UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INFIS39032 - Experimental de Física Básica: Mecânica

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39032

Período/Série:

 

Turma:

66666

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Altair Ramos Gomes Júnior

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução à teoria dos erros e medidas. Apresentação da teoria de propagação de incertezas e exemplos. Linearização e Regressão linear. Elaboração de Relatórios, Gráficos e Tabelas. Realização de Práticas Experimentais de Mecânica.

JUSTIFICATIVA

Disciplina Obrigatória

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos de mecânica através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados.

Capacitar o estudante a realizar o tratamento de dados utilizando propagação de incertezas, linearização, regressão linear e a redigir um relatório científico.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

1. Conceitos básicos

1.1. Medida de uma grandeza.

1.2. Classificação das incertezas.

1.3. Valor médio, erro instrumental, erro estatístico e erro total.

1.4. Algarismos significativos.

1.5. Notação científica.

 

2. Teoria de propagação de incertezas

2.1. Conceito da propagação de incertezas e interpretação gráfica.

2.2. Caso de uma variável e exemplos.

2.3. Caso multivariável e exemplos.

 

3. Linearização

3.1. Conceito de linearização e sua importância. Funções lineares e não-lineares.

3.2. Linearização de funções polinomiais através de funções logarítimicas. Exemplos reais de uso de linearização.

3.3. Linearização de funções polinomiais através de mudança de variável.

3.4. Propagação de incertezas da linearização.

 

4. Regressão linear

4.1. Conceito de regressão linear e sua importância.

4.2. Método de mínimos quadrados.

4.3. Regressão linear simplificada: incertezas iguais em y.

4.4. Transferência de incertezas (opcional).

 

5. Estrutura e confecção de relatórios científicos

5.1. Objetivos e estrutura do relatório científico.

5.2. Construção de tabelas.

5.3. Elaboração de gráficos.

5.4. Reta média ou melhor reta. Determinação de coeficientes angular e linear.

 

6. Instrumentos de medidas

6.1. Paquímetro.

6.2. Conceito do nônio ou vernier e seu funcionamento.

6.3. Micrômetro.

 

7. Atividades experimentais em mecânica

7.1. Instrumentos de medida.

7.2. Cinemática unidimensional e bidimensional.

7.3. Estática.

7.4. Dinâmica.

7.5. Movimento rotacional.

7.6. Leis de conservação.

 

METODOLOGIA

Uma breve explanação inicial sobre o tema da experiência e sobre os equipamentos disponíveis na bancada. Na sequência os alunos passam a executar as tarefas do experimento sob a assistência do professor. Recursos: Datashow e equipamentos didáticos do laboratório de mecânica.

 

No total, serão ministradas 24 horas-aula presenciais, correspondentes à 90% do semestre e 04 horas-aula correspondendo ao período de 10% finais, onde ocorrerão vistas de provas e avaliação de recuperação, conforme disposto na RESOLUÇÃO CONGRAD N° 73, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022, ART. 2. Por fim, as aulas serão complementadas com 08 horas-aula de atividades assíncronas.

 

O atendimento ao aluno será realizado de forma presencial na sala do professor no bloco 1X.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos(as) alunos(as) na forma de relatórios referente aos experimentos realizados em sala de aula. Os relatórios científicos deverão ser entregues pessoalmente ou feito upload na plataforma Teams. A nota final do(a) aluno(a) será dada pela soma aritmética de duas provas (valendo 20 pontos cada prova) e dos seis relatórios (valendo 10 pontos cada). O(a) discente logra aprovação se atingir nota final maior ou igual à 60 pontos. Ao discente que não atingir a pontuação mínima e tiver ao menos 75% de frequência, será oferecida uma atividade de recuperação que engloba todo o conteúdo da disciplina. A nova nota é a média aritmética da nota final e a nota da recuperação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Fisica. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I. Elaborado por Wellington Akira Iwamoto et al. 1. ed.  Uberlândia: UFU, 2014. Disponível em:http://www.infis.ufu.br/images/users/labdidaticos/Lab_Mecanica/Lab1.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2018.
  2. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física: Mecânica. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. V. 1.
  3. HEWITT, P. G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  4. KNIGHT, R. D. FísicaUma abordagem estratégica. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. v. 1.
  5. NUSSENZVEIG, H. M.. Curso de física básica. 5.ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2014. V. 1.

 

Complementar

  1. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: E. Blücher, 1996.
  2. ALONSO, M.; FINN, E. J.. Física, um Curso Universitário: Mecânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1972.
  3. CHAVES, A.; SAMPAIO, J. F.. Física Básica: Mecânica. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2007.
  4. FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R.B.; SANDS, M.. Lições de Física. Porto Alegre: Bookman, 2008. V. 1.
  5. HELENE, O. A. M.; VITO, R. V. Tratamento estatístico de dados em física experimental. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 1991.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Altair Ramos Gomes Júnior, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/08/2023, às 14:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.054632/2023-86 SEI nº 4714355