UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

ACIONAMENTOS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

  1. Projetar, executar e realizar a manutenção de sistemas industriais de acionamento de motores elétricos utilizando relés, contatores eletromagnéticos e conversores eletrônicos;

  2. Analisar o comportamento dos motores elétricos em função das necessidades mecânicas de conjugado, das perturbações elétricas da fonte supridora de energia e das condições ambientais adversas;

  3. Selecionar, de acordo com o regime de trabalho e características específicas de cada carga, o tipo e a potência do motor mais adequado.

 

Ementa

Especificação e dispositivos de acionamento (partidas e frenagens) de motores de indução trifásicos em função do suprimento elétricos, do regime de trabalho (S2 a S6) e das cargas mecânicas.

 

PROGRAMA

1. Dispositivos e diagramas de comando e proteção de motores elétricos

        a. Simbologia e diagramas de comando de motores elétricos

        b. Dispositivos de comando e proteção de motores elétricos

        c. Dispositivos de partida de motores elétricos

2. Conversores eletrônicos utilizados em acionamentos de motores elétricos

        a. Retificadores controlados

        b. Inversores modulados por largura de pulso

        c. Conversores estáticos CC/CC

3. Dinâmica dos acionamentos elétricos

        a. Características mecânicas de diversas cargas

        b. Redução dos conjugados ao eixo do motor

        c. Cálculo aproximado de tempos de aceleração

4. Acionamentos de motores de corrente alternada

        a. Características de conjugado do motor de indução trifásico

        b. Efeito da alimentação desequilibrada no motor de indução

        c. Regimes de partida e frenagem

        d. Técnicas de partida suave

        e. Controle de velocidade empregando conversores eletrônicos

5. Seleção e aplicação de motores elétricos

        a. Regimes de trabalho normalizados

        b. Aquecimento e arrefecimento dos motores elétricos e influência do meio   ambiente no desempenho dos mesmos

        c. Especificação dos motores elétricos de acordo com os regimes de trabalho

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BIM, E. Maquinas elétricas e acionamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2012.

2. FITZGERALD, A. E. Electrical machinery. New York: McGraw-Hill, 1992.

3. MAMEDE FILHO, J. Instalações elétricas industriais. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. DEL TORO, V. Fundamentos de máquinas elétricas. São Paulo: Prentice-Hall do Brasil, 1994.

2. LANDER, C. W. Eletrônica industrial. São Paulo: Makron Books, 1997.

3. RASHID, M. H. Eletrônica de Potência: circuitos, dispositivos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999.

4. VAZQUEZ, J. R. Maniobra, mando y control electricos. 3. ed. Barcelona: Ediciones CEAC, 1980.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo Tavares

Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica

 


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 04/06/2019, às 13:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 05/06/2019, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 SEI nº 1158383