|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39042 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CURRÍCULO ESCOLAR |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Refletir criticamente sobre os fundamentos de currículo.
Construir um mapeamento histórico sobre as teorias curriculares do século XIX ao século XXI.
Analisar criticamente os paradigmas contemporâneos de currículo e suas implicações para a educação e para o ensino de história.
Refletir criticamente sobre a prática curricular no mundo e no Brasil.
Problematizar o currículo através de sua práxis, compreendendo democracia e a justiça social como horizontes curriculares.
Ementa
Introdução aos fundamentos e diferentes concepções de currículo. Variedade de reformas nas propostas curriculares oficiais. Discussão sobre a temática curricular em face de diferentes conjunturas históricas. Centralidade dos questionamentos sobre currículo nas discussões educacionais. Papel dos sujeitos envolvidos no processo do currículo escolar. Democracia e a justiça social como horizontes curriculares.
PROGRAMA
Introdução aos fundamentos e diferentes concepções de currículo.
Reformas e propostas curriculares oficiais.
Currículo escolar e sujeitos sociais.
Currículo, seleção cultural e experiência social.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (Orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Escola básica na virada do século: cultura, política e currículo. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FONSECA, Selva Guimarães (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007.
MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de história: saberes, sujeitos e práticas. Rio de Janeiro: MAUAD, 2009.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722715 e o código CRC 0CCF6D4B. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722715 |