UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Economia e Relações Internacionais

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Macroeconomia

Unidade Ofertante:

IERI

Código:

39701

Período/Série:

2023.1

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

40

Prática:

 

Total:

40

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Érica Imbirussú

Ano/Semestre:

2023.1

Observações:

Atendimento extraclasse: quinta 13 às 15

 

EMENTA

Elemento da Economia. Oferta e demanda agregada. Políticas econômicas. Papel do Estado. Inflação.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina visa apresentar de forma ampla e elementar noções básicas de macroeconomia para o estudante da área de administração, de modo a contribuir para o entendimento do ambiente econômico no qual as empresas (publicas e privadas) e sociedade estão inseridas, auxiliando em sua formação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar uma abordagem introdutória da Macroeconomia, de modo que possam compreender o funcionamento e a condução da políticas macroeconômicas do país.

Objetivos Específicos:

Fornecer ao estudante uma visão dos, conceitos, métodos e fundamentos Macroeconômicos;

Estimular o espírito crítico do estudante quanto às politicas macroeconômicas do país.

Introduzi-lo ao conhecimento de aspectos necessários à gestão das empresas.

PROGRAMA

I. Introdução à Macroeconomia

1. Definição e problemas macroeconômicos fundamentais

2. O surgimento da macroeconomia moderna

3. Contabilidade Nacional

II. Oferta e demanda agregada

1. Teoria Keynesiana

2. Demanda agregada

3. Oferta agregada

I II. O Modelo IS-LM

1. O lado IS do modelo

2. O lado LM do modelo

IV. Inflação e desemprego

1. Inflação: definições e tipos

2. Desemprego

3. Aplicação na economia brasileira

V. Políticas Econômicas

1. Política Monetária

2. Política Fiscal

 

 

METODOLOGIA

As aulas serão presenciais com a utilização dos recursos disponíveis na sala de aula (quadro e giz) e também, data show. Conteúdos extras-classe serão trabalhados e passados aos estudantes por e-mail ou via teams

AVALIAÇÃO

1. Avaliação contínua de atividades extraclasse (listas e trabalhos) e participação em classe. Valor: 15 pontos

2. Avaliação escrita individual em sala de aula relativa aos conteúdos: tópicos I, II e III. Valor: 25 pontos.

3. Avaliação escrita individual em sala de aula relativa aos conteúdos: IV e V. Valor: 30 pontos.

4. Seminários e debates em grupo referentes aos conteúdos: IV e V. Valor: 30 pontos.

 

Avaliação de recuperação: 1. Avaliação escrita e individual realizada em sala de aula referente aos assuntos abordados (tópicos I, II, III, IV e V) no semestre e com pontuação de 100, sendo aprovado o aluno que tiver nota superior a 60 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

MANKIW, N. G. Introdução à Economia. São Paulo: Thomson Learning, 6ª. ed., 2014.

PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Sandoval de; TONETO JUNIOR, Rudinei (orgs). Manual de Economia. São Paulo. Saraiva. 2011.

VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: Micro e Marco. São Paulo. Atlas, 2001.

KEYNES, John Maynard. Teoria Geral.

 

Complementar

BLANCHARD, O (2017) Macroeconomia. 7ª edição. Rio de Janeiro, Person.

DORNBUSCH, R., FISCHER, S.; STARTZ, R. (2013). Macroeconomia. 11ª edição. São Paulo: McGraw-Hill.

JONES, C. I. (2000). Introdução à Teoria do Crescimento Econômico. Rio de Janeiro: Campus

MANKIW, N. G. (2017). Macroeconomia. 7ª edição. Rio de Janeiro: LTC.

SIMONSEN, M. H.; CYNE, R. P. (2009). Macroeconomia. 4ª edição. Atlas.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Érica Imbirussu de Azevedo, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 25/08/2023, às 19:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4772579