UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER 1

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34103

Período/Série:

1° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

15

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Licenciatura em Química do ICENP/UFU. A Química e a formação de professores(as) pesquisadores(as) de Química e suas práticas docentes, frente aos desafios da contemporaneidade. Áreas de atuação e mercado de trabalho do professor e dos demais profissionais de Química. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU.

JUSTIFICATIVA

A disciplina PROINTER 1 visa articular, de maneira sistemática, a pesquisa e a extensão como uma atitude cotidiana, que possibilita aos(às) licenciandos(as) uma leitura crítica da realidade, a reconstrução de processos de ensino e de aprendizagem e questionamentos constantes do meio no qual, alunos(as) e professores(as), se encontram inseridos, tendo em vista sua transformação, por meio do trabalho coletivo entre futuros(as) professores(as), professores(as) formadores(as) e professores(as) de diferentes contextos educacionais, sendo balizados pela troca constante de saberes. O PROINTER 1 visa fomentar investigações, reflexões e proposições de atividades práticas consideradas importantes para a formação de professores(as) de Química.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar a estrutura e a organização do curso de Licenciatura em Química. Criar condições para os(as) alunos(as) analisarem e articularem os conhecimentos que constroem o perfil do professor de Química: as histórias, memórias, contextos, experiências, práticas, os saberes que servem de base para o trabalho e para a pesquisa. Identificar o perfil do professor, do professor-pesquisador e do pesquisador das diferentes áreas da Química, frente às dificuldades e aos desafios da realidade atual.

Objetivos Específicos:

Identificar perspectivas na formação docente em Química, frente aos desafios da contemporaneidade. Promover a escrita de um memorial cartográfico a partir da composição de saberes, experiências e tempo-espaços escolares traçados até a chegada à universidade, dialogando com as memórias, escolhas, práticas e contextos formativos na tessitura de professores(as) de Ciências e de Química em formação.

PROGRAMA

1. Visão geral da estrutura organizacional da UFU e do curso de Licenciatura em Química do ICENP/UFU: apresentação do curso e das disciplinas obrigatórias, optativas e facultativas;

2. A Química e a formação de professores(as) pesquisadores(as) de Química e suas práticas docentes, frente aos desafios da contemporaneidade: trajetórias da formação docente no Brasil: programas institucionais e práticas pedagógicas. Saberes docentes e a Química enquanto disciplina escolar;

3. Áreas de atuação e mercado de trabalho do professor e dos demais profissionais de Química: atribuições profissionais, legislação e ética profissional. Análise e discussão das legislações das DCN, o CRQ e CFQ vigentes;

4. O ensino, a pesquisa e a extensão nos cursos de Química do ICENP/UFU: apresentação das principais linhas de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos professores dos cursos de Química. Apresentação de palestras sobre segurança da atividade profissional da Química; ética profissional; direitos humanos, igualdade de direitos e dignidade humana; relações etnicorraciais e a Química.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (32 aulas): Dentre as atividades a serem desenvolvidas durante o PROINTER 1, ocorrerão a apresentação de seminários sobre as áreas da Química, como a Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Físico-Química e Educação em Química. Além disso, serão apresentados seminários por técnicos, alunos(as) e ex-alunos(as) do curso. Nestes seminários os(as) futuros(as) professores(as) poderão entender o funcionamento e as possibilidades do curso de Licenciatura em Química e, além de conhecer as diferentes áreas, se inteirar das possíveis linhas de pesquisa desenvolvidas no ICENP/UFU. Em todos os seminários, serão discutidos aspectos relacionados à atuação profissional nas diferentes áreas da Química. Serão analisadas questões referentes às atribuições profissionais, legislação e ética profissional do(a) profissional de Química.

Atividades assíncronas (4 aulas): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos alunos matriculados. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início das aulas. Para isso, é primordial que os discentes matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. Também será disponibilizado o e-mail e o whatsapp do docente para que as dúvidas possam ser sanadas. Todas as semanas, os alunos irão pesquisar artigos científicos sobre as áreas da Química, assim como a legislação específica sobre a atuação profissional em Química. A partir destas leituras e da participação nos seminários, os alunos irão elaborar resenhas. Também deverão elaborar textos sobre as experiências pessoais e memoriais que os levaram a escolher o curso de Química. Os alunos também deverão realizar uma pesquisa em grupo sobre as áreas de atuação e mercado de trabalho dos profissionais da Química.

AVALIAÇÃO

Elaboração de resenhas sobre os seminários = 35 pontos; Produção de textos sobre as experiências pessoais e memoriais = 15 pontos; Pesquisa sobre áreas de atuação e mercado de trabalho do(a) químico(a) = 15 pontos; Participação nos seminários e discussões em aula = 25 pontos; Avaliação escrita = 10 pontos. Será considerado(a) aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o(a) licenciando(a) poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o(a) licenciando(a) será aprovado(a) se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o(a) licenciando(a) será reprovado(a).

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHAGAS, A. P. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. 3. ed. rev. e atual. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007, c1998.

MATEUS, A. L. Química em questão. São Paulo: Claro Enigma: FIOCRUZ, 2012.

Complementar

ANDRADE, J. B.; CADORE, S.; VIEIRA, P. C.; ZUCCO, C.; PINTO, A. C. A formação do Químico. Química Nova, 27 (2), 358-362, 2004. Disponível em http://quimicanova.sbq.org.br/detalhe_artigo.asp?id=3996

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GONICK, L. Química geral em quadrinhos. São Paulo: Blucher, 2014

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OLIVEIRA, J. R. S. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas, SP: Átomo, 2007.

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SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S.; REZENDE, D. B. O ensino de Química e os 40 anos da SBQ: o desafio do crescimento e os novos horizontes. Química Nova, 40 (6), p. 656-662, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170078

VICTOR, M. M. Química Orgânica no Brasil: sua contribuição na síntese total de produtos naturais desde a fundação da SBQ. Química Nova, 40 (6), p. 701-705, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170077

ZANONI, M. V. B.; BORGES, A. S.; BENEDETTI, A. V.; YAMANAKA, H.; SOTOMAYOR, M. P. T.; BESSEGATO, G. G.; STRADIOTTO, N. R.; ZANTA, C. L. P. S.; ANDRADE, A. R. Panorama da eletroquímica e eletroanalítica no Brasil. Química Nova, 40 (6), p. 663-669, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170072

ZARBIN, A. J. G. A importância da Sociedade Brasileira de Química na Pós-Graduação em Química no Brasil. Química Nova, 40 (6), p. 614-617, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170081.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3871483