UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31504

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                         Estágio Supervisionado I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                            Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                             INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

40

CH TOTAL:

100

 

OBJETIVOS

 

Esse componente curricular tem como princípio apresentar e aprofundar o debate sobre as questões
relacionadas à educação no campo e às relações étnico-raciais para a docência ao licenciando em Ciências
Sociais. A análise das políticas sobre educação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
é um debate que será amplamente observado nas suas perspectivas próprias e em seus desafios. Esse debate
será também vivenciado e observado dentro de uma relação de indissociabilidade entre teoria e prática em
espaços formativos formais e não formais de educação.

 

Ementa

 

Compreender os processos de formação rural no Brasil e as relações estabelecidas entre os sujeitos e o campo.
Políticas de educação e de formação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais. Educação
escolar indígena: perspectivas e desafios. Adequação dos conteúdos curriculares e das práticas metodológicas
das Ciências Sociais às necessidades e interesses das populações camponesas e dos povos tradicionais.
Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais rurais e de
populações tradicionais que tenham o campo como seu espaço de vida.

 

PROGRAMA

1. Educação em Ciências Sociais no Brasil
1.1. Processos de formação rural no Brasil e as relações estabelecidas entre os sujeitos e o campo
1.2. Processos de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil no mundo rural e urbano


2. Políticas Educacionais para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
2.1. Políticas de educação e de formação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais e a
relação com as Ciências Sociais no Brasil
2.2. Educação escolar indígena: perspectivas e desafios
2.3. Educação escolar: quilombolas
2.4. Educação no campo: populações rurais
2.3. Conteúdos curriculares e das práticas metodológicas das Ciências Sociais às necessidades e interesses das
populações camponesas e dos povos tradicionais

3. Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais rurais e de
populações tradicionais que tenham o campo como seu espaço de vida.


3.1. Relação entre teoria e prática da educação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
3.2. Diferenças, semelhanças e diversidade religiosa, social, cultural e de gênero

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.


GHEDIN, Evandro (Org.) Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.


MIRANDA, Claudia; AGUIAR, Francisco Lopes de; DI PIERRO, Maria Clara (Org.). Bibliografia básica
sobre relações raciais e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.


MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: SECAD, 2005.


ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Educação do campo: desafios para a
formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.


RODRIGUES FILHO, Guimes; BERNARDES, Vânia Aparecida Martins; NASCIMENTO, João Gabriel
do (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops,
2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Gilberto Luiz (Org.). Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores
Associados, 2009.


ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.


ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma
educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.


BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a
educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF, 2006.


DICIONÁRIO da educação do campo. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde
Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.

 

MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de, et al. Experiências e diálogos em educação do campo. Fortaleza:
EdUFC, 2010.


OLIVEIRA, Iolanda de (Org.) Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.


SILVA, Lourdes Helena da. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias
Curitiba: CRV, 2012.

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais 

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 4407268