UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia

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Timbre

Ata

 

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA/2023 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 03 de agosto de 2023, às 13:30 horas, por videoconferência, teve início a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Agronomia (PPGAGRO) do ano em curso, sob a Presidência do Professor Marcus Vinicius Sampaio, estando presentes os membros Alison Talis Martins Lima, Cleyton Batista de Alvarenga, Nilvanira Donizete Tebaldi e Wedisson Oliveira Santos. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes. 1.1. Houve um candidato inscrito ao Edital PPGAGRO nº 3/2023 - Consulta Eleitoral para escolha do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. O Processo Eleitoral ocorrerá no dia 23/08/2023, das 08:00 às 22:00 horas, pelo sistema Helios Voting. 1.2. Nos dias 05 e 06/10/2023 ocorrerá o Seminário de Meio termo dos programas de pós-graduação da área de Ciências Agrárias I, na CAPES, em Brasília - DF, onde serão definidas as diretrizes e fornecidas as orientações referentes à avaliação dos Programas de Pós-Graduação no quadriênio corrente, realização da análise do desempenho dos programas nos dois primeiros anos do quadriênio, além de ser uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas relativas à condução dos Programas no que tange à aspectos normativos e decisórios. 1.3. O Conselheiro Alison frisou a proximidade do término de seu mandato como membro do colegiado do PPGAGRO (em 16/08/2023). Esta consiste também a data final do mandato do Conselheiro Cleyton. Portaria de nomeação pró-tempore para exercer a função  será solicitada à diretoria do ICIAG até realização de novas eleições para membros do colegiado. Para tanto, esta secretaria solicitará nomeação de Comissão Eleitoral para realização de todos os trâmites inerentes ao Processo Eleitoral para escolha de 4 novos membros do colegiado do PPGAGRO. 2. Aprovação da ata 4/2023. Aprovado por unanimidade. 3. Aproveitamento de créditos. Os seguintes discentes solicitaram aproveitamento de créditos/dispensa de disciplinas e tiveram seus pedidos deferidos por unanimidade, nos termos: 3.1. Ana Carolina Oliveira Mesquita - aproveitamento de 24 créditos; 3.2. Ana Flávia Oliveira Nascimento aproveitamento de 24 créditos; 3.3. Elvécio Gomes da Silva Junior aproveitamento de 24 créditos; 3.4. Marcela Silva Barbosa​ aproveitamento de 24 créditos; 3.5. Natália Silva Oliveira​ aproveitamento de 24 créditos; 3.6. Raica Batista Silva aproveitamento de 24 créditos; 4. Solicitação de equivalência curricular para cursar disciplinas em outros Programas de Pós-Graduação da UFU. Os seguintes discentes solicitaram autorização para cursar disciplinas de outros Programas de Pós-Graduação da UFU com efetivação posterior de equivalência no histórico escolar para contabilização dos créditos como formação complementar: 4.1. Bruna de Jesus Silva - disciplina GEB85 - Tópicos Especiais em Genética e Bioquímica II: Citogenética. Aprovado por 3 fotos favoráveis, 1 voto contrário e 1 abstenção; 4.2. Felisberto Venâncio Chicamasso Miquicene - disciplina Genética Avançada. Aprovado por unanimidade; 4.3. Ludmilla Fernanda Arantes Melo - disciplina PMQ14 - Modelagem Geoestatística e Multivariada Aplicada. Aprovado por unanimidade. 5. Solicitação de dilação de prazo para entrega de documentos pós-defesa por Rosana Aline Ribeiro da Mota Silveira​. Aprovado por unanimidade a extensão do prazo até 01/11/2023. 6. Solicitações de dilação de prazo para defesa. Foram aprovadas por unanimidade as solicitações, conforme segue: 6.1. Camila Lariane Amaro - extensão do prazo para defesa até 30/09/2023. 6.2. Carlos Augusto Beregeno - concedido prazo até 29/02/2024; 6.3. Fernanda Gabriela Teixeira Coelho - concedido prazo até 29/02/2024; 6.4. Flávia de Oliveira Borges Costa Neves - concedido prazo até 31/08/2023; 6.5. Igor Gabriel de Paulo - concedido prazo até 29/02/2024; 6.6. Lilian Guimarães Verdolin - concedido prazo até 31/10/2023; 6.7. Luiz Felipe Pinho Maia Novais - concedido prazo até 31/10/2023; 6.8. Maria Gabriela Anunciação - concedido prazo até 31/10/2023; 6.9. Myckell Rafael Campos de Almeida - concedido prazo até 29/02/2024; 6.10. Slloane do Valle Nogueira Fernandes Tacon - concedido prazo até 31/07/2024; 6.11. Thiago Prudente Siqueira - extensão do prazo para defesa até 30/09/2023. 