UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E DOIS, EM CARÁTER EXTRAORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos nove dias do mês de junho de dois mil e vinte e dois, às 14h00min, teve início a Sétima Reunião Extraordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ana Paula Dechen, Ângela Suélem Rocha Veloso,  Antônio Carlos Freire Sampaio,  Antonio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Dênis Sebastião Ramos Firmino, Filipe Goulart Lima, Fernando Luiz de Paula Santil, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram a ausência os conselheiros: Cláudia de Sousa Rodrigues, Elton da Silva Negreto e Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues. O Professor Boscolli recepcionou os participantes da reunião e, em seguida, passou-se à discussão da pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Processo 23117.027936/2022-90. Apreciação do Parecer da Comissão que Analisa os Planos de Trabalho dos Docentes do IGUFU, apresentados para o semestre letivo 2021/2.  O Presidente do CONIGUFU, Prof. Boscolli, concedeu a palavra à Presidente da Comissão, Professora Luziane Ribeiro Indjai, que apresentou o relatório do trabalho conjunto realizado entre os docentes, comissão e secretaria do IGUFU, ressaltando o alcance de 100% de submissão dos documentos. O Professor Boscolli agradeceu à comunidade docente e à comissão pelo empenho no processo. Em seguida, o item foi submetido à apreciação do CONIGUFU e, não havendo inscritos para discussão, foi aberta votação para aprovação do parecer. O parecer foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 1.2.) Processo 23117.038172/2022-68. Apreciação da solicitação do Colegiado do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica acerca da alteração das normas para elaboração de trabalho de conclusão de curso. Relator: Filipe Goulart Lima. O Prof. Boscolli concedeu a palavra ao relator, Professor Filipe, que apresentou parecer favorável à solicitação do Colegiado do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O Professor Boscolli agradeceu ao Colegiado, NDE, Coordenação e comunidade acadêmica do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e também ao relator pelo trabalho realizado. Prontamente, o item foi submetido à apreciação do CONIGUFU e, não havendo inscritos para discussão, foi aberta votação para aprovação do parecer. O parecer foi aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 1.3.) Processo 23117.009009/2022-98. Apreciação do edital para processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vaga destinada à área de Ensino de Geografia. Comissão: Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente); Prof. Dr. Tulio Barbosa e Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva. De início, o Professor Boscolli agradeceu à comissão pela apresentação da proposta de edital e, seguidamente, concedeu a palavra ao Presidente da Comissão Examinadora, Professor Sérgio. O edital foi apresentado na íntegra pelo Professor Sérgio e, após a leitura, o documento foi submetido à apreciação do Conselho. Os conselheiros Professor Antônio Carlos Freire Sampaio e Professor Paulo Cezar Mendes questionaram os motivos pelos quais a comissão estabeleceu pontuação mínima de 70 pontos para aprovação no referido edital para remoção. Com a palavra, o Professor Sérgio destacou que a Resolução CONIGUFU Nº 4/2022 estabelece que "o edital deverá indicar os requisitos mínimos, de caráter eliminatório, que devem ser preenchidos para aprovação do docente nos processos de remoção e redistribuição, dentre os quais devem constar pontuação final mínima a ser alcançada, não inferior a 50 pontos". O Professor Sérgio ainda argumentou que a comissão considerou a pontuação mínima de 70 pontos como um requisito importante a fim de alcançar o perfil necessário para 'elevar a qualidade' do corpo docente que compõe a área de Ensino de Geografia. Os Professores João Vitor e Mirlei sugeriram que a comissão indicasse o Qualis Capes 2013-2016, bem como as áreas para avaliação dos periódicos (Geografia ou Educação ou Ensino), respectivamente. As sugestões foram acatadas pelo presidente da Comissão Examinadora. Encerradas as inscrições para discussão, o conselheiro Antônio Sampaio fez um encaminhamento ao CONIGUFU com a proposta de que fosse considerada a alteração da pontuação mínima do edital para 50 pontos. Nessa direção, o presidente do CONIGUFU submeteu à votação a proposta da comissão versus a proposta encaminhada pelo conselheiro. A proposta encaminhada pelo conselheiro Antônio Sampaio recebeu 3 votos favoráveis; a proposta da comissão recebeu 11 votos favoráveis, sendo, portanto, aprovada por maioria de votos. Processo 23117.009009/2022-98. Apreciação do edital para processo de remoção/redistribuição e aproveitamento de concurso para provimento de vaga destinada à área de Geografia Humana e Planejamento. Comissão: Prof. Dr. Rivaldo Mauro de Faria (presidente); Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira e Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira. Verificada a necessidade de melhor instruir o processo, o presidente da Comissão Examinadora solicitou a aprovação do Plenário para realização de diligência. A solicitação foi aprovada com 11 votos favoráveis e 2 abstenções. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente do CONIGUFU deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 9 de junho de 2022.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Presente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Ausência Justificada

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

9.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Férias

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Ausência Justificada

13.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

14.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

15.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

16.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

17.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

18.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 23/06/2022, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Luiz de Paula Santil, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Conselheiro(a), em 23/06/2022, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040448/2022-78 SEI nº 3672389