UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

GHS033

Período/Série:

Turma:

SANDRA - II

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2022 (2021-2)

Observações:

Pré-requisito: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História; TCC I.

 

EMENTA

Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.

JUSTIFICATIVA

A pesquisa e a escrita em História é de fundamental importância para o acadêmico em História, do bacharelado e da licenciatura, pois esse conhecimento lhe possibilita articular as dimensões teórica, metodológica e empírica, bem como manejar as categorias fundamentais do trabalho do professor-historiador: a temporalidade, a espacialidade e agentes sociais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa.

Objetivos Específicos:

• Produzir a primeira versão de capítulos do TCC: debate historiográfico e análise de fontes.

• Refletir sobre os temas e as questões suscitadas pelas fontes, formulando hipóteses interpretativas.

• Produzir relatório sobre o estágio da pesquisa, contendo o planejamento das próximas etapas.

PROGRAMA

I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.

II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.

METODOLOGIA

O componente curricular TCC II será realizado por meio de reuniões periódicas com os alunos para orientações, apontamentos e correção dos textos produzidos.

AVALIAÇÃO

Datas

Forma

Critérios

Valor

25 JUN

Texto escrito: capítulo I

 

Correção gramatical e coesão textual; adequação às normas gramaticais e da escrita acadêmica (citações, paráfrases, referências de acordo com a ABNT); articulação entre os problemas centrais abordados pelos autores selecionados para exposição do debate historiográfico.

 

50 pts.

13 AGO

Texto escrito: capítulo II

 

Apresentação/descrição detalhada das fontes; problematização das informações obtidas; adequação metodológica; consistência na análise e interpretação dos documentos históricos; originalidade, iniciativa, raciocínio crítico e criatividade.

 

50 pts.

 

TOTAL

100 pts.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004. 

DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.

FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.

Complementar

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2022, às 01:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3520274