UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 1ª reunião ORDINÁRIA/2021 DA(O) Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 1ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração - CPGAD, do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm, da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, ano 2021. Às 14:00 horas do dia dez de fevereiro de dois mil e vinte e um, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Valdir Machado Valadão Júnior, Verônica Angélica Freitas de Paula, Vinícius Silva Pereira e do representante discente Cláudio Heleno Pinto da Silva. 1. Informes: 1.1. PAEC OEA-GCUB – resultados 2ª fase, análise do mérito.  A pedido do Presidente, este item será encaminhado como prioritário para a pauta, as numerações dos demais itens serão reordenados. 1.2. Sucupira – andamentos para preenchimento. Foi encaminhado para todos os professores do Programa um levantamento para ajudar no preenchimento das informações qualitativas do Sucupira. 1.3. Situação aluna Raquel Lie Kishi. A orientadora solicitou informação sobre o a situação da discente. Neste caso, como a discente solicitou dilação de prazo até o final de fevereiro de 2021, caso a mesma não defenda neste prazo será realizado o desligamento a partir de março, pois já foi concedido duas dilações de prazo, totalizando um ano, atingindo o prazo máximo possível para conclusão do curso. 1.4. Comissão de auto avaliação pós-graduação UFU. Foi apresentado o relatório de auto avaliação da Pós-graduação da UFU, que inclusive contou com as informações da comissão de auto avaliação do PPGAdm, presidida pelo Prof. Valdir Machado Valadão Júnior. 1.5. Resolução 12/2020 – ingresso em fluxo contínuo Pós-graduação UFU. Foi apresentada a nova resolução da UFU que possibilita o fluxo contínuo para entrada de alunos dos cursos de Doutorado, possibilidade que pode ser analisada pelo Colegiado para o próximo edital. 1.6. Atualização do site PPGAdm. O novo site está liberado no sistema, porém teremos que fazer a atualização de todas as informações, processo que está sendo realizado e pretendemos finalizar em março. 2. Leitura e aprovação da Ata da 15ª reunião do COLPPGAdm 2020. Após discussão e votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 3. Ordem do Dia: 3.1. Solicitação de homologação do diploma da discente Lisemaura Aparecida dos Santos Jacob aprovada ad referendum. Após análise, a solicitação de homologação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de homologação do diploma do discente Artur Antonio Silva Rosa aprovada ad referendum. Após análise, a solicitação de homologação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.3. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação do discente Paulo Henrique Nascimento. Banca composta pelos membros: Antonio Sérgio Torres Penedo, Vinicius Silva Pereira e Fabiano Guasti Lima (USP) aprovada ad referendum. Após análise, a composição da banca de qualificação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.4. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação da discente Michele Aparecida Cunha. Banca composta pelos membros: Flávio Luiz de Moraes Barboza, Pablo Rogers Silva e Ricardo Goulart Serra (FECAP) aprovada ad referendum. Após análise, a composição da banca de qualificação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.5. Solicitação de apoio financeiro à FAGEN para tradução de artigo da professora Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros aprovada ad referendum. Após análise, a solicitação de apoio financeiro foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.6. Solicitação de aprovação de banca de defesa do discente Rodolfo Ferreira Maritan. Banca composta pelos membros: Cintia Rodrigues de Oliveira, Valdir Machado Valadão Júnior, Alessandra de Sá Mello da Costa e Diego Coraiola (Alberta) aprovada ad referendum. Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.7. Solicitação de aprovação de banca de defesa da discente Michele Aparecida Cunha. Banca composta pelos membros: Flávio Luiz de Moraes Barboza, Pablo Rogers Silva e Ricardo Goulart Serra (FECAP) aprovada ad referendum. Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.8. PAEC OEA-GCUB – resultados 2ª fase, análise do mérito.  Recebemos da PROPP os alunos selecionados para o ingresso através da OEA, foram seis inscritos para o Doutorado, opção selecionada pelo Colegiado para oferta da bolsa. Para a análise dos candidatos foi avaliado o domínio do idioma Português, o domínio do idioma Inglês, a área de formação do candidato e as avaliações na Graduação e no Mestrado. Seguindo esses critérios, o candidato de inscrição n. 2021000188, Duterval Jesuka, foi o que apresentou melhor desempenho. A indicação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. A indicação será realizada no sistema para seleção e os dados serão encaminhados para a PROPP. 