UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31110

Período/Série:

1

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

15

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Tavares

Ano/Semestre:

 

Observações:

Este componente curricular será desenvolvido de forma presencial nos termos previstos nas resoluções 25/2020 e 38/2022 do CONGRAD e 20/2022 do CONSUN

 

EMENTA

Visão geral da atuação técnica, social, ética, inclusiva e ambiental dos profissionais de engenharia elétrica. Conteúdos de educação das relações étnico-raciais e diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. Noções de empreendedorismo e de inovação.

JUSTIFICATIVA

A passagem dos estudantes para o Ensino Superior, provenientes do Ensino Médio, cada vez mais jovens, deve ser feita de forma a permitir o seu pleno desenvolvimento na profissão almejada levando em conta os aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, é importante que haja um conhecimento profundo sobre as potencialidades da Instituição de Ensino que os acolhe, da abrangência da área de atuação do profissional e do curso escolhido. Esta disciplina, de caráter informativo, tem a função de preencher esta lacuna imediatamente após o ingresso dos estudantes sendo, portanto, oferecida no primeiro período do Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos ingressantes informações sobre o Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, além de demonstrar as atribuições da futura profissão.

Objetivos Específicos:

1. Conhecer a Universidade Federal de Uberlândia (órgãos superiores, direitos e deveres dos estudantes);

2. Conhecer a Faculdade de Engenharia Elétrica (Cursos, Conselhos,  colegiados);

3.  Entender os nichos de atuação de sua futura profissão, seu caráter multidisciplinar e aspectos vinculados à ética profissional e cidadã;

4. Compreender a importância dos modelos abstratos, das simulações, das pesquisas e dos projetos na área da Engenharia Elétrica;

5. Compreender a importância das visões sistêmica e estratégica, da criatividade e inovação, do trabalho em equipe e da comunicação interpessoal na atuação dos engenheiros;

6.  Desenvolver, por conta própria, um pequeno projeto de engenharia, ampliando sua autonomia intelectual.

7. Vivenciar experiências relacionadas à educação das relações étnico-raciais.

8.  Conhecer as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

9. Compreender as técnicas, conceitos e aplicações do Desenho Universal;

PROGRAMA

1.  A graduação em Engenharia Elétrica da UFU

       1.1. Princípios e objetivos

       1.2. Perfil do egresso

       1.3. Estrutura curricular

       1.4. Estrutura física

       1.5. Regulamento

       1.6. Diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público em atendimento à Lei nº 13.425 de 30 de março de 2017.

