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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31606 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 45h |
CH TOTAL: 105h |
OBJETIVOS
Acompanhar e estudar experiências de ensino de História no Ensino Médio em escolas da Educação Básica na rede pública de ensino.
Investigar o processo de formação dos jovens no âmbito do Ensino Médio, identificando projetos para o desenvolvimento da aprendizagem em História, processos didáticos e formação curricular voltados para a juventude.
Conhecer e problematizar as práticas pedagógicas atuais voltadas para o Ensino Médio.
Refletir sobre diferentes experiências de ensino que interfiram no processo de construção do pensamento e conhecimento histórico, suscitando novas problemáticas, abordagens e/ou métodos.
Articular o conhecimento histórico com as especificidades da prática de ensino no processo de ensino-aprendizagem, considerando conteúdos curriculares, estágios de desenvolvimento, contexto social de estudantes e professores, dentre outros fatores.
Conhecer as relações entre a formação do professor, os problemas conceituais da História, as noções de tempo histórico e de espaço, posicionamentos didáticos e historiográficos, políticas públicas, currículos e avaliação relativos ao Ensino Médio.
Elaborar estudo, em formato de relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades do estágio.
Ementa
O ensino de História: trabalho docente, relação pedagógica professor-aluno, organização escolar. Prática de estágio supervisionado: acompanhamento e estudo do processo pedagógico, de programas curriculares do Ensino Médio, vivência do espaço de escolas públicas. Formação dos jovens no âmbito do Ensino Médio: projetos para o desenvolvimento da aprendizagem em História, processos didáticos e formação curricular voltados para a juventude.
PROGRAMA
Currículo de História para o Ensino Médio.
Legislação, conceitos e projetos para o Ensino Médio no Brasil.
Ensino Médio: juventude, educação, cultura e sociedade.
Escola pública e prática docente em História no Ensino Médio: acompanhamento e reflexão.
Metodologias e didáticas para História no Ensino Médio.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COELHO, Teixeira (Org.). Cultura e educação. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2011.
DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: EduUFMG, 1996.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2010.
FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GUIMARÃES, Selva; SILVA JR., Astrogildo Fernandes da. Ser jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade. Campinas: Alínea, 2012.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; MERODO, Alicia (Orgs.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 6. ed. Petropolis: Vozes, 2005.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735591 |