3.9. Solicitação de aprovação de banca de defesa da discente Ivonne Araceli Garcia Silva. Banca composta pelos membros: Vinícius Silva Pereira, Fernanda Maciel Peixoto e Ricardo Robert Aldo Iquiapaza Coaglia (UFMG). Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.10. Solicitação de aprovação de banca de defesa da discente Ana Júlia de Almeida Martiniano. Banca composta pelos membros: André Francisco Alcântara Fagundes, Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Sérgio Luiz do Amaral Moretti e Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel (UNIB). Após análise, a composição da banca de defesa foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.11. Solicitação de alteração de orientação do aluno Túlio Gonçalves Gomes, do Prof. Pablo Rogers Silva para o Prof. Márcio Lopes Pimenta. Após análise, a alteração de orientação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.12. Solicitação de homologação do diploma da discente Francine Câmara Giordani. Após análise, a solicitação de homologação foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade desde que a alune encaminhe a carta com a anuência da orientadora. 3.13. Solicitação de desligamento do discente Jafferson Chagas de Melo. Após análise, a solicitação de desligamento foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.14. Solicitação da aluna Erica Santos de Oliveira para cursar os créditos finais obrigatórios de disciplina eletiva da linha de pesquisa em 2021/2. Após análise, a solicitação para cursar os créditos finais no segundo semestre de 2021, ou seja, após a qualificação, foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. Esta decisão estende-se a todos os alunos da turma de mestrado de 2020, pois devido a pandemia alguns não conseguirão cursar todos os créditos antes da qualificação. 3.15. Programação da recepção aos novos alunos PPGAdm 2021.  Foi agendado uma reunião com os ingressantes no dia 08/03 das 14h às 17:30h. Esta reunião será dividida em dois momentos, das 14h. às 16h. a apresentação do programa pelo Coordenador e pela Diretora da FAGEN, e das 16h às 17:30h apresentação dos professores e seus projetos de pesquisa. No dia 10/03 às 19 h será realizada a aula inaugural, ministrada pelo Prof. Luciano Rossoni. 3.16. Proposta de Adesão ao Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos (ProAfri) – Edital GCUB/ ProAfri nº 001/2021. Foi efetuada uma consulta à PROPP se ganharemos bolsas adicionais ou se teremos que reservar as bolsas atuais para participar do ProAfri, obtivemos a resposta que não receberemos bolsa extra. Desta forma, foi decidido por unanimidade que não participemos deste edital, pois temos poucas bolsas para os ingressantes deste semestre. 3.17. Composição das Linhas de Pesquisa do PPGAdm considerando o credenciamento para o novo quadriênio. Conforme o último credenciamento, as linhas de pesquisa ficaram com as seguintes composições: Linha de pesquisa Gestão Organizacional e Regionalidade: em temáticas gerais Alex Fernando Borges, Carla Bonato Marcolin, Jacquelaine Florindo Borges, Márcio Lopes Pimenta, Vérica Marconi Freitas de Paula e Verônica Angélica Freitas de Paula; em temáticas de finanças: Antonio Sérgio Torres Penedo, Fernanda Maciel Peixoto, Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Luciana Carvalho, Luciano Ferreira Carvalho, Marcelo Fodra (colaborador), Rodrigo Fernandes Malaquias e Vinícius Silva Pereira; Linha de Sociedade Desenvolvimento e Regionalidade: André Francisco Alcântara Fagundes, Aracy Alves de Araújo (colaboradora), Cíntia Rodrigues de Oliveira, Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Flávio Luiz de Moraes Barboza, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, José Eduardo Ferreira Lopes, Jussara Goulart da Silva (colaboradora), Luciano Rossoni (visitante), Sérgio Luiz do Amaral Moretti (visitante) e Valdir Machado Valadão Júnior. 3.18. Definição sobre planos de ensino das disciplinas 2021/1 considerando o ensino remoto. Foi decidido por unanimidade que os docentes que irão ministrar aulas em 2021/1 devem encaminhar o plano de ensino da disciplina para o e-mail da secretaria até o dia 26/02, seguindo o modelo a ser encaminhado via e-mail que contempla as especificidades das aulas online. 3.19. Definição das atividades (orientação ou ensino) a serem desenvolvidas pelos docentes colaboradores durante o quadriênio (2021-2024). Foi ressaltado que os docentes colaboradores credenciados deverão escolher ministrar aulas ou orientar. A professora Jussara irá ministrar aula de comportamento do consumidor juntamente com o professor André. O Professor Marcelo irá orientar. A professora Aracy ainda irá definir. 