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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
O debate historiográfico sobre a Revolução de 1930. Os movimentos sociais nos anos 1930. O Estado Novo. O Trabalhismo. A democracia liberal pós-1945. O governo JK e o nacional-desenvolvimentismo nos anos 1950. Cultura e política nos anos 1930/50.
JUSTIFICATIVA
As décadas de 1930/50 são fundamentais para compreensão dos projetos políticos, culturais e sociais gestados nesse contexto histórico e que são objeto de reflexão e de debate historiográfico na contemporaneidade. Esta proposta de estudo parte da discussão historiográfica sobre 1930 e as lutas sociais ocorridas nessa década para investigar e problematizar o Estado Novo, o Integralismo, o populismo, e o trabalhismo. A cultura de massas será examinada a partir do rádio, do cinema, da imprensa e do teatro. O projeto modernizador da chamada “Era JK” também compõe o conjunto temas a serem tratados por meio de discussão bibliográfica atualizada e da historiografia clássica, bem como da análise de fontes históricas visando a formação do professor-pesquisador.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Analisar a História do Brasil Republicano acompanhando o debate historiográfico sobre as características do Estado, da sociedade brasileira e as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas ao longo das décadas de 1930/50. |
Objetivos Específicos: |
• Capacitar o aluno para a leitura de textos historiográficos e de fontes históricas da História Republicana; • Analisar o conservadorismo e a modernização no período pós-1930; • Caracterizar a política e a economia do nacional-desenvolvimentismo em suas principais expressões; • Investigar os projetos políticos e culturais dos anos 1930-50; • Compreender e valorizar os processos políticos, sociais e culturais dos anos 1930/50 como lutas pela afirmação da República e da democracia; • Analisar os movimentos sociais urbanos e rurais do período. |
PROGRAMA
Unidade I – Anos 1930 e 1940: Estado e movimentos sociais
1930: debate historiográfico
1930: memória e historiografia
Movimentos sociais nos anos 1930: o integralismo
Movimentos sociais nos anos 1930: a Frente Negra Brasileira
O projeto político-ideológico do “Estado Novo”
A República de 46
Unidade II – Os projetos políticos e culturais nas décadas de 1930-50
A canção popular no “Estado Novo”: “O ‘lado B’ da história”
Teatro, política e representações do mundo do trabalho no “Estado Novo”
O nacional e o popular no cinema dos anos 1950
Unidade III – A política nacional-desenvolvimentista nos anos 1950
O governo JK: democracia e modelo de desenvolvimento oligárquico
Movimentos grevistas no segundo governo Vargas
Os movimentos rurais: as ligas camponesas
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida conforme conteúdo programático previsto no programa do plano de ensino, distribuído em três unidades. As aulas serão realizadas a partir de aulas expositivas e dialogadas, apresentação de textos e seminários de pesquisa. Os discentes realizarão a prática de leitura de textos selecionados e desenvolverão uma pesquisa temática com análise de fonte histórica.
Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às sextas-feiras das 17h30 às 19h, e deverão ser agendados previamente pelo e-mail: sandra.fiuza@ufu.br
Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais (textos, vídeos, entre outros) e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a realização de atividades avaliativas (apresentação de textos, seminários e prova escrita) previstos no plano de ensino da disciplina.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de atividades de apresentação de textos, seminários, análise de fonte histórica e prova dissertativa.
Data |
Forma |
Critérios |
Valor |
2 - 9 - 23 FEV
1 - 2 MAR |
Apresentação de textos |
Clareza na apresentação dos textos indicados da bibliografia identificando o tema, a problemática, a tese e o desenvolvimento do raciocínio do autor. Completude da exposição (início, meio e fim). |
20 pts
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8 – 15 - 22 MAR |
Seminário de pesquisa (em grupo)
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Clareza na apresentação da leitura crítica da bibliografia. Coerência das falas de cada membro do grupo com a proposta central da apresentação. Domínio individual da bibliografia utilizada. Autonomia do pensamento, coerência lógica e argumentativa. Qualidade da pesquisa envolvida na preparação do seminário e desenvoltura nas apresentações. Qualidade da crítica das fontes; problematização das informações obtidas; consistência na análise e interpretação.
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50 pts |
19 ABR |
Prova dissertativa (Individual)
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Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta do(s) enunciado(s) da(s)s questão(ões). |
30 pts |
TOTAL 100 pts |
ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O discente que não atingir 60 pontos na média, tiver frequência igual ou superior a 75% poderá realizar atividade de recuperação para substituição da nota da prova dissertativa, desde que tenha realizado todas as atividades. A atividade consiste numa prova substitutiva.
Data |
Forma |
Critérios |
Valor |
26 ABR |
Prova escrita (Individual) |
Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões. |
30 pts |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. 16. ed. rev. ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucila de Almeida Neves (orgs.). O tempo do nacional estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. (Col. O Brasil republicano, v. 2)
SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
Complementar
DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930: o silêncio dos vencidos: memória, história e revolução. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
FERREIRA, Jorge. A democracia no Brasil: (1945-1964). São Paulo: Atual, 2006.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/01/2024, às 11:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5144929 |