UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História, Memória e Patrimônio 

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32802

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

--

Total:

60h

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva (dalva.oliveira@ufu.br)

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Plano de reposição do semestre 2023-2, elaborado conforme a Resolução CONGRAD nº 73, de 17 de outubro de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 118, de 10 de novembro de 2023 e a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023. Período letivo: 08 de janeiro a 09 de maio de 2024.

 

EMENTA

Conceitos, práticas e políticas de preservação do patrimônio e da memória; O patrimônio sob a ótica do historiador: pluralidade cultural e de memórias; Patrimônios, linguagens e lugares de memória; História, memória e patrimônio: estudos de caso.

JUSTIFICATIVA

As demandas e preocupações em torno da preservação do patrimônio material no mundo ocidental datam do século XVIII, entretanto a crise da memória no contexto da aceleração provocada pelo avanço das tecnologias a partir das últimas décadas do século XX, à luz das transformações e impactos provocados por guerras e revoluções que tiveram lugar ao longo desse mesmo século, intensificaram a necessidade da preservação, reflexão e da produção do conhecimento sobre os patrimônios e as memórias e a sua importância para nações, grupos, identidades e cidadania. Nesse contexto a disciplina visa conhecer políticas e práticas de preservação cultural e refletir sobre essa temática, por meio da produção acadêmica, buscando desenvolver, a partir do conhecimento, a sensibilidade para a importância da preservação dos patrimônios e das memórias constitutivas do social e representativas da diversidade presente na sociedade, bem como da importância da educação patrimonial. No contexto da flexibilização curricular a disciplina cumpre o papel de ampliar perspectivas de atuação profissional para o professor/pesquisador, contribuindo para a formação do egresso e cumprindo os objetivos do PP do Curso de Graduação em História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

 

- Discutir os conceitos de História, Memória e Patrimônio sob a ótica do historiador e compreender a pluralidade de referenciais culturais e de interesses conflitantes nos processos de eleição de um bem a ser preservado.

Objetivos Específicos:

- Conhecer as práticas oficiais de preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural;

- Discutir a multiplicidade de lugares (físicos e imateriais) e de linguagens que constituem as memórias e os patrimônios;

- Refletir sobre a preservação de bens culturais a partir da realidade mais imediata/circundante.

PROGRAMA

 

Unidade IDefinição dos principais conceitos: história, memória e patrimônio

1.1. História, Memória e Patrimônio

1.2. A Revolução Francesa e a concepção sobre Monumento e Patrimônio Histórico

1.3. Questão de valor e a noção de patrimônio e preservação

 

Unidade II – Políticas de preservação do patrimônio no Brasil

2.1. A criação do SPHAN e os caminhos da institucionalização das políticas de preservação

2.2. Do patrimônio histórico e artístico ao patrimônio cultural

 

Unidade III - Patrimônio e memória no campo historiográfico

3.1. Das políticas de preservação às práticas socioculturais.

 

Unidade IV - A multiplicidade de lugares e linguagens dos patrimônios e das memórias

4.1. Memória urbana

4.2. Arquivos, Museus e Centros de Documentação

4.3. Patrimônio imaterial: diversidade e dilemas

 

Unidade V - Memória e patrimônio em uma cidade sem sítios de tombamento: o caso de Ituiutaba.

5.1. Um olhar sobre a preservação patrimonial em Ituiutaba

METODOLOGIA

 

A disciplina será ministrada em formato presencial por meio de aulas teóricas expositivas e dialogadas, painéis de leitura e discussão da bibliografia, e recursos áudio visuais. Este plano, acompanhado do cronograma das aulas e bibliografia básica de cada aula, serão disponibilizados aos discentes visando a sua discussão e possíveis adequações.

As aulas serão ministradas às terças-feiras no horário das 19:00 às 22:30 horas.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às terças e quartas-feiras das 14:00 às 16:00 horas, mediante agendamento prévio por e-mail.

