UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História III

Unidade Ofertante:

INHIS - Instituto de História

Código:

MH130

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X )

Professor(A):

Mônica Brincalepe Campo

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teórico metodológicas de pesquisas em História.

JUSTIFICATIVA

Pretende-se discutir as relações entre a História e os campos das Linguagens, entendidas enquanto (re)elaborações simbólicas das experiências, organização e classificação de mundo, em suas diversas manifestações e suportes – visualidades, sonoridades e corporeidades –, e cujo enfoque teóricometodológico evidencia as problemáticas da produção, reprodução e circulação de sentidos, assim como a das (re)configurações das formas de percepção de mundo. O curso dará ênfase no estudo de obras historiográficas visando debater métodos, práticas de pesquisa e trabalho com fontes por parte dos autores selecionados e articulados com as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos na linha em questão.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar o estudo de temas e questões-problemas considerados relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História a partir das demandas da linha de Linguagens, Identidades e Subjetividades.

Objetivos Específicos:

• Debater a diversidade teórico-metodológica de pesquisas desenvolvidas voltadas às questões de linguagens, subjetividades e identidades.

• Analisar trabalhos historiográficos atentando-se para seus diferentes procedimentos de pesquisa, recorte temático e utilização do instrumental teórico

• Privilegiar, ao longo do semestre letivo, o estudo de obras que utilizem diferentes tipos de fontes históricas.

PROGRAMA

Unidade I – Discussão teórica: História, Linguagem e formação das subjetividades

Apresentação teórica e metodológica da Linha de pesquisa, com discussão sobre conceitos de referência, temáticas e abordagens historiográficas.

Unidade II Linguagens: escritas de história em rearticulação e agenciamentos

Abordagem de principais fontes e documentos para discussão historiográfica conceitual

2.1 História e Memória: rearticulação e agenciamento de escritas da história

2.2 História e Literatura

2.3 História e Visualidades: a construção do olhar

2.4 História e Mídias

Unidade III – Oficina de escrita de artigo

Atividade prática de preparação de artigo

METODOLOGIA

As atividades serão realizadas a partir da divisão em três unidades do curso, com aulas expositivas dialogadas na primeira unidade; a segunda unidade será desenvolvida a partir de seminários dialogados com textos base a partir dos temas/conceitos centrais das pesquisas dos mestrandos, sendo agora cada discente responsável pela coordenação de sua discussão e da elaboração de um relatório de leitura para ser acompanhado pelos demais colegas; e a terceira unidade será realizada uma oficina de escrita acadêmica.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Programação:
1ª semana: (10/08)
Apresentação da disciplina e discussão sobre o programa proposto; apresentação do sistema de
avaliação e da forma de participação dos discentes.
Aulas expositivas dialogadas


2ª semana: (17/08) – Unidade I – Discussão teórica: História, Linguagem e formação das subjetividades


3ª a 5ª semana: (14/09 a 28/09)
ARAUJO, Valdei Lopes de; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI. Vitória: Editora Milfontes/ Mariana: Editora da SBTHH, 2a edição. 2019. 252 p.
DORNELLES, D.S.; BONALDO, R.B. História e distopia: três abordagens teóricas (presentismo, atualismo e um futuro sem precedentes). Aedos, v. 13, n. 30, p. 21-41, jan.–jun.,2022.
TURIN, Rodrigo. Presentismo, neoliberalismo e os fins da história. In: AVILA, A. (Org.) ;
NICOLAZZI, F. F.; TURIN, R. (Org.) . A História (in)Disciplinada Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. 1. ed. Vitória: Milfontes, 2019.


6ª semana: (05/10) - Unidade II – Seminários colaborativos
2.1 História e Memória: rearticulação e agenciamento das escritas da história
GODOI, R. T. Memória e testemunho: entre narração e interpretação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 410 - 434, 2018


7a semana: (19/10) –
2.2 História e Literatura
TORRES, Michelle Márcia Cobra. História e Literatura: reflexões teóricas. Revista História, histórias, v. 8, n. 15, jan/jun 2020.


8ª semana: (26/10) –
2.3 História e Visualidades: a construção do olhar
MIRZOEFF, N. (2016). O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital 18(4), 745-768.

9ª semana: (03/11/2022) –
MAUAD, Ana Maria. Como nascem as imagens? Um estudo de história visual. Revista História: Questões & Debates, (S.l.), v. 61, n.2, dec. 2013.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, RJ, n. 14, p. 131 – 151.

10ª e 11º semanas: 09 - 16/11
2.4. História e Mídias
BARBERO, Jesus M. Dos Meios às Mediações; comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003, p. 73-97.
KELLNER, Douglas. Televisão, Propaganda e a construção da identidade pós-moderna. In A cultura da Mídia. Bauru: SP, EDUSC, 2001.p.295- 334.

12ª e 13ª semanas: 23 - 30/11 – Unidade III
Oficina de escrita de artigo

14ª semana: 07/11 - Entrega de Artigo
15ª semana: 14/12 – Encerramento do Curso
 

AVALIAÇÃO

Seminário colaborativo com a apresentação de relatório de leitura dirigida – 40 pontos

Artigo/cap da dissertação – 50 pontos

Participação crítica ao longo do curso (presença conferida nas aulas por meio de chamada; participação e questionamentos em curso e na oficina prática) – 10 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica (em curso)

ARAUJO, Valdei Lopes de; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria. Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI. Vitória: Editora Milfontes/ Mariana: Editora da SBTHH, 2a edição. 2019. 252 p.

