UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 4ª reunião ORDINÁRIA de 2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 07 de maio de 2020, às 9:30 horas, na Sala de Reuniões do  WEBCONF RNP,  utilizando a URL https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental. Teve início a 4 reunião do Colegiado do programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental do ano em curso, sob a Presidência da Coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Ata da 3ª reunião do ano de 2020. A ata da 3ª foi aprovada com 4  votos favoráveis, 0 contrários e 2 abstenções. 2. Comunicações 2.1 PROGRAMA DE EXTENSÃO: A coordenadora comunicou que criou no SIEX, com registro 21380, o Programa Extensão em Qualidade Ambiental: Educação e Perspectivas Sustentáveis. Em resumo o programa de pós-graduação em qualidade ambiental (PPGMQ), atento com as novas diretrizes de educação pretende cadastrar em uma plataforma as suas ações de extensão para que possa ter maior visibilidade frente as agencias de fomento e a sociedade. Mantendo de forma organizada suas ações junto a Universidade Federal de Uberlândia, dentro dos pilares da extensão. O PPGMQ sempre atuou realizando Seminários, palestras, cursos e rodas de conversas para repassar seus resultados de pesquisa a sociedade. Nesse sentido, se justifica a organização de forma oficial frente a UFU. E tem como objetivo geral cadastrar de forma organizada as ações de Extensão do PPGMQ, permitindo maior visibilidade a sociedade dos avanços obtidos. Após o comunicado, várias questões foram levantadas e, como trata-se de tema de discussão importante para o PPGMQ, foi aberta a discussão, mesmo sendo a seção de comunicados. Foi observado que há a necessidade de divulgação desse programa entre os docentes e discentes, pois a plataforma SIEX, apesar de bastante intuitiva, tem que se vincular os projetos desenvolvidos do âmbito do PPGMQ no momento do cadastramento do projeto. Essa forma de vinculação de projetos em breve vai tornar-se mais rotineira frente às discussões de incorporação das ações de extensão na graduação e na pós-graduação na forma de inclusão social. A comissão de inclusão social levantou a ideia de fazer uma reunião e convocar os docentes e discentes para uma conversa sobre possibilidades de ações. Provavelmente, as graduações também vão desenvolver programas similares para vinculações de suas ações de extensão e, como a interação das ações na pós e na graduação é muito benéfica, nesse caso é recomendado que os docentes vincularem a pós graduação como parceiros internos. Mesmo que momentaneamente ainda não conseguimos resgatar direto do SIEX, ainda precisamos informar a coordenação essas parcerias. A motivação para esses projetos de extensão podem partir dos alunos e dos docentes e podem ter muitos formatos, como cartilhas, rodas de conversa, cursos, palestras, e podem ser remotos e presenciais (assim que possível). Então muitas ações podem ser pensadas para agora. Lembrou-se que as ações são ecléticas, mas que demandam um tempo para o planejamento e cadastramento do projeto, que deve passar anteriormente pelas comissões de extensões das unidades  e, após, serem lançadas do SIEX. Após o lançamento, ainda há um tempo para o deferimento, para só então a ação ser efetivamente executada. O SIEX já alertou que não são mais permitidas registros de ações que já foram executadas. Essas ações não precisam ser exclusivamente acadêmicas, podemos incentivar nossos alunos a demonstrar suas habilidades em canto, instrumentos, yoga, culinária, e em protótipos técnicos, entre outras opções. Nesse sentido, foi pensado que precisamos reforçar a nossa comunicação com os estudantes. A ferramenta da mídea social Instagram hoje é mais acessada do que a ferramenta Facebook; então, foi pensado em criar, com auxílio da Ingrid, essa ferramenta e fomentar os alunos e docentes em divulgar nossas ações. Por exemplo, o PET da Engenharia Ambiental e Sanitária já registrou algumas ações como curso de oratória, nivelamento para a disciplina de hidráulica, uso de calculadora científica, com boa adesão dos alunos, mas que por problemas de divulgação pode não ter alcançado nossos alunos. Lembrou-se também que o simpósio da pós-graduação em Qualidade Ambiental deveria ser vinculado a este programa. Mas o registro do Simpósio já foi realizado anteriormente à criação do evento, e esse é um item que sempre é incorporado à plataforma Sucupira pela importância tanto no aspecto de extensão, como de divulgação científica e técnica. 2.2  ATUALIZAÇÃO LATTES: A coordenadora informou que enviou emails para todos os docentes motivando-os a realizar a  atualização do curriculum Lattes, com a adição de projetos guarda-chuvas e vinculação de seus alunos do PPGMQ nos projetos e nas orientações, assim como abriu a discussão para alterações nas fichas de suas disciplinas no PPGMQ. A coordenadora informou que resposta foi muito boa dos docentes. A coordenadora refletiu o quanto é difícil solicitar essas alterações por email, que de alguma forma poderia ser visto como uma crítica pelos docentes. No entanto, o Lattes é a melhor forma de conhecermos as ações para postar na  plataforma sucupira. Além disso, esse ano de 2020 é o último do quadriênio, sendo necessário um esforço para que  nosso programa seja bem avaliado, e essa meta caberá a todos: docentes, discentes e egressos do PPGMQ. 2.3 Foi lembrada que hoje é o dia da marcha virtual para a Ciência: como recomendação será encaminhado email a todos os discentes para lembrá-los dessa manifestação em prol da Ciência mesmo em tempos de pandemia. 