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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
A pesquisa e a escrita em História é de fundamental importância para o acadêmico em História, do bacharelado e da licenciatura, pois esse conhecimento lhe possibilita articular as dimensões teórica, metodológica e empírica, bem como manejar as categorias fundamentais do trabalho do professor-historiador: a temporalidade, a espacialidade e agentes sociais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
• Produzir a primeira versão de capítulos do TCC: debate historiográfico e análise de fontes. • Refletir sobre os temas e as questões suscitadas pelas fontes, formulando hipóteses interpretativas. • Produzir relatório sobre o estágio da pesquisa, contendo o planejamento das próximas etapas. |
PROGRAMA
I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.
METODOLOGIA
O componente curricular TCC II será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.
AVALIAÇÃO
Datas |
Forma |
Critérios |
Valor |
25 JUN |
Texto escrito: capítulo I
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Correção gramatical e coesão textual; adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT); articulação entre os problemas centrais abordados pelos autores selecionados para exposição do debate historiográfico.
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50 pts. |
13 AGO |
Texto escrito: capítulo II
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Apresentação/descrição detalhada das fontes; problematização das informações obtidas; adequação metodológica; consistência na análise e interpretação dos documentos históricos; originalidade, iniciativa, raciocínio crítico e criatividade.
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50 pts. |
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TOTAL |
100 pts. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004.
DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
Complementar
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 01:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 | SEI nº 3520274 |