|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31201 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia II |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: --- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
O objetivo geral da disciplina é proporcionar aos estudantes conhecer e compreender a emergência, formação
e consolidação das escolas norte-americana e britânica de Antropologia.
Objetivos Específicos:
Especificamente, trata-se de conhecer e dominar as categorias, conceitos, teorias e métodos adotados nessas
escolas, cuidando de demonstrar suas aproximações e diferenças, por meio do estudo de algumas de suas
obras fundamentais.
Ementa
Fundamentos teóricos e metodológicos das escolas culturalista, funcionalista, e estrutural-funcionalista, com
ênfase em particularismo histórico, cultura e personalidade, função como relação e como utilidade, estrutura
social, dramas e processos rituais. Estudos de textos e etnografias referenciados nessas três escolas.
PROGRAMA
1. A escola norte-americana e o culturalismo
1.1. Críticas ao evolucionismo: particularismo histórico
1.2. Os estudos de configuração
1.3. O conceito de padrão cultural
2. O estrutural-funcionalismo e o funcionalismo malinowskiano
2.1. A formalização do trabalho de campo
2.2. O conceito de estrutura social de Radcliffe-Brown e seus desdobramentos
2.3. O conceito de função de Malinowski e seus desdobramentos
3.A escola de Manchester e os processualistas
3.1. A crítica ao estrutural-funcionalismo
3.2. A análise situacional e o método do caso detalhado
3.3. Drama social e a eficácia dos símbolos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOAS, Franz. Antropologia cultural. Textos selecionados, apresentação e tradução de Celso Castro. Rio de
Janeiro: Zahar, 2009.
EVANS-PRITCHARD, E. E. Os Nuer. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
MELATTI, Julio Cesar (Org.) Radcliffe-Brown. Antropologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2002.
EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
MEAD, Margareth. Sexo e temperamento. 5. ed. São Paulo: Perspectivas, 2015.
TURNER, Victor W. O processo ritual. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1822033 e o código CRC 0E93A39F. |
Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1822033 |