UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31505

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                            Metodologia de Ensino em Ciências Sociais

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                     Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                        INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Analisar e conhecer o processo ensino-aprendizagem para as Ciências Sociais. Envolvimento pedagógico do
aluno com a questão educacional, a partir de mediações pedagógicas para o ensino de Ciências Sociais.
Compreender a perspectiva do Ensino Desenvolvimental e a Teoria Histórico Crítica para as Ciências Sociais.
Compreender as críticas ao cognitivismo e a abordagem da Educação da Atenção para as Ciências Sociais.

 

Ementa

Analisar o processo ensino-aprendizagem tendo por base a realidade escolar para o docente de Ciências
Sociais. A formação de métodos adequados ao ensino das Ciências Sociais nas escolas e em espaços não
formais dos adolescentes e jovens. Experiências e propostas epistemológicas e metodológicas em debate tendo
em vista a educação como ruptura e o desenvolvimento social. Formação didática do professor de Ciências
Sociais para uma intervenção no processo ensino-aprendizagem.

 

 

PROGRAMA

1. Experiências e propostas metodológicas para o Ensino de Ciências Sociais
1.1. O desenvolvimento de propostas metodológicas no ensino de Ciências Sociais
1.2. Princípios orientadores de uma perspectiva do Ensino Desenvolvimental para as Ciências Sociais
1.3. Diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem, tendo como eixos básicos de investigação as
relações entre as unidades didáticas-formativas: motivo-objeto, conteúdo-forma, imitação-criação, rupturadesenvolvimento.


1.4. Princípios da Teoria Histórico Crítica para o ensino de Ciências Sociais

 

2. Saberes didático-pedagógicos, numa perspectiva de compreensão crítica do papel do professor/pesquisador
2.1. Mediação pedagógica da Ciências Sociais no contexto social, político, econômico, cultural e educacional
2.2. Prática docente, recursos didáticos, as novas tecnologias e o ensino de Ciências Sociais
2.3. O ensino de Ciências Sociais e o ser professor: saberes, habilidades e competências
2.4. O jovem como sujeito do Ensino Médio
2.5. Fundamentos psicológicos e didáticos da relação ensino-aprendizagem-desenvolvimento para o ensino
de Ciências Sociais com jovens e adolescentes

3. Educação da Atenção no ensino-aprendizagem das Ciências Sociais
3.1. Críticas ao cognitivismo e a proposta da Educação da Atenção
3.2. Além da dicotomia entre capacidades inatas e competências adquiridas: a questão das habilidades
3.3. Informação versus conhecimento: a questão da transmissibilidade
3.4. Redescoberta orientada, imitação e improviso

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DAYRELL, Juarez (Org.). Multiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: EdUFMG, 1996.


GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados,
2002.


INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Revista Educação, Porto Alegre,
v. 33, n. 1, p. 6-25, jan./abr. 2010.


LONGAREZI, Andrea Maturano; VALDÉS PUENTES, Roberto (Org.). Ensino desenvolvimental: vida,
pensamento e obra dos principais representantes russos. livro I. 3. ed. Uberlândia: EdUFU, 2017.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CARVALHO, Isabel, STEIL, Carlos. Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica.
Remea, Rio Grande, v. esp., p. 59-79, 2013.


INGOLD, Tim. O dédalo e o labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. Horizontes Antropológicos,
Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 21-36, jul./dez. 2015. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ha/v21n44/0104-7183-ha-21-44-0021.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018.


MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima e MILLER, Stela (Org.). Vigotski e a escola atual: fundamentos
teóricos e implicações pedagógicas. 2. ed. Araraquara: Cultura Acadêmica, JM Ed., 2010.


MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia socio-histórica. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1996.


NÓVOA, Antonio. Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Ed., 1995.


PLANCHEREL, Alice Anabuki; OLIVEIRA, Evelina Antunes F. de (Org.). Leituras sobre Sociologia no
Ensino Médio. Maceió: EdUFAL, 2007.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


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Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407280