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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h |
EMENTA
Teorias do Currículo. Currículo e Política Cultural. A Diversidade Cultural Brasileira e a Questão Curricular no Brasil. História do Currículo da Disciplina Geografia. Paradigmas Curriculares da Disciplina Escolar Geografia. Cultura e Ciência Geográfica. Geografia e História da Cultura Brasileira. Economia, Política e Cultura na Formação Curricular da Geografia. O Estado Brasileiro e o Currículo. Cultura Popular e Cultura Marginal no Currículo da Disciplina Geografia. Cultura Brasileira e seus Problemas Contemporâneos para a Educação Geográfica. Diferentes Tipos de Conhecimentos e a Cultura Marginal. Múltiplas Linguagens e Ensino de Geografia para as Questões Étnico-Raciais. As Leis 10639/03 e 11645/08 e o Ensino de Geografia para o Fortalecimento da Democracia e dos Direitos Humanos no Brasil.
JUSTIFICATIVA
Conhecer as teorias do campo do Currículo e suas relações com a política educacional, a diversidade sociocultural brasileira e as questões étnico-raciais. A disciplina Geografia e as questões que envolvem o currículo são importantes por dar subsídios para o licenciando compreender melhor as transformações político-pedagógicas que tangem o ensino de Geografia no Brasil e sua situação atual; permitem ao futuro educador reconhecer-se diante das reformas educacionais e diretrizes da educação que impactam a disciplina Geografia na escola, uma vez que dão o contexto para projetos educacionais se estabelecerem ou não no país; além de viabilizar processos de desnaturalização e potencialização das próprias práticas de ensino do futuro educador. Importantes também para que os futuros professores se tornem agentes ativos nos seus próprios mundos profissionais, como nas decisões por conhecimentos geográficos que circulam e são produzidos nas suas aulas à serviço de práticas sociais transformadoras diante da função social da escola e das finalidades dos conhecimentos geográficos na formação cidadã dos alunos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender as políticas educacionais e de currículo e as questões culturais brasileiras a que os pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina Geografia estão vinculados no Brasil. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Políticas educacionais, a formação de professores e as práticas de ensino de Geografia
Teorias do Currículo: Tradicional, Crítica e Pós-Crítica
Políticas do Currículo e história da disciplina escolar Geografia no fim do século XX e século XXI
Contextos políticos-educacionais da Base Nacional Comum Curricular no Brasil
Prescrições curriculares e conteúdos para o ensino de Geografia na Educação Básica brasileira na atualidade
Formação história da cultura e identidade brasileira.
Questões étnico-raciais e Geografia Escolar
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( x) NÃO
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METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas com uso de data-show, lousa e textos básicos e complementares, com uso da Plataforma Moodle como apoio aos trabalhos e de Whatsapp para informes. Leituras e Estudos Dirigidos de textos científicos, documentos de políticas educacionais e manifestos referentes ao Ensino de Geografia na Educação Básica brasileira atual. Atividades orientadas, apresentações e debates teórico-práticos em aula. Apresentação individual, dupla e/ou em grupo de atividades parciais para avaliação do andamento dos estudos na disciplina. Produções escritas e estudos em sala de atividades avaliativas, elaboração das atividades orientadas individuais, dupla e/ou grupo.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Trabalhos individuais orais e escritos sobre leituras básicas ao longo da disciplina |
Ao longo do semestre letivo |
40 |
Trabalho em grupo: estudo e debate sobre textos em sala |
Segunda quinzena de fevereiro |
15 |
Trabalho prático em grupo sobre Habilidades, Conteúdos e Práticas de Ensino de Geografia prescritas para educação básica |
Mês de Março |
45 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Prova escrita |
23 de abril |
100 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; et. al.. Manifesto: Crítica às reformas neoliberais na Educação - prólogo do Ensino de Geografia. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2021. Disponível em: http://anpege.ggf.br/arquivos/publicacoes/16/74775bb28d728fdbe4d1a951fb330c8e.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.
COSTA, Hugo Heleno Camilo. Pensar as políticas de currículo: impressões no debate sobre raciocínio geográfico. Signos Geográficos, Goiânia-GO, v. 3, 2021. p. 1-20. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/70139/37638 Acesso em: 11 abr. 2022.
GUIMARÃES, Geny F.; OLIVEIRA, Denilson Araújo de; ROSA, Daniel; GIORDANI, Ana; ALVES, Bruno (orgs.). Geografias negras e estratégias pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/EBOOK_Geografias-negras-e-estrategias-pedagogicas-2.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil. Revista Tempo Social, v. 1, n. 1, 29-46. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83318 Acesso em: 11 abr. 2022.
Complementar
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n. 2, 2011. p.240-255. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.
FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/3002-Texto%20do%20artigo-6719-1-10-20100617.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.
GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 4, 2018. p. 1036–1055. Disponível em: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11 Acesso em: 11 abr. 2022.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 3, 2014. p. 1530 - 1555. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666/15916 Acesso em: 11 abr. 2022.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 32, 2006, p. 285-295. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wbctGFsGKm3tJ8bvhFKKfnd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 abr. 2022.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Amanda Regina Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 18:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015364 |