UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geomorfologia Dinâmica 

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

ICHPO31402/GG019

Período/Série:

Turma:

Matutitno - GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Florence Marcolino Barboza

Ano/Semestre:

2022/02

Observações:

40 vagas 

 

EMENTA

Dinâmica processual do relevo: Vertentes, suas formas e processos. Processos areolares. Geomorfologia regional e local. Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental da paisagem e das bacias hidrográficas. Mapeamento geomorfológico como instrumento de análise.

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a Geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual conhecer os principais processos morfogenéticos e morfodinâmicos são importantíssimos. Para isso, entender a influência climáticas do passado e presente, além dos processos físicos e antrópicos que atuam na esculturação, forma e evolução do relevo são habilidades importantes para o geógrafo. O mapeamento geomorfológico (perfis e cartas geomorfológicas), com aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias hidrográficas em áreas urbana e rural visando a elaboração de diagnóstico e medidas mitigadoras são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender processos geomorfológicos (morfogenéticos e hidrodinâmicos) em diferentes escalas de análise a partir da inter-relação das dinâmicas da sociedade e da natureza.

Objetivos Específicos:

 

  • Apreender conceitos e principais processos responsáveis pela esculturação do relevo, tanto de caráter físico, quanto sociais/antrópicos.

  • Compreender a identificar e caracterizar e mapear feições geomorfológicas.

  • Conhecer a gênese e evolução das principais formas de relevo do relevo regional e local.

  • Trabalhar algumas concepções teórico-metodológicas que envolvam a recuperação de áreas degradadas.

  • Aplicar o conhecimento geomorfológico nos estudos ambientais.

PROGRAMA

 

1 - DINÂMICA PROCESSUAL DO RELEVO: VERTENTES SUAS FORMAS E PROCESSOS.

1.1 - Morfogênese das vertentes: intemperismo.

1.2 - Morfogênese das vertentes: movimentos de massa, características, fatores condicionantes e formas de recuperação e/ou mitigação.

1.2.1. Rastejamento.

1.2.2. Solifluxão ou fluxos de lama.

1.2.3. Avalancha.

1.2.4. Deslizamentos ou Escorregamentos: translacional e rotacional.

1.2.5. Desmoronamentos ou Quedas em blocos.

1.2.6. Condicionantes sociais.

1.3. Balanço Morfogenético: componente paralelo e perpendicular (verticais).

 

2 - PROCESSOS AREOLARES

2.1 - Erosão, processos, formas e tipos.

2.1.1. Processos erosivos: lineares e difusos.

2.1.2. Erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas.

2.2. Técnicas de recuperação de áreas degradadas.

2.2.1. Técnicas mecânicas.

2.2.1. Técnicas edáficas.

2.2.2. Técnicas bioengenharia.

 

3 - GEOMORFOLOGIA REGIONAL E LOCAL.

3.1. Aspectos Morfoestruturais e Morfoesculturais de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.

3.2. Caracterização dos aspectos físicos regionais e locais.

 

4 - APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOMORFOLÓGICO NO ESTUDO AMBIENTAL DA PAISAGEM E DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS.

4.1 - Processos morfodinâmicos (físicos) e a natureza das atividades humanas (antrópicos, socioeconômicos) que atuam na esculturação do relevo.

4.2 - A questão da degradação ambiental e os impactos ambientais em áreas urbanas e rurais.

 

5 - MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE.

5.1. Chaves de interpretação.

5.2. Feições geomorfológicas e formas de representação utilizando fotografias aéreas.

5.3. Perfis e cartas temáticas no auxílio do estudo geomorfológico.

 

METODOLOGIA

 

Serão realizadas aulas expositivas e dialogadas, subsidiadas pela leitura prévia de textos. Aulas práticas com uso de programas de mapeamentos, tais como QGIS, Stereo Photo Maker, Google Earth Pró. Realização de Trabalhos de Campos para reconhecimento de feições geomorfológicas/solos, rochas, hidrografia, impactos ambientais, dentre outros. Os textos para leitura e os trabalhos serão entregues via Plataforma Teams. 

Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas dialogadas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, além da participação dos alunos nos debates.

 

ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina.