3.20. Processo de definição das orientações dos novos alunos do PPGAdm de 2021/1. Será encaminhado para os discentes ingressantes do Mestrado um link para que eles possam indicar, por ondem de preferência, os temas de interesse de pesquisa. Após esta indicação às linhas de pesquisa definirão no máximo um discente por orientador para não afetar o equilíbrio do de orientações entre docentes. 3.21. Solicitação de mudança de linha do discente Daniel Vitor Tartari Garruti. O discente ingressante da turma de mestrado de 2021 solicitou a alteração da linha de GOR para a linha de SDR, pois ele se inscreveu nesta linha para trabalhar com o Professor Flávio Luiz de Moraes Barboza que estava na linha de GOR no último quadriênio. Com o novo credenciamento o professor passará a atuar na linha de SDR. Após análise dos argumentos a solicitação de alteração de linha foi colocada em votação e foi aprovada por unanimidade. 3.21. Relatório final de bolsa do discente Rodolfo Ferreira Maritan. Após análise o relatório final foi aprovado por unanimidade. 3.23. Aproveitamento de crédito do discente de Doutorado Demerval Martins Borges Júnior. Após análise e votação foram aprovadas por unanimidade as equivalências das disciplinas Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, e as disciplinas de Gestão Financeira e Valor de Empresas e Contabilidade Financeira como disciplinas eletivas. Devido à pequena quantidade de disciplinas que deverá ser cursada pelo discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que o aluno deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.24. Aproveitamento de crédito da discente Juliane Silvestre. Após análise e votação foram aprovadas por unanimidade as equivalências das disciplinas Teoria das Organizações e Regionalidade, Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Marketing Estratégico e Regionalidade, Tópicos Especiais VI em Gestão Organizacional e Regionalidade e Gestão Organizacional e Regionalidade. Devido à pequena quantidade de disciplina que deverá ser cursada pela discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que a aluna deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.25. Aproveitamento de crédito do discente Matheus Prudente Cançado. Tópico será discutido na próxima reunião para que os professores das disciplinas possam analisar as ementas. 3.26. Aproveitamento de crédito do discente Renato Cesar. Tópico será discutido na próxima reunião para que os professores das disciplinas possam analisar as ementas. 3.27. Solicitação de Orientação do discente Daniel Vitor Tartari. Conforme definido no item 2.20 as orientações serão definidas pelas linhas de pesquisa, somente depois as solicitações deverão ser encaminhadas para o colegiado. 3.28. Solicitação de orientação da discente Juliane Silvestre. Conforme definido no item 2.20 as orientações serão definidas pelas linhas de pesquisa, somente depois as solicitações deverão ser encaminhadas para o colegiado. 3.29. Solicitação de dilação de prazo para defesa do discente Fábio Caixeta Lisboa. Após análise, a solicitação de dilação de seis meses foi aprovada por unanimidade desde que o discente encaminhe um cronograma até o dia 26/02. 3.30. Alunos ingressantes que não estão se matriculando em todas as disciplinas obrigatórias. Após uma análise geral, ficou determinado que os alunos devem se matricular em todas as disciplinas obrigatórias, pois caso contrário os discentes não conseguirão defender no prazo determinado pela CAPES. 4. Assuntos Gerais. Nada mais a ser tratado, o presidente agradeceu a presença de todos e eu lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, dez de fevereiro de 2021.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Cláudio Heleno Pinto da Silva

Valdir Machado Valadão Júnior

Verônica Angélica Freitas de Paula

Vinícius Silva Pereira


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 25/02/2021, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vinícius Silva Pereira, Membro de Colegiado, em 25/02/2021, às 16:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Valdir Machado Valadão Júnior, Membro de Colegiado, em 25/02/2021, às 17:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cláudio Heleno Pinto da Silva, Membro de Colegiado, em 25/02/2021, às 18:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Membro de Colegiado, em 25/02/2021, às 18:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Verônica Angélica Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 25/02/2021, às 19:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.012193/2021-72 SEI nº 2591581