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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31504 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Supervisionado I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: 40 |
CH TOTAL: 100 |
OBJETIVOS
Esse componente curricular tem como princípio apresentar e aprofundar o debate sobre as questões
relacionadas à educação no campo e às relações étnico-raciais para a docência ao licenciando em Ciências
Sociais. A análise das políticas sobre educação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
é um debate que será amplamente observado nas suas perspectivas próprias e em seus desafios. Esse debate
será também vivenciado e observado dentro de uma relação de indissociabilidade entre teoria e prática em
espaços formativos formais e não formais de educação.
Ementa
Compreender os processos de formação rural no Brasil e as relações estabelecidas entre os sujeitos e o campo.
Políticas de educação e de formação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais. Educação
escolar indígena: perspectivas e desafios. Adequação dos conteúdos curriculares e das práticas metodológicas
das Ciências Sociais às necessidades e interesses das populações camponesas e dos povos tradicionais.
Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais rurais e de
populações tradicionais que tenham o campo como seu espaço de vida.
PROGRAMA
1. Educação em Ciências Sociais no Brasil
1.1. Processos de formação rural no Brasil e as relações estabelecidas entre os sujeitos e o campo
1.2. Processos de institucionalização das Ciências Sociais no Brasil no mundo rural e urbano
2. Políticas Educacionais para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
2.1. Políticas de educação e de formação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais e a
relação com as Ciências Sociais no Brasil
2.2. Educação escolar indígena: perspectivas e desafios
2.3. Educação escolar: quilombolas
2.4. Educação no campo: populações rurais
2.3. Conteúdos curriculares e das práticas metodológicas das Ciências Sociais às necessidades e interesses das
populações camponesas e dos povos tradicionais
3. Observar e vivenciar práticas desenvolvidas em escolas ou espaços formativos educacionais rurais e de
populações tradicionais que tenham o campo como seu espaço de vida.
3.1. Relação entre teoria e prática da educação para e das populações rurais, quilombolas e povos tradicionais
3.2. Diferenças, semelhanças e diversidade religiosa, social, cultural e de gênero
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.
GHEDIN, Evandro (Org.) Educação do campo: epistemologias e práticas. São Paulo: Cortez, 2012.
MIRANDA, Claudia; AGUIAR, Francisco Lopes de; DI PIERRO, Maria Clara (Org.). Bibliografia básica
sobre relações raciais e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: SECAD, 2005.
ROCHA, Maria Isabel Antunes; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Educação do campo: desafios para a
formação de professores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
RODRIGUES FILHO, Guimes; BERNARDES, Vânia Aparecida Martins; NASCIMENTO, João Gabriel
do (Org.). Educação para as relações étnico-raciais: outras perspectivas para o Brasil. Uberlândia: Lops,
2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, Gilberto Luiz (Org.). Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. Campinas: Autores
Associados, 2009.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma
educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a
educação das relações étnico-raciais. Brasília, DF, 2006.
DICIONÁRIO da educação do campo. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de Saúde
Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de, et al. Experiências e diálogos em educação do campo. Fortaleza:
EdUFC, 2010.
OLIVEIRA, Iolanda de (Org.) Relações raciais e educação: novos desafios. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SILVA, Lourdes Helena da. As experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias
Curitiba: CRV, 2012.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407268 |