BARBERO, Jesus M. Dos Meios às Mediações; comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003, p. 73-97.

DORNELLES, D.S.; BONALDO, R.B. História e distopia: três abordagens teóricas (presentismo, atualismo e um futuro sem precedentes). Aedos, v. 13, n. 30, p. 21-41, jan.–jun., 2022.

GODOI, R. T. Memória e testemunho: entre narração e interpretação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 410 - 434, 2018.

KELLNER, Douglas. Televisão, Propaganda e a construção da identidade pós-moderna. In A cultura da Mídia. Bauru: SP, EDUSC, 2001.p.295- 334.

MAUAD, Ana Maria. Como nascem as imagens? Um estudo de história visual. Revista História: Questões & Debates, (S.l.), v. 61, n.2, dec. 2013.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, RJ, n. 14, p. 131 – 151.

MIRZOEFF, N. (2016). O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital 18(4), 745-768.

TORRES, Michelle Márcia Cobra. História e Literatura: reflexões teóricas. Revista História, histórias, v. 8, n. 15, jan/jun 2020.

TURIN, Rodrigo. Presentismo, neoliberalismo e os fins da história. In: AVILA, A. (Org.) ;

NICOLAZZI, F. F.; TURIN, R. (Org.) . A História (in)Disciplinada Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. 1. ed. Vitória: Milfontes, 2019.

Básica:

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

BARBERO, Jesus M. Dos Meios às Mediações; comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.

BENJAMIN. Walter. Passagens. BH: UFMG 1ª. ed., 2007. CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. WMF Martins Fontes; Edição: 3ª, 2010.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno falar? BH: Ed. UFMG, 2010.

Complementar

AGAMBEN, Giorgio. A potência do Pensamento. Ensaios e Conferências. 1ª. ed. 2ª. reimp. BH: Autêntica Editora, 2017.

AUMONT, J. O olho interminável (cinema e pintura). São Paulo: Cosac & Naify, 2004. BENJAMIN, Walter O anjo da história. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012. BENJAMIN, Walter. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção/ Walter Benjamin (et. al.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. BRASIL, A.,

MORETTIN, E., LISSOVSKY, M. (org) Visualidades hoje. Salvador: Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

BERTOLINI, Michele. The “Pictorial Turn” as Crisis and the Necessity of a Critique of Visual Culture. Philosophy Study, [S. l.], ano 2015, v. 5, n. 03, p. 121 - 130, 27 mar. 2015. DOI doi: 10.17265/2159-5313 /2015.03.001. Disponível em: Acesso em: 22 jul. 2020.

BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. SP: n-1 Edições, 1ª. ed., 2019. . A vida psíquica do poder. Teorias da Sujeição. Belo Horizonte: Autêntica. 1a. ed., 2017.

DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Fêlix. Mil Platôs. 5 volumes. São Paulo: Ed. 34, 1ª. ed., 1995.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010 (2a. ed). ________________. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2017. ________________. Diante do tempo: a história da arte e o anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. ________________. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual Culture: The Estudy of the Visual after the Cultural Turn. Cambridge/Massachusetts: MIT Press, 2005. DUSSEL, Inés, y Entrevista com Nicholas Mirzoeff. La cultura visual contemporânea: política y pedagogia para tempo. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Propuesta Educativa, no. 31, 2009, pp. 69-79. Refalyc, E-ISSN: 1985-7785.

FONTANILLE, J. Significação e Visualidade: exercícios práticos. RS: Ed. Sulinas, 2015.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós - modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. RJ: Contraponto, 2014.

JAMESON, F. Espaço e Imagem. Teorias do pós-moderno e outros ensaios de Frederic Jameson. RJ: Ed UFRJ, 1994.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Estudos Culturais: identidade e política entre o modernos e pósmoderno. Bauru: SP, Edusc, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A Tela Global; mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009. Knauss, P. (1). O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, 8(12).

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Os Exercícios do Ver; hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora da UFRJ, 2003.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. SP: n-1 edições, 2018.

MENESES, U. T. B. de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.11-36. ISSN 1806-9347

MIGNOLO. Walter. Desobediencia epostémica. Retórica de la modernidade, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. 2ª. ed.-Ciudade Autónoma de Buenos Aieres: Del Signo, 2014.

MITCHEL, W.J.T. O que as imagens realmente querem? in ALLOA, Emmanuel. Pensar a Imagem. 1a. Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

NOVAES, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTAELLA, L., NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

STAM, R., SHOAT, E. (org). Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac&Naify, 2006.

SCHORSKE, C. Pensando com a História: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

WILLIAMS, Linda. Viewing positions: ways of seeing film. New Brunswick/ New Jersey: Rutgers University Press, 1997.

XAVIER, I. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 15/09/2022


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Documento assinado eletronicamente por Mônica Brincalepe Campo , Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2022, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2022, às 08:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.049327/2022-91 SEI nº 3956585