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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Observações: |
EMENTA
Arte, cultura e história articulações entre a teoria e a prática escolar. Abordagens estética e histórica na vivência da cultura e da arte. A arte-educação e a sua transversalidade na educação infantil, no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Vivências de processos artístico-culturais. Apreciação estética, contextualização, criação e fruição da cultura e da arte. O local da cultura: museus, galerias,teatros, cinemas, feiras, festas, praças, etc.
JUSTIFICATIVA
O PROINTER VI de caráter teórico-prático, integra as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, tem como objetivo introduzir a concepção da prática como práxis que se deseja, para alicerçar a formação do pedagogo e da pedagoga desde o início do curso, integrado com outro componente, contribui para promover atividades, discussões e reflexões que favoreçam o conhecimento do que está sendo produzido, assim como os desafios, dificuldades e perspectivas enfrentadas pelo curso de Pedagogia ICHPO-UFU, identificando-se pontos em comum e questões específicas. É o articulador dos componentes curriculares do Segundo Ciclo de formação: Diálogos interculturais, por meio da pergunta geradora: Como provocar o processo criativo no exercício da docência na Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental?
Assim, visa a construir, na interação entre todos os componentes curriculares do período, relações teórico-práticas para a construção de conhecimentos que buscam dar respostas, datadas, aos problemas lançados.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Compreender o sujeito como ser cultural inserido em um mundo social que se manifesta em produções elaboradas de forma intencional e dialogante com o vivido. -Refletir sobre a arte, a cultura e a história na educação e a necessidade da formação de professores para o ensino e pesquisa de atividades artístico-culturais na escola e nos espaços não escolares. -Pautar discussões em torno do fazer, pensar, contextualizar e veicular as temáticas relativas às culturas, aos artistas, às obras e aos sujeitos nos contextos escolares de forma crítica socializando as experiências e resultados na forma de manifestação destes conhecimentos, como exposições,espetáculos, mostras e demais formatos atinentes ao universo da arte e da cultura e o seu ensino. -Desenvolver habilidades de estudos, de pesquisa e de produção de conhecimentos relativa à cultura do jogo, do brinquedo e da brincadeira no ambiente escolar; -Realizar ações interdisciplinares junto a outros elementos da práxis educativa do curso de Pedagogia possíveis relações que se estabeleçam entre a universidade, a escola e a sociedade em geral, ponderando acerca dos trabalhos práticos e teóricos com ênfase na cultura e suas práticas lúdicas como tema da construção da identidade brasileira. na arte e na sociedade como tema da construção da identidade brasileira. |
Objetivos Específicos: |
- Promover atividades, discussões e reflexões que favoreçam o conhecimento do que está sendo produzido acerca da arte e da cultura no ambiente escolar, analisando-se os instrumentos de pesquisa, ensino e avaliação em suas diferentes metodologias da práxis pedagógica. - Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador sobre a ludicidade nas atividades de recreação, jogos, brinquedos e brincadeiras realizados em brinquedotecas e outros espaços escolares; - Construir, ao longo da organização e realização do PROINTER VI um diálogo proveitoso e constante com os estágios supervisionados por meio da socialização de atividades teórico-práticas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. - Compreender o sujeito como possuidor de múltiplos interesses, culturas, saberes e dimensões, considerando-se o conteúdo das temáticas dos 3 Ciclos do curso de Pedagogia, articuladores das disciplinas currículo: Ciclo I:Sujeitos Fazedores de História, Ciclo II: Diálogos Interculturais e Ciclo III: Práxis transformadora. |
PROGRAMA
Unidade I: Articulação entre teoria e prática do ensino de arte e de cultura
-Pesquisa das metodologias da práxis pedagógica em trabalhos artístico-culturais
-Reflexões sobre a articulação entre teoria e prática nos trabalhos artístico-culturais
-Análise das dificuldades dos desafios e perspectivas dos trabalhos artístico-culturais
Unidade II: Socialização do conhecimento artístico-cultural
-Sistematização das propostas da práxis e atividades a serem desenvolvidas
-Socialização das pesquisas e práticas realização por meio de exposições, espetáculos, mostras, etc.
Unidade III: Análise dos desafios e das perspectivas de atividades artístico-culturais em espaços deaprendizagem
-Avaliação da relação arte-cultura -escola-sociedade
-Proposições e encaminhamentos para os Seminários posteriores
METODOLOGIA
A metodologia no PROINTER VI está em concordância com a Resolução nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
- VI Seminário da Congada, previsto para os dias 15 a 19 de maio de 2023 com a elaboração de um relatório(TDE) de pelo menos uma atividade realizada durante o evento.
- Avaliação de recuperação dia 23 de junho de 2023 às 14:50h
● Horários das atividades presenciais: Sextas-feiras, das 14:50h as 16:50h
● As referências bibliográficas e outros materiais da disciplina serão disponibilizados para as e os estudantes pelo drive, E-mail : licalaca@ufu.br e Whatsapp : (34)99976-4575
O curso será desenvolvido a partir de aulas dialógicas, através de atividades que possam promover o diálogo, discussão, vivências e aprendizagens significativas, mobilizando linguagens plurais diversas, com potencial criativo, intelectual, emocional, afetivo, além, de trabalhar leitura, interpretação, compreensão, discussão de textos, imagens, apreciação de diferentes gêneros textuais, musical, cênica, corporal, poética.
AVALIAÇÃO
A avaliação da aprendizagem não pode ser considerada apenas um componente do trabalho pedagógico, mas algo inerente a ele e deve permear o processo de ensino aprendizagem e tem como função primordial a identificação e a análise do que foi aprendido, o que ainda é necessário aprender, considerando estas funções como subsídios para a reorganização do trabalho pedagógico, tendo em vista a aquisição da aprendizagem.
A pontuação será assim distribuída:
Atividades |
Nota |
Atividades no Pré Círculo |
20 |
Pesquisa das metodologias da práxis pedagógica em trabalhos artístico-culturais |
30 |
Socialização das pesquisas MOSTRA CULTURAL |
30 |
Auto-Avaliação (participação) |
20 |
TOTAL |
100,0 |
Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, o e a estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) será realizado um trabalho paralelo no sentido de retomada e acompanhamento sobre o conteúdo estudado, e os pontos obtidos nas avaliações anteriores poderão ser substituídos na medida que demonstrarem compreensão e sínteses previstas a partir dos feedbacks da professora. A aprovação obedece ao valor de nota mínima de 60 pontos estabelecido pelas Normas de Graduação UFU.
Será disponibilizado horário de atendimento individual e coletivo com a professora para tratar as dúvidas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2007.
Complementar
CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança.7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
HERNÁNDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. [2. ed.]. Porto Alegre:Zouk, 2008.
RICHTER, S. R. S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
SANTA ROSA, N. S. Arte-educação para professores: teorias e práticas na visitação escolar. Rio de Janeiro:Pinakotheke, 2006.
SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. SãoPaulo: Ed. 34, 2005.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Calaça da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 18:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4252238 |