 

Quadro 1. Cronograma das aulas

Aula

Data 

Horário

Atividade 

Local 

01

03/03/2023

08:00 -11:30h

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

Aula de introdução a Ambiental/Dinâmica

- Atendimento dos discentes;

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

 

02

10/03/2023

08:00 -11:30h

- Dinâmica processual erosiva;

- Atendimento dos discentes;

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

 

03

17/03/2023

08:00 -11:30h

 - Tipos e formas erosivas;

- Atendimento dos discentes;

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

 

04

24/03/2023

08:00 -11:30h

Movimentos de massa e escoamento pluvial;

- Atendimento dos discentes;

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

 

05

31/03/2023

08:00 -11:30h

- Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias;

- Mapeamento geomorfológico;

- Atendimento dos discentes;

Laboratório PEDOGEO

 

 

07/04/2023

08:00 -11:30h

 Feriado Paixão de Cristo 

 

 

14/04/2023

08:00 -11:30h

 Feriado Tiradentes

 

 

06

21/04/2023

08:00 -11:30h

 

- Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias;

- Fundamentação teórica dos aspectos da cartografia geomorfológica e mapas temáticos;

- Atendimento dos discentes;

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

07

21/04/2023

08:00 -11:30h

- Geomorfologia Regional e Local: Aspectos Morfoestruturais e Morfoesculturais de Minas Gerais e Triângulo Mineiro e Municipio de Ituiutaba. 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

08

28/04/2023

08:00 -11:30h

- Avaliação - PROVA I

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

09

05/05/2023

08:00 -11:30h

- Mapeamento geomorfológico (estereoscopia analógica);

- Vista de Prova;

Atendimento dos discentes;

 

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

10

12/05/2023

08:00 -11:30h

- Elaboração Mapa temático - Mapeamento

 

 Laboratório PEDOGEO

11

19/05/2023

08:00 -11:30h

- Elaboração Mapa temático - Mapeamento

 

Laboratório PEDOGEO

12

26/05/2023

08:00 -11:30h

- Elaboração Mapa temático - Mapeamento

 

Laboratório PEDOGEO

13

02/06/2023

08:00 -11:30h

- Finalização do Mapa temático - Mapeamento

 

Laboratório PEDOGEO

14

09/06/2023

08:00 -11:30h

- Apresentação dos mapeamentos 

 

Laboratório PEDOGEO

15

16/06/2023

08:00 -11:30h

Recuperação - A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação: Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem. § 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão. 

 

Sala de aula ou Laboratório PEDOGEO

16

23/06/2023

08:00 -11:30h

Divulgação das notas finais e relação de aprovados na disciplina

Sala de aula e/ou Laboratório PEDOGEO

17

03/03/2023 a 09/06/2023

Assincrona (12 horas) 

Leitura dos textos de apoio, debates sobre os temas e elaboração das atividades avaliativas (seminários).

 

18

A definir 

08:00 - 11:30h

Trabalho de campo 

 

OBSERVAÇÃO: Além das aulas presenciais, teremos 12 horas de atividades na modalidade assíncrona, conforme estabelecido na Resolução CONGRAD nº 25/2020. Nessa modalidade, o aluno deverá desenvolver a leitura de textos, debates em grupos e preparação de seminários.

 

* Os textos da disciplina ficarão disponíveis na Plataforma Microsoft Teams. O discente que realizar a matrícula na disciplina deverá providenciar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando o seu e-mail institucional (@ufu.br), conforme orientação disponível no link: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-para-comunidade-ufu. O cadastro do discente no ambiente virtual da disciplina será realizado pelo docente, através do e-mail institucional (@ufu.br) do discente cadastrado na Plataforma. Não será aceito outro e-mail para cadastro.

 

Os materiais necessários para realização das atividades presenciais (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula). Além disso, os discentes terão que instalar o programa Google Earth Pró em seu computadores pessoais ou utilizar o dos laboratórios de ensino;

 

A presença do discente será atribuída durante a aula presencial por meio de chamada e lançado no diário.

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será de forma individual e baseada em três estratégias:

 

nota final será calculada a partir do uso da média aritmética ponderada: Nota Final (NF)= Prova I*4; Estudo dirigido I*3; Estudo dirigido II*3; Mapeamento *4/10

* A atividade avaliativa deve ser realizada na data definida abaixo. Esta data pode sofrer alterações de acordo com o andamento do cronograma e eventuais adequações que forem necessárias. Cabe ao aluno acompanhar as aulas e se manter informado sobre o andamento do cronograma e eventuais alterações nas datas.

** Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.

***A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.

**** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da Prova 1 ou da Atividade Prática (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARAUJO, G. H. de S.; ALMEIDA, J. R. de; GUERRA, A. J. T. Geomorfologia urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

DREW, D. Processos interativos homem: meio ambiente. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

FLORENZANO, T. G. (Org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

Complementar

GUERRA, A J.T. & CUNHA S.B. Geomorfologia do Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R., G. M. Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Impactos ambientais urbanos no Brasil. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia e meio ambiente. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Avaliação e perícia ambiental. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Florence Marcolino Barboza, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2023, às 11:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4223406