UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, CURRÍCULO E CULTURA BRASILEIRA

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU39001

Período/Série:

6º per. - Licenciatura

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

  )

Optativa:

( X )

Professor(A):

AMANDA REGINA GONÇALVES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Teorias do Currículo. Currículo e Política Cultural. A Diversidade Cultural Brasileira e a Questão Curricular no Brasil. História do Currículo da Disciplina Geografia. Paradigmas Curriculares da Disciplina Escolar Geografia. Cultura e Ciência Geográfica. Geografia e História da Cultura Brasileira. Economia, Política e Cultura na Formação Curricular da Geografia. O Estado Brasileiro e o Currículo. Cultura Popular e Cultura Marginal no Currículo da Disciplina Geografia. Cultura Brasileira e seus Problemas Contemporâneos para a Educação Geográfica. Diferentes Tipos de Conhecimentos e a Cultura Marginal. Múltiplas Linguagens e Ensino de Geografia para as Questões Étnico-Raciais. As Leis 10639/03 e 11645/08 e o Ensino de Geografia para o Fortalecimento da Democracia e dos Direitos Humanos no Brasil.

 

JUSTIFICATIVA

Conhecer as teorias do campo do Currículo e suas relações com a política educacional, a diversidade sociocultural brasileira e as questões étnico-raciais. A disciplina Geografia e as questões que envolvem o currículo são importantes por dar subsídios para o licenciando compreender melhor as transformações político-pedagógicas que tangem o ensino de Geografia no Brasil e sua situação atual; permitem ao futuro educador reconhecer-se diante das reformas educacionais e diretrizes da educação que impactam a disciplina Geografia na escola, uma vez que dão o contexto para projetos educacionais se estabelecerem ou não no país; além de viabilizar processos de desnaturalização e potencialização das próprias práticas de ensino do futuro educador. Importantes também para que os futuros professores se tornem agentes ativos nos seus próprios mundos profissionais, como nas decisões por conhecimentos geográficos que circulam e são produzidos nas suas aulas à serviço de práticas sociais transformadoras diante da função social da escola e das finalidades dos conhecimentos geográficos na formação cidadã dos alunos.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender as políticas educacionais e de currículo e as questões culturais brasileiras a que os pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina Geografia estão vinculados no Brasil.

Objetivos Específicos:

  • Entender as teorias do currículo, as diferentes escolas paradigmáticas curriculares e suas respectivas características epistemológicas, culturais e pedagógicas.

  • Avaliar o currículo para o ensino de Geografia na educação básica como uma política cultural de Estado.

  • Analisar os contextos políticos-educacionais e os processos de formulação da Base Nacional Comum Curricular no Brasil.

  • Reconhecer conteúdos e práticas de ensino de Geografia para a educação básica e suas correlações com as prescrições curriculares atuais.

  • Discutir os mitos e simbologias que envolvem os discursos de identidade cultural brasileira.

  • Reconhecer aspectos metodológicos da Geografia negra e estratégias pedagógicas que abordem questões étnico-raciais e antiracistas no ensino de Geografia para a educação básica.

PROGRAMA

  1. Políticas educacionais, a formação de professores e as práticas de ensino de Geografia

  2. Teorias do Currículo: Tradicional, Crítica e Pós-Crítica

  3. Políticas do Currículo e história da disciplina escolar Geografia no fim do século XX e século XXI

  4. Contextos políticos-educacionais da Base Nacional Comum Curricular no Brasil

  5. Prescrições curriculares e conteúdos para o ensino de Geografia na Educação Básica brasileira na atualidade

  6. Formação história da cultura e identidade brasileira.

  7. Questões étnico-raciais e Geografia Escolar

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( x) NÃO

 

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas-dialogadas com uso de data-show, lousa e textos básicos e complementares, com uso da Plataforma Moodle como apoio aos trabalhos e de Whatsapp para informes. Leituras e Estudos Dirigidos de textos científicos, documentos de políticas educacionais e manifestos referentes ao Ensino de Geografia na Educação Básica brasileira atual. Atividades orientadas, apresentações e debates teórico-práticos em aula. Apresentação individual, dupla e/ou em grupo de atividades parciais para avaliação do andamento dos estudos na disciplina. Produções escritas e estudos em sala de atividades avaliativas, elaboração das atividades orientadas individuais, dupla e/ou grupo.

AVALIAÇÃO

 

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Trabalhos individuais orais e escritos sobre leituras básicas ao longo da disciplina

Ao longo do semestre letivo

40

Trabalho em grupo: estudo e debate sobre textos em sala

Segunda quinzena de fevereiro

15

Trabalho prático em grupo sobre Habilidades, Conteúdos e Práticas de Ensino de Geografia prescritas para educação básica

Mês de Março

45

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Prova escrita

23 de abril

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; et. al.. Manifesto: Crítica às reformas neoliberais na Educação - prólogo do Ensino de Geografia. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2021. Disponível em: http://anpege.ggf.br/arquivos/publicacoes/16/74775bb28d728fdbe4d1a951fb330c8e.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.

COSTA, Hugo Heleno Camilo. Pensar as políticas de currículo: impressões no debate sobre raciocínio geográfico. Signos Geográficos, Goiânia-GO, v. 3, 2021.  p. 1-20. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/70139/37638 Acesso em: 11 abr. 2022.

GUIMARÃES, Geny F.; OLIVEIRA, Denilson Araújo de; ROSA, Daniel; GIORDANI, Ana; ALVES, Bruno (orgs.). Geografias negras e estratégias pedagógicas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/EBOOK_Geografias-negras-e-estrategias-pedagogicas-2.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade Cultural, Identidade Nacional no Brasil. Revista Tempo Social, v. 1, n. 1, 29-46. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83318  Acesso em: 11 abr. 2022.

 

Complementar

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n. 2, 2011. p.240-255. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.

FIORIN, José Luiz. A construção da identidade nacional brasileira. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, 1o sem. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/USER/Downloads/3002-Texto%20do%20artigo-6719-1-10-20100617.pdf Acesso em: 11 abr. 2022.

GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Em Re-Vista, v. 25, n. 4, 2018. p. 1036–1055. Disponível em:  https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-11 Acesso em: 11 abr. 2022.

MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum. São Paulo, v. 12, n. 3, 2014. p. 1530 - 1555. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666/15916 Acesso em: 11 abr. 2022.

MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v. 11,  n. 32, 2006, p. 285-295. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wbctGFsGKm3tJ8bvhFKKfnd/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 11 abr. 2022.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Regina Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 18:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015364