UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS31305

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                        PROINTER em Antropologia

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                                                         Instituto de Ciências Sociais
 

SIGLA:

                                      INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

--

CH TOTAL PRÁTICA:

60

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

O Projeto Interdisciplinar em Antropologia - PROINTER em Antropologia tem como objetivo geral promover
reflexões e discussões em torno de processos de ensino-aprendizado a partir de conceitos-chave da
Antropologia, como alteridade e diferença. Também, refletir sobre o ensino-aprendizagem da própria
Antropologia, enquanto ciência social.
Pretende-se ainda proporcionar ao estudante o contato com projetos de pesquisa, ensino e extensão que se
associem a temáticas e debates caros à Antropologia, buscando contribuir para ampla formação do licenciando
em Ciências Sociais e atuação que considere diferenças e singularidades socioculturais dos coletivos humanos.

 

Ementa

 

Concepções sobre ensino, aprendizagem, conhecimento, educação, a partir de diferentes contextos
socioculturais. Diversidade e desigualdade na educação: educação indígena, quilombola, educação no campo
e na cidade, diversidades religiosas, sociais e culturais, diferenças regionais no acesso à educação formal e
educação especial. O ensino-aprendizagem da Antropologia na Educação Básica, Ensino Médio e Superior no
Brasil. Projetos de pesquisa, ensino e extensão em Antropologia junto a variados contextos de formação.

 

PROGRAMA

 

1. Sobre “ensinar” e “aprender”: concepções e processos diversos
1.1. Ensino, aprendizagem, conhecimento e educação a partir de diferentes contextos socioculturais


2. Diversidade e desigualdade na educação
2.1. Educação indígena, quilombola, educação no campo e na cidade, educação especial, diversidades
religiosas, sociais e culturais e diferenças regionais no acesso à educação formal


3. Ensino-aprendizagem da Antropologia no Brasil
3.1. A Antropologia na Educação Básica, Ensino Médio e Superior


4. Ensino, pesquisa e extensão em Antropologia

 

4.1. Projetos de ensino, pesquisa e extensão associados à Antropologia e a temáticas caras à área em variados
contextos de formação

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

 

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo:
Contexto, 2011.


LOPES DA SILVA, Aracy; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a
questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.


SCHWEIG, Graziele Ramos. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a
Antropologia. Porto Alegre: CirKula, 2015.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. (Org.). A criança na família e na sociedade. Petrópolis: Vozes, 1985.


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.


COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.


DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e educação: um saber sem fronteira. Rio de Janeiro: Forma & Ação,
2007.


GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo:
Biruta, 2003.

 

 

aprovação

 

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

 

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1824480 e o código CRC D221F1CC.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1824480