       1.7. Conceitos: preconceito, discriminação e racismo

       1.8. Tratamento da questão racial no cotidiano

       1.9. Ética e Cidadania

       1.10. Culturas afro-brasileira e indígena

       1.11. Diversidade Regional e Local

2.  Métodos e estratégias de estudo e aprendizagem

        2.1. Conceitos e definições

        2.2. Seminários

        2.3. Resumo

        2.4. Resenha

        2.5. Esquema

        2.6. Sinopse

        2.7. Técnica de sublinhar

        2.8. Pesquisa bibliográfica

3.   Comunicação profissional

        3.1. Comunicação oral

        3.2. Elementos observados na comunicação oral

        3.3. Inibição e ansiedade

        3.4. Presença

        3.5. Voz

        3.6. Contato com os olhos

        3.7. Linguagem do corpo

        3.8. Aparência

        3.9. Utilização de recursos áudio-visuais

        3.10. Redação técnica

        3.11. Linguagem técnica

        3.12. Auxiliares linguísticos

        3.13. Trabalhos escolares

        3.14. Provas

        3.15. Relatórios técnicos

        3.16. Artigos

        3.17. Monografias

4.   Criatividade e inovação

        4.1. O processo criativo

        4.2. Barreiras que afetam a criatividade

        4.3. Técnicas de estimulação da criatividade

        4.4. Inovação

5.  Pesquisas tecnológicas

        5.1. Caracterização

        5.2. Ética

        5.3. Tipos

        5.4. Métodos

        5.5. Organização

6. Técnicas e conceitos de Desenho Universal em projetos de engenharia

       6.1. Princípios e fundamentos

               6.1.1. Igualitário – uso equiparável

               6.1.2. Adaptável – uso flexível

               6.1.3. Óbvio – uso simples e intuitivo

               6.1.4. Conhecido – Informação de fácil percepção

               6.1.5. Seguro – tolerante ao erro

               6.1.6. Sem esforço – baixo esforço físico

              6.1.7. Abrangente – dimensão e espaço para          aproximação e uso

7.   Projetos de engenharia

        7.1. Seleção do tema e formulação do problema

        7.2. Coleta de informações

        7.3. Concepção da solução

        7.4. Avaliação do projeto

        7.5. Especificação da solução final

        7.6. Relatório final

8.  Modelos e simulação

        8.1. A importância dos modelos

        8.2. Modelo icônico

        8.3. Modelo diagramático

        8.4. Modelo matemático

        8.5. Modelo físico

        8.6. Simulação icônica

        8.7. Simulação analógica

        8.8. Simulação matemática

9.  Otimização

        9.1. Modelos de otimização

        9.2. Métodos de otimização

10. Projeto orientado

METODOLOGIA

*Obs.: a aulas presenciais, de acordo com o horário disponibilizado para as aulas e o calendário acadêmico integralizarão 25hs, o restante da carga horária (5hs) será complementada com atividades assíncronas

Técnicas de Ensino:

Palestras, aulas expositivas com recursos audiovisuais e lousa.

Atividades em grupo para apresentação de seminários e trabalhos

Arquivos disponibilizados no Moodle

 

Cronograma de desenvolvimento do conteúdo

 

AULAS n0

CONTEÚDO

01-02

Recepção dos ingressantes - FEELT e participação no “trote social” - PET 

03-04

Plano de Curso e Sistema de Avaliação

05-06

Apresentação do Curso de Engenharia Elétrica

07-08

Técnicas de apresentação

09-10

Treinamento para o uso do sistema de biblioteca da UFU

11-12

Palestra sobre CREA

13-14

Palestra sobre Prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público

15-16

Palestra sobre prevenção às drogas

17-18

Palestra sobre Educação Éticnico-Racial

19-20

Palestra professores da Engenharia Elétrica

21-22

Palestra professores da Engenharia Elétrica

23-24

Discussão sobre o papel do Engenheiro na sociedade

25-26

Palestra sobre o PET

27-28

Palestra sobre a Empresa Júnior

29-30

Análise do guia acadêmico do estudante

31-32

Modelos e simulações computacionais

33-34

Apresentação de Seminário

35-36

Apresentação de Seminário

AVALIAÇÃO

 

Participação das aulas presenciais e palestras: 45 pontos

Seminários: 30 pontos

Curso de Octave: 15 pontos

Questionário: 10 pontos

As atividades avaliativas totalizarão 100 pontos

Avaliação de recuperação: Estudante que não obtiver rendimento mínimo para aprovação e com frequencia mínima de 75% poderá fazer uma prova de todo o conteúdo deste componente curricular. Se a nota obtida for maior que 60 pontos, ficará com nota final de 60 pontos. Caso a nota obtida seja inferior a 60 pontos prevalecerá a maior nota entre a avaliação de recuperação e as avaliações regulares do semestre letivo.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. BAZZO, W. A. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. rev Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013. 292 p., il. ISBN 978853286420 (broch.); 2013.

2. BASTOS, L.R. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2003. xii, 222 p., il. + 1 CD-ROM. Inclui bibliografia, índice e glossário. ISBN 8521613563.
3. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2008.

Complementar

1. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico.24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
2. BARROS, A. P.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
3. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
4. RODRIGUES FILHO, G.; BERNARDES, V. A. M.; NASCIMENTO, J. G. (org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops, 2012.
5. SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
6. CARDELLA, B. Segurança no trabalho e prevenção de acidentes: uma abordagem holística: segurança integrada a missão organizacional com produtividade, qualidade, preservação ambiental e desenvolvimento de pessoas. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
7. REIS, J. S. Segurança em eletricidade. São Paulo: Fundacentro, 1981.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/05/2022, às 15:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.018223/2022-35 SEI nº 3520270