7. Interposição de recurso à notificação de desligamento do PPGAGRO pela discente de doutorado Dayane Salinas Nagib Guimarães, solicitando novo prazo para defesa da tese. Aprovado por unanimidade, como segue: foi concedido à discente o prazo final de defesa até o dia 30/09/2023. O Colegiado entendeu ser decisão razoável a concessão de um prazo adicional para a defesa da tese, uma vez que a discente cumpriu todas as demais exigências do Programa (concluiu os créditos, defendeu o exame de qualificação e apresentou certificado de proficiência em segunda língua estrangeira) e apresentou os arquivos da tese praticamente concluídos, além de ter apresentado laudo psicoterápico que demonstrou problemas de saúde. 8. Solicitação de reenquadramento de categoria dos Professores Gabriel Mascarenhas Maciel e Gilberto de Oliveira Mendes junto ao PPGAGRO e posterior descredenciamento. Ambos professores, também credenciados ao Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG) na categoria "permanente", solicitaram o reenquadramento para a categoria "colaborador" no PPGAGRO a partir de 2024, com vistas a atender a exigência da CAPES de que pelo menos 50% dos docentes permanentes do PPGAIG possuam vínculo exclusivo com o referido Programa. Frisaram a importância da medida, uma vez que o PPGAIG é um Programa novo e vem trabalhando no sentido de se consolidar e melhorar a avaliação junto à CAPES. Aprovado por unanimidade o reenquadramento solicitado para ambos professores, a partir de março de 2024. Eles continuarão as orientações em andamento até a conclusão e não receberão novos orientados a partir do Processo Seletivo para ingresso em 2024-1. Após conclusão das orientações, ambos serão descredenciados do PPGAGRO, conforme solicitado. 9. Solicitação de coorientação para os discentes que seguem: 9.1. Brenda Santos Pontes. Inclusão do Prof. Hugo César Rodrigues Moreira Catão como coorientador. Aprovado por unanimidade. 9.2. Jéssyca Gonçalves Duarte. Inclusão do Dr. João Paulo Ribeiro de Oliveira como coorientador. Aprovado por unanimidade. 9.3. Layanara Oliveira Faria. Inclusão da Profa. Paula Cristina Natalino Rinaldi como coorientadora. Aprovado por unanimidade. 10. Aprovação do relatório parcial de atividades do PNPD Bruno Nicchio (período de fev/2020 a jun/2023). Na 3ª reunião ordinária do colegiado os Conselheiros solicitaram adequação do relatório de atividades enviado, por considerarem o documento incompleto e fora das normas estruturais adequadas. O PNPD atendeu às solicitações feitas e enviou o documento completo e adequadamente formatado, constando sua assinatura e do supervisor dos projetos. Aprovado por unanimidade. 11. Aprovação do relatório final de atividades da Pós-Doutoranda Luciana Alves de Sousa. Os Conselheiros solicitaram que o documento seja reenviado com as assinaturas da Luciana e do supervisor do Projeto, para então ser pautado e deliberado na próxima reunião do Colegiado. 12. Solicitação de inclusão no Programa de Pós-Doutoramento (PPD) - UFU (modalidade voluntária e graciosa) de Angélica Araújo Queiroz. O Colegiado recebeu toda a documentação em conformidade com o exigido no Art. 8º da Resolução Nº 18/2015, do CONPEP e os Conselheiros entenderam que a proposta de projeto possui afinidade com a área de atuação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Aprovado por unanimidade. 13. Solicitação de inclusão no Programa de Pós-Doutoramento (PPD) - UFU (modalidade voluntária e graciosa) de Luis Augusto da Silva Domingues. Os Conselheiros solicitaram envio de um Projeto de Pesquisa completo, contendo o Plano de Trabalho a ser executado e assinatura do pesquisador e do supervisor para ser apreciado no próxima reunião colegiada. Aprovado por unanimidade. 14. Solicitação de Giovanna Matsuhashi Conterato para cursar disciplinas no PPGAGRO como discente visitante. A discente é mestranda do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e solicitou autorização para cursar as seguintes disciplinas do PPGAGRO: Controle Biológico de Pragas (PAG049), Diagnose e Controle de Doenças de Plantas (PAG006), Manejo Integrado de Pragas (PAG006), Resistência de Plantas à Artrópodes (PAG060), Fisiologia das Sementes (PAG071). Em consonância com a RESOLUÇÃO CONPEP Nº 17, DE 09 DE JUNHO DE 2022, que normatiza o recebimento de alunos visitantes de outras Instituições, o Colegiado aprovou que a discente curse disciplinas no PPGAGRO pelo período máximo de 12 meses, limitadas ao máximo de 12 créditos (contabilizando-se todas as disciplinas pelas quais ela optar cursar). Aprovado por unanimidade. 