2.4. CONVOCAÇÃO E ATAS: Observou-se que não tem sido enviado aos discentes e docentes as convocações do PPGMQ. E essa divulgação é importante para que os mesmos tenham tempo hábil para enviar comunicados, se manifestar sobre algum item de pauta, mantendo assim a integração entre todos do programa. Também foi recomendado que as atas sejam enviadas a todos após aprovação. As mesmas ficam disponibilizadas no site, mas será indicado a secretaria que realize esse envio tanto da convocação, como das atas, para garantir o acesso à todos. Sem mais comunicados, passou-se para o próximos itens. 3. Ordem do dia: 3.1  - Discussão do regulamento da Pós graduação. O documento havia sido previamente enviado a todos os membros do colegiado, e as alterações mantidas em destaque no documento para discussão. Foi acatada a inclusão de alguns artigos que tem a função de acrescentar no texto algumas diretrizes da área das Ciências Ambientais da CAPES. Foi discutida a dificuldade de se tratar assuntos em um documento do tipo resolução, sem agregar textos advindos de outras normatizações e se, de alguma forma, essa atitude poderia ser considerada plágio: todos do colegiado, entenderam que não visto que o documento segue  regulamentações de outras instâncias, e que o conteúdo deve ser claro, para atender integralmente as normas às quais se deve seguir no âmbito do PPGMQ. Nesse sentido, foi informado que foram incluídas algumas considerações em discussão no CONPEP, como normas gerais da Pós-graduação. Essas incorporações podem inclusive reduzir algumas normas do PPGMQ que foram anteriormente criadas para atender a demandas como o regime excepcional de aprendizagem que não constava nas normas do PPGMQ.  Também se incluiu as licenças maternidades e paternidade no PPGMQ. Incluiu-se as atribuições da secretaria no PPGMQ, já que no regulamento consta as atribuições da coordenação, dos docentes, dos discentes, e foi considerado importante também esclarecer as atividades desse setor. Dado o reconhecimento da importância da secretaria no PPGMQ, o colegiado deliberou que é importante a participação da secretária nas reuniões do colegiado para auxílio com informações nas discussões e para redação da Ata. Por isso, o Colegiado se esforçará para disponibilizar equipamentos para participação da secretária nesse momento de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Após, iniciaram-se as discussões sobre o número de créditos do PPGMQ e as disciplinas obrigatórias. Foi verificado nas normas da CAPES e não se encontrou registro para o número de créditos mínimos e máximos, mas que a maioria dos programas tem optado por 24 créditos para o mestrado. Como um programa Stricto Sensu,  é importante que os alunos realizem um número de créditos que possam garantir um volume de disciplinas que atendam as demandas dos projetos individuais de cada discente, sem comprometer muito o tempo para desenvolvimento dos projetos. O atual regulamento possui 5 disciplinas obrigatórias (4 + 4 + 4 + 1 + 1) que somam 14 créditos obrigatórios. Nas discussões realizadas em outras reuniões, tem-se pensado em reduzir essas disciplinas obrigatórias pois os alunos informam que gostariam de cumprir um maior número de optativas, mas que são possíveis a realização de poucas disciplinas optativas para o cumprimento dos créditos, e normalmente tem que se realizar até um número superior, pois normalmente integralizam com 25 ou 26 créditos.  Assim, optou-se por manter a disciplina Estatística (4 créditos) e uma disciplina de seminários com maior número de créditos (2 créditos). A maior carga horária em Seminários é necessária pois atualmente não se consegue atender a ementa proposta em somente 1 crédito da disciplina em muitas turmas. Além disso, a disciplina é importante para que o grupo contemporâneo tenha conhecimento das pesquisas desenvolvidas em todo o PPGMQ. Também se discutiu a disciplina com características de diversos aspectos da qualidade ambiental, e que esta tem que ser pensada com a contribuição de vários docentes do PPGMQ, inclusive com formas avaliativas, para não ser uma disciplina de palestras em que os alunos assistam os docentes em diferentes temas, mas sem gerar conhecimentos consolidados. Mesmo sabendo que a construção coletiva desta disciplina e de seus conteúdos deve ser pensada, não se deve nesse momento abrir mão desta disciplina e, pelo caráter interdisciplinar dos alunos, que a mesma deve apresentar ementas básicas para as disciplinas específicas, que serão incorporadas ao PPGMQ após essa reformulação.  Por ter alcançado o teto de tempo da reunião, as discussões foram paralisadas na página 11 da minuta do regulamento, e será retomada na próxima reunião extraordinária, agendada para que a evolução nas discussões continuem. 3.2 PORTARIA CAPES, não foi possível evoluir nas discussões, mas a representante discente informou que os alunos estão muito preocupados com os desdobramentos necessários em alguns projetos frente a PANDEMIA. Reconhecendo a importância da temática, optou-se para inversão de pauta na reunião extraordinária, e esse tema ser discutido antes da retomada da discussão do regulamento. Às 12 horas e 15 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretário(a) e Presidente, pelos  conselheiros. 

 

Uberlândia, 7 de Maio de 2020.

 

 

Adriane de Andrade Silva

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

  Samara Carbone 

  Fábio Augusto do Amaral

  Sheila Cristina Canobre

  Ingrid da Silva Pacheco 

 


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 21/06/2020, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 21/06/2020, às 12:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 22/06/2020, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 23/06/2020, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 24/06/2020, às 18:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 08/07/2020, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.029670/2020-58 SEI nº 2031027