UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 3ª reunião/2022 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 3ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2022. Às 8:00 horas do dia quinze de março de dois mil e vinte e dois, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Valdir Machado Valadão Júnior, Verônica Angélica Freitas de Paula, Rodrigo Fernandes Malaquias, José Eduardo Ferreira Lopes, do representante discente Cláudio Heleno Pinto da Silva e da Secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. 1. Informes. 1.1. Na 2ª reunião ordinária, alguns itens foram aprovados condicionados ao envio dos cronogramas do projeto. Recebemos os cronogramas dos(as) discentes Túlio Gonçalves Gomes, Vanessa Alves Pinhal, Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz e Cláudio Heleno Pinto da Silva, ratificando a aprovação anterior. Não recebemos o cronograma detalhado do discente Diego Henrique Alvarenga Mazzi. Desta forma o prazo de dilação fica reprovado. 1.2.  O Presidente pediu para excluir o item “3.13. Solicitação da bolsista Gabriela Nogueira Rauber para participar do Projeto de Extensão da UFU “Qualifica Mais Progredir – Microempreendor Individual” e em substituição a ele incluir o item “3.13. Programa CAPES PrInt UFU”. 2. Leitura e aprovação da Ata da 2ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2022. Após discussão e votação, a ata foi aprovada com uma abstenção. 3. Ordem do Dia: 3.1. Definição do formato das aulas do PPGAdm no 1º semestre de 2022. Após discussão e votação, foi aprovada por unanimidade as seguintes indicações de retorno ao modo presencial: (a) Aulas – 02/05/2022; (b) Atendimento ao público – 23/05/2022; (c) Uso do laboratório do PPGAdm – 23/05/2022; (d) Reuniões de Grupo de pesquisa – 02/05/2022; e (e) Reuniões de orientação – 02/05/2022. As demais atividades, como bancas de qualificação e defesa, presença obrigatória de bolsistas no laboratório, entre outras, não estão autorizadas para retornarem presencialmente no primeiro semestre letivo de 2022 no PPGAdm. Salienta-se que essa decisão poderá ser alterada a qualquer tempo considerando-se o disposto na Resolução 14/2022 do CONPEP. Ressalta-se que estas indicações devem ser aprovadas pelo CONFAGEN. 3.2. Análise do parecer da Comissão Permanente para Alocação e Controle das Bolsas de Estudo dos Discentes do PPGAdm referente a situação do ex-discente Victor Vieira da Silva em relação a percepção de bolsa e a não conclusão do curso. A Comissão Permanente para Alocação e Controle das Bolsas de Estudo dos Discentes do PPGAdm manifestou que o estudante do PPGAdm Victor Vieira Silva, que foi bolsista CAPES e não concluiu o curso, em conformidade com as normas de bolsas da CAPES, necessita fazer o ressarcimento ao erário dos valores recebidos. O parecer da comissão foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.3. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese do discente Renato Ribeiro dos Santos. Banca composta pelos membros: Fernanda Maciel Peixoto, Luciana Carvalho, Robert Aldo Iquiapaza Coaguila e Daiana Paula Pimenta (UFG). Após análise e votação, a banca para a qualificação da tese foi aprovada por unanimidade. 3.4. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de tese da discente Erica Juvercina Sobrinho. Banca composta pelos membros: Rodrigo Fernandes Malaquias, Luciano Ferreira Carvalho, Andrea Maria Fonseca Accioly Minardi (Insper) e Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli (PUCPR). Após análise e votação, a banca para a qualificação da tese foi aprovada por unanimidade. 3.5. Solicitação de aprovação de banca de Defesa de dissertação da discente Erica Santos de Oliveira. Banca composta pelos membros: André Francisco Alcântara Fagundes, Verônica Angélica Freitas de Paula e Danilo de Oliveira Sampaio (UFJF). Após análise e votação, a banca para a defesa da dissertação foi aprovada por unanimidade. 3.6. Solicitação de dilação de prazo da discente Sarentaty Ines K. S. Reis para a qualificação da tese para 05/2023 e para a defesa para agosto de 2024. Analisando a solicitação da discente e considerando a Resolução do CONGRAD nº 15/2011 Capítulo V (DO REGIME ESPECIAL DE APRENDIZAGEM), foi proposta uma dilação de prazo para que a qualificação ocorra até novembro de 2022 – neste prazo foi considerado um período de 6 meses de licença maternidade. Esta proposta foi aprovada por unanimidade, condicionada a apresentação da solicitação da discente do Regime Especial de Aprendizagem. O Regime Especial de Aprendizagem deve ser enviado para apreciação do Colegiado juntamente com laudo médico e período da licença. Na ocasião do nascimento da criança, a discente deve também apresentar o registro de nascimento. Quanto a dilação de prazo para a defesa, se necessária, deverá ser solicitada à época da defesa para nova apreciação do colegiado, juntamente com os documentos que justifiquem a solicitação assim como a anuência do orientador(a). 3.7. Solicitação de dilação de prazo para a qualificação da tese e para a apresentação do ensaio teórico do discente Marlos Rocha de Freitas para 30/06/2022. Após análise e votação foi aprovado por unanimidade a dilação de prazo para a entrega do ensaio teórico já validado pelo professor para o dia 30/06/2022, e para a qualificação da tese até o dia 31/08/2022. 3.8. Aprovação do Ensaio teórico do doutorando Jose Fernando Martins de Paiva. Após análise e votação, o ensaio teórico foi aprovado por unanimidade. 3.9. Solicitação de aprovação do Relatório Final de bolsa do mestrando Gregory Jeantil. Após análise e votação, o relatório final foi aprovado por unanimidade. 