UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

   INCIS31201                

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                    Antropologia II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                   Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral:


O objetivo geral da disciplina é proporcionar aos estudantes conhecer e compreender a emergência, formação
e consolidação das escolas norte-americana e britânica de Antropologia.


Objetivos Específicos:


Especificamente, trata-se de conhecer e dominar as categorias, conceitos, teorias e métodos adotados nessas
escolas, cuidando de demonstrar suas aproximações e diferenças, por meio do estudo de algumas de suas
obras fundamentais.

Ementa

Fundamentos teóricos e metodológicos das escolas culturalista, funcionalista, e estrutural-funcionalista, com
ênfase em particularismo histórico, cultura e personalidade, função como relação e como utilidade, estrutura
social, dramas e processos rituais. Estudos de textos e etnografias referenciados nessas três escolas.

PROGRAMA

1. A escola norte-americana e o culturalismo
1.1. Críticas ao evolucionismo: particularismo histórico
1.2. Os estudos de configuração
1.3. O conceito de padrão cultural


2. O estrutural-funcionalismo e o funcionalismo malinowskiano
2.1. A formalização do trabalho de campo
2.2. O conceito de estrutura social de Radcliffe-Brown e seus desdobramentos
2.3. O conceito de função de Malinowski e seus desdobramentos

 

3.A escola de Manchester e os processualistas
3.1. A crítica ao estrutural-funcionalismo
3.2. A análise situacional e o método do caso detalhado
3.3. Drama social e a eficácia dos símbolos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Textos selecionados, apresentação e tradução de Celso Castro. Rio de
Janeiro: Zahar, 2009.


EVANS-PRITCHARD, E. E. Os Nuer. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.


MELATTI, Julio Cesar (Org.) Radcliffe-Brown. Antropologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2002.


EVANS-PRITCHARD, E. E. Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.


MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1984.


MEAD, Margareth. Sexo e temperamento. 5. ed. São Paulo: Perspectivas, 2015.


TURNER, Victor W. O processo ritual. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2013

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso  de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1822033