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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31305 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER em Antropologia |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: -- |
CH TOTAL PRÁTICA: 60 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O Projeto Interdisciplinar em Antropologia - PROINTER em Antropologia tem como objetivo geral promover
reflexões e discussões em torno de processos de ensino-aprendizado a partir de conceitos-chave da
Antropologia, como alteridade e diferença. Também, refletir sobre o ensino-aprendizagem da própria
Antropologia, enquanto ciência social.
Pretende-se ainda proporcionar ao estudante o contato com projetos de pesquisa, ensino e extensão que se
associem a temáticas e debates caros à Antropologia, buscando contribuir para ampla formação do licenciando
em Ciências Sociais e atuação que considere diferenças e singularidades socioculturais dos coletivos humanos.
Ementa
Concepções sobre ensino, aprendizagem, conhecimento, educação, a partir de diferentes contextos
socioculturais. Diversidade e desigualdade na educação: educação indígena, quilombola, educação no campo
e na cidade, diversidades religiosas, sociais e culturais, diferenças regionais no acesso à educação formal e
educação especial. O ensino-aprendizagem da Antropologia na Educação Básica, Ensino Médio e Superior no
Brasil. Projetos de pesquisa, ensino e extensão em Antropologia junto a variados contextos de formação.
PROGRAMA
1. Sobre “ensinar” e “aprender”: concepções e processos diversos
1.1. Ensino, aprendizagem, conhecimento e educação a partir de diferentes contextos socioculturais
2. Diversidade e desigualdade na educação
2.1. Educação indígena, quilombola, educação no campo e na cidade, educação especial, diversidades
religiosas, sociais e culturais e diferenças regionais no acesso à educação formal
3. Ensino-aprendizagem da Antropologia no Brasil
3.1. A Antropologia na Educação Básica, Ensino Médio e Superior
4. Ensino, pesquisa e extensão em Antropologia
4.1. Projetos de ensino, pesquisa e extensão associados à Antropologia e a temáticas caras à área em variados
contextos de formação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A temática indígena na escola: subsídios para os professores. São Paulo:
Contexto, 2011.
LOPES DA SILVA, Aracy; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a
questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
SCHWEIG, Graziele Ramos. Aprendizagem e ciência no ensino de Sociologia na escola: um olhar desde a
Antropologia. Porto Alegre: CirKula, 2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. (Org.). A criança na família e na sociedade. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Casa de escola: cultura camponesa e educação rural. Campinas: Papirus,
1983.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e educação: um saber sem fronteira. Rio de Janeiro: Forma & Ação,
2007.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo:
Biruta, 2003.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais
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Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1824480 e o código CRC D221F1CC. |
Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1824480 |