UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS31606

COMPONENTE CURRICULAR:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

45h

CH TOTAL:

105h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

O ensino de História: trabalho docente, relação pedagógica professor-aluno, organização escolar. Prática de estágio supervisionado: acompanhamento e estudo do processo pedagógico, de programas curriculares do Ensino Médio, vivência do espaço de escolas públicas. Formação dos jovens no âmbito do Ensino Médio: projetos para o desenvolvimento da aprendizagem em História, processos didáticos e formação curricular voltados para a juventude.

 

PROGRAMA

  1. Currículo de História para o Ensino Médio.

  2. Legislação, conceitos e projetos para o Ensino Médio no Brasil.

  3. Ensino Médio: juventude, educação, cultura e sociedade.

  4. Escola pública e prática docente em História no Ensino Médio: acompanhamento e reflexão. 

  5. Metodologias e didáticas para História no Ensino Médio.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COELHO, Teixeira (Org.). Cultura e educação. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2011.

DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: EduUFMG, 1996.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Ed. SENAC, 2010.

FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GUIMARÃES, Selva; SILVA JR., Astrogildo Fernandes da. Ser jovem no Brasil: trajetórias juvenis no campo e na cidade. Campinas: Alínea, 2012.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; MERODO, Alicia (Orgs.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 6. ed. Petropolis: Vozes, 2005.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735591