A bibliografia básica e complementar a ser utilizada nas aulas, conforme o cronograma, estará disponível na Biblioteca Setorial do Campus Pontal e também será disponibilizada na Equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams – História, Memória e Patrimônio – acessível por meio do link https://encurtador.com.br/cdrtW, no canal respectivo de cada unidade do programa, na guia “Arquivos”, de acordo com a sequência do seu desenvolvimento. A bibliografia, básica e complementar, também será disponibilizada no Drive, que pode ser acessado por meio link https://drive.google.com/drive/folders/1IcqE8T6rSxLTRgVDqOKSZaP1THurOwLo.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação se dará de forma processual e é fundamental ao alcance dos objetivos da disciplina e do curso, portanto, se fará um acompanhamento atencioso da frequência e participação nas aulas atribuindo valor à participação visando incentivar a leitura e discussão da bibliografia. Também se utilizará da técnica de painel de leituras e discussões em que cada discente, ao longo do desenvolvimento do cronograma, ficará responsável pela leitura e apresentação de conteúdos estimulando o debate. O processo de avaliação será concluído por meio da produção de um texto autoral sistematizando as discussões e integralizando 100 pontos. A forma, datas, valores e critérios das avaliações estão sistematizados no quadro abaixo:

 

Tipo de avaliação e critérios

Valor

1

Leitura da bibliografia básica e complementar, conforme indicado no cronograma disponibilizado, presença e participação atenta nas aulas a partir da leitura realizada.

5 pontos

2

Painel de leituras – Leitura e sistematização do texto indicado, apresentação das principais contribuições do(a) autor(a) para a temática, problematização e levamento de questões para debate nas seguintes datas: 30/01; 06;20 e 27/02; 05 e 26/03; 02 e 09/04 de 2024.

Avaliação: Leitura, sistematização e apresentação – individual: 35 pontos

Participação e interação nas discussões dos painéis de leitura – individual: 10 pontos

Critérios de avaliação: apresentação clara e coerente com o conteúdo do texto e a contribuição do(a) autor(a) para a temática da disciplina; levantamento de questões para discussão em sala; entrega do roteiro de leitura apresentado.

Atenção às apresentações dos painéis de leitura e participação atenta nas discussões, demonstrando conhecimento sobre a temática discutida.

 

45 pontos

3

Produção de texto autoral, sobre o conteúdo estudado, a partir do diálogo com os autores e autoras, a ser entregue no dia 23 de abril de 2024.

Critérios de avaliação: coerência lógica e clareza na argumentação; diálogo autoral com o conteúdo estudado, visando desenvolver a temática solicitada; correção gramatical e ortográfica; observação das normas da ABNT.

50 pontos

Conforme disposto na Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023 o(a) discente que tendo participado das atividades e avaliações e não obter a média, necessária à aprovação, fará nova avaliação a ser entregue no dia 25 de abril de 2024.

Avaliação de recuperação: produção de texto, representando os principais debates realizados durante as aulas, no valor de 50 pontos, de acordo com os seguintes critérios de avaliação: redação coerente, lógica e clara; diálogo autoral com o conteúdo estudado, correção gramatical e ortográfica e observância das normas da ABNT.

A verificação da frequência se fará por meio de chamada no início e final das aulas, com registro no diário eletrônico.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BELLOTTO, H. L. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Suzana Ferreira Borges. 5ª ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2003.

FUNARI, Pedro P.; PELEGRINI, Sandra C.A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

 

Complementar

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 3ª. ed. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP, 2006.

CHUVA, M.; NOGUEIRA, A. (Orgs.) Patrimônio Cultural: políticas e preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad:FAPERJ, 2012.

FUNARI, P. P.; PELEGRINI, S. C.A.; RAMBELLI. G. (Orgs.) Patrimônio Cultural e Ambiental: Questões legais e conceituais. São Paulo: Annablume/Fapesp, Campinas: Nepam, 2009.

PELEGRINI, Sandra de C.A. Patrimônio Cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.

MARTINS, Clerton (Orgs). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 22:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5138425