Boletim de Serviço Eletrônico em 10/08/2021

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Diretoria de Pesquisa

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P, 3º andar - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3239-4685 - www.propp.ufu.br - dirpe@ufu.br
  

Timbre

Edital DIRPE nº 8/2021

02 de agosto de 2021

Processo nº 23117.050609/2021-51

CONVOCAÇÃO DE PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DO ENSINO MÉDIO PARA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS NO I SEMINÁRIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

DO OBJETO:

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio de sua Diretoria de Pesquisa, da Universidade Federal de Uberlândia torna público o presente Edital, de âmbito interno, de Convocação das pesquisas de Iniciação Científica, Tecnológica e do Ensino Médio, que se encerraram durante os anos de 2020 ou 2021, para apresentação de resultados em seu I Seminário de Pesquisa[1]. Em consonância com as normas do Manual da FAPEMIG, Resoluções Normativas do CNPq, bem como demais legislações aplicáveis à matéria;

O Seminário será realizado em formato virtual, devido às restrições sanitárias decorrentes da COVID-19, sem deixar de constituir-se, no entanto, em um espaço privilegiado de encontro, estudo e reflexão.

 

DAS REGRAS E REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS:

As inscrições serão online, mediante inscrição no Google Forms presente neste link: https://forms.gle/YrTBhuXBwcJ8sCpp8 e no período de 04/08/2021 a 23/08/2021 até às 16h;

É necessário ter uma conta Google;

Não serão aceitas propostas submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido neste Edital;

Propostas incompletas ou preenchidas inadequadamente serão desclassificadas;

A DIRPE/PROPP não se responsabilizará por proposta não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

 

DOS PROPONENTES/AUTORES

Deverão participar os alunos/orientadores da Iniciação Científica (PIBIC), Tecnológica (PIBITI) e do Ensino Médio (PIBIC-EM), referentes aos seguintes editais: 02/2019, 03/2019, 04/2019, 04/2020, 05/2020 e 06/2020;

Poderão participar os alunos/orientadores da Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), registrados na Diretoria de Pesquisa e que encerraram suas pesquisas até agosto de 2021;

 

DOS RESUMOS

No que se refere ao formato, os resumos (ANEXO I - COM IDENTIFICAÇÃO e ANEXO II - SEM IDENTIFICAÇÃO), obrigatoriamente, devem seguir o template em anexo;

Os templates deve ser submetido no formato Word e ter no máximo 1MB de tamanho;

Todos os trabalhos devem agradecer à instituição (UFU);

Nos casos financiados, deve-se agradecer ao respectivo órgão de fomento (CNPq);

O bolsista deverá ser o primeiro autor e o orientador o último;

Em se constatando propostas idênticas de candidatos diferentes, as duas candidaturas serão desclassificadas, guardando-se o direito ao contraditório e ampla defesa;

Ressalta-se que não haverá apresentação dos resumos durante o evento, logo, os resumos enviados apenas comporão o Caderno de Anais do I Seminário de Pesquisa. 

 

DO SEMINÁRIO

O I Seminário de Pesquisa da UFU será transmitido, ao vivo, no dia 07/10/2021 a partir das 19h, pela plataforma Youtube no seguinte link: https://www.youtube.com/c/canaldaufu;   

A certificação de participação (ouvinte) estará disponível posteriormente no Sistema de Informação de Extensão e Cultura (SIEX)[2], para aqueles que confirmarem sua presença mediante o preenchimento de Lista de Frequência que será disponibilizado durante o Seminário.

 

DA AVALIAÇÃO

Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e, exclusivamente, quanto ao seu mérito e a sua aderência ao presente Edital, mediante os seguintes critérios:

O título do resumo corresponde ao conteúdo desenvolvido?

O resumo está apresentado de forma estruturada, clara e objetiva?

O problema de pesquisa é coerente com os objetivos propostos?

O método utilizado é adequado ao desenvolvimento da pesquisa?

Os resultados alcançados contribuem com o avanço da ciência?

As referências são atualizadas e contemplam a literatura acerca da temática?

Para cada um dos critérios de avaliação serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez), as quais gerarão uma média geral, que será utilizada para classificação e consequente seleção;

No caso de empates, o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) será utilizado como critério para desempate.

 

DOS RESULTADOS

A divulgação do Resultado Preliminar e Final será realizada única e exclusivamente nos sítios oficiais, a saber, www.propp.ufu.br e www.ufu.br. É de total responsabilidade do aluno(a)/orientador(a) acompanhar todas as etapas nestes canais.

 

DA PREMIAÇÃO

A premiação será realizada durante a transmissão do I Seminário de Pesquisa da UFU na plataforma Youtube (5.1);

DA GRADUAÇÃO

Os três resumos melhores avaliados, por área (8.1.1.2), deverão gravar e enviar-nos o link de um vídeo (PITCH)[3] no seguinte e-mail: secdirpe@propp.ufu.br. Além disso, eles serão contemplados com uma Certificação de Menção Honrosa;

Adotar-se-á a seguinte divisão de áreas: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes;

O resumo melhor avaliado, por área (8.1.1.2), será contemplado com um E-reader Kindle;

DO ENSINO MÉDIO

Os três resumos melhores avaliados deverão gravar e enviar-nos o link de um vídeo (PITCH)[3] no seguinte e-mail: secdirpe@propp.ufu.br. Além disso, eles serão contemplados com uma Certificação de Menção Honrosa;

O resumo melhor avaliado será contemplado com um E-reader Kindle.