3.10. Definição das datas de qualificação do Curso de Mestrado para a turma de 2021. O Presidente propôs que a data de qualificação para os(as) docentes da turma de 2021 do mestrado seja até 30/06/2022. Para os alunos da linha de pesquisa Gestão Organizacional e Regionalidade, que estudam temáticas em finanças, a qualificação pode ocorrer até 31/10/2022 nos casos em que o estudante, em acordo com o(a) orientador(a), decidir apresentar já na qualificação os dados coletados e uma análise parcial. Após discussão a proposta foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.11. Solicitação de aproveitamento de crédito do mestrando Fábio Caixeta Lisboa. Após análise e votação, o Colegiado aprovou por unanimidade as equivalências das disciplinas Teoria das Organizações e Regionalidade, Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa. Gestão Organizacional e Regionalidade. As disciplinas eletivas solicitadas não foram aprovadas porque há necessidade da aprovação do orientador. 3.12. Solicitação de aproveitamento de crédito do doutorando Victor Hugo Teodoro Ferreira de Sousa. Após análise e votação, o Colegiado aprovou por unanimidade as equivalências das disciplinas Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa. As disciplinas eletivas solicitadas não foram aprovadas porque há necessidade da aprovação do orientador. 3.13. Programa CAPES PrInt UFU. Em Ofício enviado no dia 14/03/2022, a Coordenação do Programa PRINT na UFU informa que conseguiu articular junto à CAPES a revitalização parcial de recursos que haviam sido incialmente alocados no projeto UFU, mas que haviam sido cortados devido a problemas de orçamento, ainda em 2019. Ainda nesse recurso foi solicitado à Coordenação do PPGAdm indicar até dia 18/03/22 os tipos de bolsas e o número de meses que o Programa efetivamente utilizará. Considerando decisões anteriores e que não foram atendidas devido ao corte de recursos e à pandemia de Covid-19, a Professora Verônica fez um levantamento das solicitações antes da interrupção do PrInt devido a pandemia, e também das possibilidades de implantarmos de novas bolsas, e propôs solicitarmos ao comitê CAPES PrInt as seguintes bolsas: (a) Capacitação (1 mês): 01 cota; (b) Doutorado Sanduíche (6 meses): 02 cotas; (c) Professor visitante no Brasil: 03 cotas – sendo 02 de 15 dias e 01 de 20 dias; (d) Professor visitante sênior (3 meses): 01 cota; e (e) Doutorado Sanduíche (6 meses): 01 cota. A proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade. 3.14. Credenciamento 2022 do PPGAdm. Considerando que durante o quadriênio mudanças significativas no quadro de docente dos Programas de Pós-Graduação são avaliadas de forma negativa pela CAPES, o Presidente propôs abrirmos 1 vaga para a linha Gestão, Organizacional e Regionalidade e 1 para a linha Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade, exclusivamente para professores permanentes, e que usemos o mesmo critério que adotamos no último processo de credenciamento, a não ser que até a abertura do processo novas diretrizes sejam informadas pela CAPES. A proposta foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.15. Desligamento do discente Felipe Eduardo de Oliveira Silva. Considerando que o discente obteve quatro notas “E” e ainda não solicitou matrícula neste semestre, o desligamento do discente foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade. 3.16. Solicitação de ajuda de custo para participação em evento dos doutorandos Daniel Victor de Sousa Ferreira e Duterval Jesuka. Considerando que os eventos são internacionais e contam com coautoria de docentes do PPGAdm, foi proposto liberar uma ajuda de custo de 3 diárias de estudante no valor de R$320,00 cada diária se os alunos forem apresentar os artigos presencialmente. Após análise e votação, a proposta foi aprovada por unanimidade. 3.17. Análise da situação da discente Kamyr Gomes de Souza; 3.18. Solicitação do título de especialista do ex-discente Victor Vieira da Silva; 3.19. Solicitação de aprovação do 1º Relatório Semestral de bolsa da Mestranda Nathalia Cristine Schiavinati; 3.20. Solicitação de aprovação do 5º Relatório Semestral de bolsa da doutoranda Karine de Jesus Rodrigues Santana; 3.21. Solicitação de aprovação da Integralização dos créditos de produção acadêmica da discente Karine de Jesus Santana; 3.22. Solicitação de aprovação da Integralização dos créditos de produção acadêmica do discente Daniel Victor de Sousa Ferreira; 3.23. Solicitação de aprovação da Integralização dos créditos de produção acadêmica do discente Duterval Jesuka. Devido a reunião ter excedido o horário, estes itens serão pautados e apreciados na próxima reunião do Colegiado do PPGAdm. 4. Assuntos Gerais. O presidente agradeceu a presença de todos e eu Juliana lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, quinze de Março de 2022.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Cláudio Heleno Pinto da Silva

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Valdir Machado Valadão Júnior

Verônica Angélica Freitas de Paula

Juliana Bárbara da Silva Oliveira (Secretária)


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 08/04/2022, às 13:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Valdir Machado Valadão Júnior, Membro de Colegiado, em 09/04/2022, às 11:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 11/04/2022, às 19:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 15/04/2022, às 22:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cláudio Heleno Pinto da Silva, Membro de Colegiado, em 13/05/2022, às 07:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 24/05/2022, às 12:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024128/2022-71 SEI nº 3508438