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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
As demandas e preocupações em torno da preservação do patrimônio material no mundo ocidental datam do século XVIII, entretanto a crise da memória no contexto da aceleração provocada pelo avanço das tecnologias a partir das últimas décadas do século XX, à luz das transformações e impactos provocados por guerras e revoluções que tiveram lugar ao longo desse mesmo século, intensificaram a necessidade da preservação, reflexão e da produção do conhecimento sobre os patrimônios e as memórias e a sua importância para nações, grupos, identidades e cidadania. Nesse contexto a disciplina visa conhecer políticas e práticas de preservação cultural e refletir sobre essa temática, por meio da produção acadêmica, buscando desenvolver, a partir do conhecimento, a sensibilidade para a importância da preservação dos patrimônios e das memórias constitutivas do social e representativas da diversidade presente na sociedade, bem como da importância da educação patrimonial. No contexto da flexibilização curricular a disciplina cumpre o papel de ampliar perspectivas de atuação profissional para o professor/pesquisador, contribuindo para a formação do egresso e cumprindo os objetivos do PP do Curso de Graduação em História.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Objetivos Específicos: |
- Conhecer as práticas oficiais de preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural; - Discutir a multiplicidade de lugares (físicos e imateriais) e de linguagens que constituem as memórias e os patrimônios; - Refletir sobre a preservação de bens culturais a partir da realidade mais imediata/circundante. |
PROGRAMA
Unidade I – Definição dos principais conceitos: história, memória e patrimônio
1.1. História, Memória e Patrimônio
1.2. A Revolução Francesa e a concepção sobre Monumento e Patrimônio Histórico
1.3. Questão de valor e a noção de patrimônio e preservação
Unidade II – Políticas de preservação do patrimônio no Brasil
2.1. A criação do SPHAN e os caminhos da institucionalização das políticas de preservação
2.2. Do patrimônio histórico e artístico ao patrimônio cultural
Unidade III - Patrimônio e memória no campo historiográfico
3.1. Das políticas de preservação às práticas socioculturais.
Unidade IV - A multiplicidade de lugares e linguagens dos patrimônios e das memórias
4.1. Memória urbana
4.2. Arquivos, Museus e Centros de Documentação
4.3. Patrimônio imaterial: diversidade e dilemas
Unidade V - Memória e patrimônio em uma cidade sem sítios de tombamento: o caso de Ituiutaba.
5.1. Um olhar sobre a preservação patrimonial em Ituiutaba
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada em formato presencial por meio de aulas teóricas expositivas e dialogadas, painéis de leitura e discussão da bibliografia, e recursos áudio visuais. Este plano, acompanhado do cronograma das aulas e bibliografia básica de cada aula, serão disponibilizados aos discentes visando a sua discussão e possíveis adequações.
As aulas serão ministradas às terças-feiras no horário das 19:00 às 22:30 horas.
Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às terças e quartas-feiras das 14:00 às 16:00 horas, mediante agendamento prévio por e-mail.
A bibliografia básica e complementar a ser utilizada nas aulas, conforme o cronograma, estará disponível na Biblioteca Setorial do Campus Pontal e também será disponibilizada na Equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams – História, Memória e Patrimônio – acessível por meio do link https://encurtador.com.br/cdrtW, no canal respectivo de cada unidade do programa, na guia “Arquivos”, de acordo com a sequência do seu desenvolvimento. A bibliografia, básica e complementar, também será disponibilizada no Drive, que pode ser acessado por meio link https://drive.google.com/drive/folders/1IcqE8T6rSxLTRgVDqOKSZaP1THurOwLo.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma processual e é fundamental ao alcance dos objetivos da disciplina e do curso, portanto, se fará um acompanhamento atencioso da frequência e participação nas aulas atribuindo valor à participação visando incentivar a leitura e discussão da bibliografia. Também se utilizará da técnica de painel de leituras e discussões em que cada discente, ao longo do desenvolvimento do cronograma, ficará responsável pela leitura e apresentação de conteúdos estimulando o debate. O processo de avaliação será concluído por meio da produção de um texto autoral sistematizando as discussões e integralizando 100 pontos. A forma, datas, valores e critérios das avaliações estão sistematizados no quadro abaixo:
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Tipo de avaliação e critérios |
Valor |
1 |
Leitura da bibliografia básica e complementar, conforme indicado no cronograma disponibilizado, presença e participação atenta nas aulas a partir da leitura realizada. |
5 pontos |
2 |
Painel de leituras – Leitura e sistematização do texto indicado, apresentação das principais contribuições do(a) autor(a) para a temática, problematização e levamento de questões para debate nas seguintes datas: 30/01; 06;20 e 27/02; 05 e 26/03; 02 e 09/04 de 2024. Avaliação: Leitura, sistematização e apresentação – individual: 35 pontos Participação e interação nas discussões dos painéis de leitura – individual: 10 pontos Critérios de avaliação: apresentação clara e coerente com o conteúdo do texto e a contribuição do(a) autor(a) para a temática da disciplina; levantamento de questões para discussão em sala; entrega do roteiro de leitura apresentado. Atenção às apresentações dos painéis de leitura e participação atenta nas discussões, demonstrando conhecimento sobre a temática discutida. |
45 pontos |
3 |
Produção de texto autoral, sobre o conteúdo estudado, a partir do diálogo com os autores e autoras, a ser entregue no dia 23 de abril de 2024. Critérios de avaliação: coerência lógica e clareza na argumentação; diálogo autoral com o conteúdo estudado, visando desenvolver a temática solicitada; correção gramatical e ortográfica; observação das normas da ABNT. |
50 pontos |
Conforme disposto na Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023 o(a) discente que tendo participado das atividades e avaliações e não obter a média, necessária à aprovação, fará nova avaliação a ser entregue no dia 25 de abril de 2024.
Avaliação de recuperação: produção de texto, representando os principais debates realizados durante as aulas, no valor de 50 pontos, de acordo com os seguintes critérios de avaliação: redação coerente, lógica e clara; diálogo autoral com o conteúdo estudado, correção gramatical e ortográfica e observância das normas da ABNT.
A verificação da frequência se fará por meio de chamada no início e final das aulas, com registro no diário eletrônico.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BELLOTTO, H. L. Arquivos Permanentes: tratamento documental. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Suzana Ferreira Borges. 5ª ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2003.
FUNARI, Pedro P.; PELEGRINI, Sandra C.A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
Complementar
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. 3ª. ed. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP, 2006.
CHUVA, M.; NOGUEIRA, A. (Orgs.) Patrimônio Cultural: políticas e preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad:FAPERJ, 2012.
FUNARI, P. P.; PELEGRINI, S. C.A.; RAMBELLI. G. (Orgs.) Patrimônio Cultural e Ambiental: Questões legais e conceituais. São Paulo: Annablume/Fapesp, Campinas: Nepam, 2009.
PELEGRINI, Sandra de C.A. Patrimônio Cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.
MARTINS, Clerton (Orgs). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 22:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5138425 e o código CRC 9DEC20BA. |
Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5138425 |