 

DA PUBLICAÇÃO DO CADERNO DE ANAIS

Todos os resumos submetidos e, que estiverem de acordo com as regras deste Edital, comporão o Caderno de Anais do I Seminário de Pesquisa da UFU que ficará disponível na página da PROPP. 

 

DO CRONOGRAMA

LANÇAMENTO DO EDITAL: 04/08/2021

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS: 04/08/2021 a 23/08/2021 até às 16h.

ANÁLISE TÉCNICA E DE MÉRITO: 24/08/2021 a 13/09/2021

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR: 15/09/2021

PRAZO RECURSAL: 15/09/2021 a 17/09/2021 até às 16h.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL: 22/09/2021

GRAVAÇÃO E ENVIO DO VÍDEO (PITCH): 22/09/2021 a 28/09/2021 até às 16h.

EVENTO (Remoto): 07/10/2021 a partir das 19h

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os proponentes que submeterem proposta no âmbito do presente Edital, declaram aceitar todas as condições aqui estabelecidas;

A DIRPE/PROPP resguarda o direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais que julgar necessários;

A Comissão Científica do evento é o órgão consultivo responsável pelos casos omissos e as possíveis situações não previstas neste Edital;

A qualquer tempo, o Edital em tela poderá ser anulado ou revogado por motivo de interesse público, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

 

[1] Considerando o atual cenário pandêmico, o que impossibilita a realização de várias das atividades que, anteriormente, compunham a Semana de Iniciação Científica, neste ano de 2021 será realizado em formato virtual e em um único dia, razão pela qual esta Diretoria optou pela nomeação de I Seminário de Pesquisa.

[2] Link para acesso: http://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar

[3] Orientações para gravação do seu Pitch: Pitch, de acordo com o Manual da FAPEMIG, é um vídeo de curta duração, que pode ser feito por celular ou câmera comum, em uma linguagem acessível, para possibilitar a divulgação e a popularização da ciência, tecnológica e inovação. Para este edital, orientamos que: 

- O pitch deve apresentar, de forma clara e objetiva, quem são os pesquisadores e as instituições envolvidas no projeto, uma síntese dos processos e dos resultados da pesquisa e como eles podem contribuir para a sociedade e para a área do conhecimento;
- Explique a sua pesquisa de maneira simples, evitando termos técnicos, de forma que o público não especializado na sua área possa compreender;
- Atente-se para a boa iluminação e para a qualidade do áudio (evite ruídos externos, como vento, equipamentos em funcionamento, eco etc.);
- O vídeo deve ser gravado na posição horizontal, ter no máximo 3 (três) minutos de duração e legendas em português;
- Envie o link do seu vídeo, no formato .mp4, com tamanho máximo de 300MB, salvo no Google Drive.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Murilo Vieira da Silva, Diretor(a), em 04/08/2021, às 16:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2944633 e o código CRC A0F3DE8E.



ANEXOS AO Edital

Anexo I: MODELO - COM IDENTIFICAÇÃO

 

TÍTULO

 

Ana Carolina Alcântara[1]; Geovane Souza Melo Junior[2].

1- Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

2- Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

 

Introdução: Xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxx xxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxxx xxxxx xxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx. Objetivos: Xxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx. Métodos: Xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxx. Resultados: Xxxxx xxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx. Conclusões: Xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxx xxxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxx.

 

Palavras-chave:  Xxxxxxx, Xxxxxxxx, Xxxxxxxx, Xxxxxxxxx, Xxxxxxxx.

Área: [Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ou Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes]

CEUA ou CEP:

Modalidade: [Ensino Médio ou Graduação]

Fontes Financiadoras: [UFU e/ou CNPq]

 

 


[1] anacarolina@ufu.br.

[2] geovane.melo@ufu.br.

 

ANEXOS AO Edital

Anexo II: MODELO - SEM IDENTIFICAÇÃO

 

TÍTULO

 

Introdução: Xxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxx xxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxx xxxx xxxxx xxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxx. Objetivos: Xxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx. Métodos: Xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxx xxxxxxxx xxxxx xxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxxx. Resultados: Xxxxx xxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxx. Conclusões: Xxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxx xxxxxx xxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxx xxxxxxx xxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxx xxxxxxxxxxxx xxxxx.

 

Palavras-chave:  Xxxxxxx, Xxxxxxxx, Xxxxxxxx, Xxxxxxxxx, Xxxxxxxx.

Área: [Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ou Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes]

CEUA ou CEP:

Modalidade: [Ensino Médio ou Graduação]

Fontes Financiadoras: [UFU e/ou CNPq]


Referência: Processo nº 23117.050609/2021-51 SEI nº 2944633