UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil Republicano II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32605

Período/Série:

6º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 H

Prática:

 

Total:

60H

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Período letivo: 08/01/2024 a 09/05/2024. E-mail da professora: sandra.fiuza@ufu.br

 

EMENTA

O debate historiográfico sobre a Revolução de 1930. Os movimentos sociais nos anos 1930. O Estado Novo. O Trabalhismo. A democracia liberal pós-1945. O governo JK e o nacional-desenvolvimentismo nos anos 1950. Cultura e política nos anos 1930/50.

JUSTIFICATIVA

As décadas de 1930/50 são fundamentais para compreensão dos projetos políticos, culturais e sociais gestados nesse contexto histórico e que são objeto de reflexão e de debate historiográfico na contemporaneidade. Esta proposta de estudo parte da discussão historiográfica sobre 1930 e as lutas sociais ocorridas nessa década para investigar e problematizar o Estado Novo, o Integralismo, o populismo, e o trabalhismo. A cultura de massas será examinada a partir do rádio, do cinema, da imprensa e do teatro. O projeto modernizador da chamada “Era JK” também compõe o conjunto temas a serem tratados por meio de discussão bibliográfica atualizada e da historiografia clássica, bem como da análise de fontes históricas visando a formação do professor-pesquisador.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar a História do Brasil Republicano acompanhando o debate historiográfico sobre as características do Estado, da sociedade brasileira e as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas ao longo das décadas de 1930/50.

Objetivos Específicos:

• Capacitar o aluno para a leitura de textos historiográficos e de fontes históricas da História Republicana;

• Analisar o conservadorismo e a modernização no período pós-1930;

• Caracterizar a política e a economia do nacional-desenvolvimentismo em suas principais expressões;

• Investigar os projetos políticos e culturais dos anos 1930-50;

• Compreender e valorizar os processos políticos, sociais e culturais dos anos 1930/50 como lutas pela afirmação da República e da democracia;

• Analisar os movimentos sociais urbanos e rurais do período.

PROGRAMA

Unidade I – Anos 1930 e 1940: Estado e movimentos sociais

Unidade II – Os projetos políticos e culturais nas décadas de 1930-50

Unidade III – A política nacional-desenvolvimentista nos anos 1950

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida conforme conteúdo programático previsto no programa do plano de ensino, distribuído em três unidades. As aulas serão realizadas a partir de aulas expositivas e dialogadas, apresentação de textos e seminários de pesquisa. Os discentes realizarão a prática de leitura de textos selecionados e desenvolverão uma pesquisa temática com análise de fonte histórica.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às sextas-feiras das 17h30 às 19h, e deverão ser agendados previamente pelo e-mail: sandra.fiuza@ufu.br

Para efeito de complementação, serão realizadas atividades assíncronas com carga horária semanal de 1h, para as quais serão disponibilizados materiais (textos, vídeos, entre outros) e orientações na forma de slides dos conteúdos e roteiros explicativos para a realização de atividades avaliativas (apresentação de textos, seminários e prova escrita) previstos no plano de ensino da disciplina.

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas visam construir a competência na produção de narrativa histórica por meio de atividades de apresentação de textos, seminários, análise de fonte histórica e prova dissertativa.

Data

Forma

Critérios

Valor

2 - 9 - 23

FEV

 

1 - 2

MAR

Apresentação de textos

Clareza na apresentação dos textos indicados da bibliografia identificando o tema, a problemática, a tese e o desenvolvimento do raciocínio do autor. Completude da exposição (início, meio e fim).

20 pts

 

 

 

8 – 15 - 22 MAR

 

 

Seminário de pesquisa

(em grupo)

 

Clareza na apresentação da leitura crítica da bibliografia. Coerência das falas de cada membro do grupo com a proposta central da apresentação. Domínio individual da bibliografia utilizada. Autonomia do pensamento, coerência lógica e argumentativa. Qualidade da pesquisa envolvida na preparação do seminário e desenvoltura nas apresentações.

Qualidade da crítica das fontes; problematização das informações obtidas; consistência na análise e interpretação.

 

50 pts

 

19

ABR

Prova dissertativa

(Individual)

 

Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta do(s) enunciado(s) da(s)s questão(ões).

30 pts

TOTAL 100 pts

 

ATIVIDADE AVALIATIVA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

O discente que não atingir 60 pontos na média, tiver frequência igual ou superior a 75% poderá realizar atividade de recuperação para substituição da nota da prova dissertativa, desde que tenha realizado todas as atividades. A atividade consiste numa prova substitutiva.

Data

Forma

Critérios

Valor

 

26 ABR

 

Prova escrita

(Individual)

Conhecimento sobre o conteúdo; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa das respostas elaboradas; autonomia do pensamento; interpretação correta dos enunciados das questões.

 

30 pts

BIBLIOGRAFIA

Básica

FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. 16. ed. rev. ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucila de Almeida Neves (orgs.). O tempo do nacional estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. (Col. O Brasil republicano, v. 2)

SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

Complementar

DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930: o silêncio dos vencidos: memória, história e revolução. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

FERREIRA, Jorge. A democracia no Brasil: (1945-1964). São Paulo: Atual, 2006.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/01/2024, às 11:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5144929