA

1. Introdução à Segurança do Trabalho

1.1. Conceitos e definições básicas

1.2. Acidentes do trabalho

1.3. Incapacidade temporária, permanente parcial ou total e morte(fatal)

1.4. Horas/homem trabalhadas

1.5. Dias perdidos, transportados,  debitados e computados

1.6. Coeficiente de frequencia

1.7. Coeficiente de gravidade

1.8. Estatística

1.9. Análise de acidentes(coeficientes inclusive o de custos do acidente)

1.10. Sistema Integrado de Gestão

1.11. Administração Aplicada à Segurança do Trabalho

2. Agente de lesão:Riscos Ocupacionais(Condição ou Ato Inseguro e Fator Pessoal )

2.1. Parte do agente ou fatores ocupacionais

2.2. Tipo de acidente

2.3. Parte do corpo atingida

3. Fundamentos de Segurança do Trabalho

3.1. Arranjo Físico( Edificações, Acessibilidade, Rampas, Passarelas, Corrimãos...)

3.2. Cor e sinalização

3.3. Transporte, armazenamento, manuseio de materiais

3.4. Ferramentas manuais e portáteis

3.5. Proteção de máquinas e equipamentos

3.6. Caldeiras e vasos sob pressão

3.7. Processos de Conformação e Fabricação(Mecânica)

3.8. E.P.I./E.P.C.

4. Fundamentos de Higiene do Trabalho

4.1. Conceituação de higiene do trabalho

4.2. Antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais

4.3. Agentes físicos

4.3.1. Ruídos

4.3.2. Vibração

4.3.3. Temperaturas extremas

4.3.4. Pressões anormais

4.3.5. Radiações

4.4. Agentes químicos

4.5. Agentes biológicos

4.6. Doenças ocupacionais

4.7. Agentes Ergonômicos

4.8. Agentes de Acidentes

5. Prevenção e Combate á Incêndios

5.1. Conceituação, O Corpo de Bombeiros Militar e a Legislação(Inst. Técnicas)

6. OS, CAI, CNAE, CIPA, SESMT, PCMSO, PPRA, LTCAT, PPP,  AET, PCMAT...

6.1.Conceituação, Estrutura e Atribuição

7. Primeiros Socorros

7.1-Conceituação e Intervenção

7.2-Atendimento à Emergência e Resgate

 

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada através de aulas expositivas com a utilização dos recursos áudio-visuais , lousa branca ou a giz . A abordagem nas 9 primeiras semanas será uma revisão geral da legislação, normas e especificações sobre Higiene , Medicina,Saúde, Psicologia e Segurança do Trabalho. 5 semanas serão destinadas a estudos dirigidos individualmente ou por grupos de até 4 alunos com a apresentação na forma de seminário e a partir da 3ª semana,os grupos elaborarão um relatório semanalmente. 2 semanas serão destinadas às avaliações escritas(2 Provas e uma para explicação do Projeto Final e Seminários ).Durante as aulas expositivas poderão ser convidados palestrantes para abordagem de temas específicos e debates. O aluno(a) poderá faltar 25% =8 aulas das 32 aulas e em nenhuma situação salvo aquelas previstas em lei(situação especial de acordo com as normas de graduação) as faltas serão abonadas pelo professor. A disciplina é PRESENCIAL.(Parágrafo 3º do art.179 da Re 15/2011 do CONGRAD)

AVALIAÇÃO

Primeira modalidade:

Será constituída de exercícios, estudos de caso, testes e sinopses de aula e/ou palestras ou da apresentação de situações específicas pelo professor.Semanas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,12, 13, 14 e 15-Créditos 14x2(A=2 pontos-Conceito de Excelência e cumprimento do cronograma)=28pontos;B= 1,5-conceito normal e não ser A, C=1-conceito regular, D=0,5=conceitos A,B ou C entregues com atraso, E=0-insuficiente.

2ª modalidade:constitui-se do Seminário sobre as NRs ou Temas Correlatos com SST/SSO apresentados em plenária(até 30 minutos) em  grupos nas semanas 11,12,13,14,e 15  produzindo o texto em .doc, .ppt,.pps, encaminhando-o em seguida para o professor e disponibilizando-o para os demais grupos.A apresentação poderá ser feita por convidado externo proficiente nos temas.  Créditos = 6,0 pontos

Terceira Modalidade( Arquivo tutorial: testes ):constitui-se CENÁRIOS REAIS em SST/SSO/MA( 16 cenários reais e diferentes no mínimo ), que deverão ser justificados com base técnica e legal a partir de uma análise e  proposição de melhoria de uma situação real de trabalho em uma empresa/organização ou situações de perigo e risco que podem originar acidente de trajeto ou tipico. O grupo para o projeto de intervenção deverá ser constituído de no máximo 4 participantes.Prazo: até 14ª semana . Créditos = 16,0 pontos 

Observação: Toda apresentação deverá contemplar:Identificação da instituição, curso, disciplina, título da apresentação, identificação do grupo, data, objetivo, sumário, descrição do conteúdo (revisão bibliográfica), conclusão e bibliografia. O encaminhamento em meio eletrônico deverá ser nomeado como ST..._aluno(a,s)....

Exemplo: ST1_augusto_fernando_lara _ana.doc ou .ppt ( windows 8 ou 10 )

Quarta Modalidade :

1ª Prova Escrita – Semana  10 (02-10)- Créditos : 20,0 pontos

2ª Prova Escrita –Semana 16(13-11)- Créditos : 30,0 pontos

-Total: 28(14 trabalhos) +6(apresentação de seminários)+ 16(trabalho final) + 20(primeira prova) + 30( segunda prova) =100,0 pontos

Quinta Modalidade

  1. "Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. 
  2. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem."

 

EM CONSONÃNCIA AOS ITENS “a” E “b” será aplicada uma atividade avaliativa contemplando 4 questões da primeira avaliação e 4 questões da segunda avaliação e 2 Estudos de Caso no valor de 10 x 10 = 100, devendo o aluno obter no mínimo a nota = 60 pontos.na data de 27-11-2023.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Segurança e Medicina do Trabalho – Editora Atlas – Edição 89ª - 2023

Teoria Geral da Administração – Instituto Chiavenato

Cerqueira, Jorge Pedreira de – Sistemas de Gestão Integrados: Qualitymark, 2007-1ª Reimpressão.

Cardella, Benedito-Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes-5ª Reimpressão – Editora Atlas , 2008

Complemetar

Tavares, José da Cunha-Tópicos de Administração Aplicada à Segurança do Trabalho – Editora SENAC-2011

Oliveira, Djalma de P. Rebouças de-Estrutura Organizacional – Editora Atlas – 2006 – 1ª Edição

CLT-Consolidação das Leis Trabalhistas 2015

CPC-Código do Processo Civil 2015(Em vigor a partir de março de 2016 )

CCB-Código Civil Brasileiro 2015

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Cícero da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2023, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4744949