15. Solicitação de troca de orientador por Juliana do Nascimento. A discente solicitou a troca de orientação do Prof. João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha para o Prof. Reginaldo de Camargo, alegando falta de familiaridade com a linha de pesquisa em desenvolvimento com o atual orientador. Os Conselheiros consideraram os motivos apresentados frágeis e inconsistentes para subsidiar a solicitação, além de incompatíveis com o Edital PPGAGRO nº 1/2022 (que normatizou o processo seletivo através do qual a discente ingressou no Programa), onde está expresso: " 2.16. Uma vez determinado e divulgado o preenchimento da vaga em determinada linha de pesquisa por candidato que a selecionou, seja como primeira, segunda ou terceira opção, não será efetuada troca para outra linha de pesquisa, cabendo ao candidato aceitar ou desistir de seu ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico ou Doutorado Acadêmico, enviando e-mail para posagro@ufu.br" e ainda: "2.18. Os candidatos que encaminharem a documentação para matrícula nas linhas de pesquisa as quais se classificaram, conforme primeira, segunda ou terceira indicação, e ainda, conforme item 2.16 desse edital, concordam expressamente com o ingresso na referida linha de pesquisa, não sendo permitido, posteriormente, solicitar a mudança para outra área, ainda que haja vacância em outras linhas de pesquisa." Diante do exposto, o colegiado indeferiu, a solicitação de troca de orientador exposta em tela, uma vez que o Edital de Seleção deixou claro ser de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a escolha da linha de pesquisa para a qual iria concorrer. Indeferido por 4 votos contrários e 1 voto favorável. 16. Referendo da decisão ad referendum da extensão do prazo de defesa de Luciana Nunes Gontijo. Aprovado por unanimidade a ratificação da decisão ad referendum de extensão do prazo de defesa para 31/07/2023. 17. Análise de ementa proposta para inserção de disciplina "Análise de Sementes" dentro da categoria Tópicos Especiais IV. Os Conselheiros solicitaram as seguintes alterações no documento, para nova análise na próxima reunião do Colegiado: - Enriquecimento da ementa, com maiores detalhes acerca da abordagem da disciplina; - Alteração da proporcionalidade de pontuação entre as avaliações a serem realizadas, respeitando-se o máximo de 50% a ser atribuído a uma única avaliação e inserção de prova de conhecimento acerca do tema como uma das formas de avaliação dos discentes. 18. Outros. 18.1 Solicitação de dilação de prazo para defesa de Caroline Lemes da Silva - concedido prazo até 29/02/2024. 18.2. Solicitação de certificado de especialista por Pedro Guilherme Martins Rodrigues. Após averiguação do processo de solicitação de realização de segunda defesa de dissertação instaurado pelo discente Pedro Guilherme Rodrigues em novembro de 2022 (Processo SEI 23117.085984/2022-01) verificou-se que, após negativa do pedido em segunda instância (CONICIAG) o discente não recorreu à decisão do Conselho (que ratificou a decisão do COLPPGAGRO, negando o pedido em tela) em terceira instância (CONPEP) dentro do prazo normativo estipulado (em até 10 dias a partir da data de recebimento da notificação). Assim, será instaurado o processo de desligamento da matrícula do discente. Em consonância com o disposto no Art. 71 da RESOLUÇÃO CONPEP Nº 17, DE 09 DE JUNHO DE 2022, verificou-se que o discente integralizou os créditos e cumpriu a carga horária mínima (360 horas) do curso de mestrado, dois dos requisitos para obtenção do certificado de especialista. Seguindo-se as determinações da DIAPG/PROPP/UFU, o discente será avisado da conclusão do processo de desligamento de matrícula e orientado a entrar em contato com o professor que o orientou no curso de mestrado demonstrando o interesse em solicitar o certificado de especialista, e, em seguida, solicitar formalmente ao colegiado a determinação do prazo para entrega e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que será o objeto de avaliação a subsidiar a concessão (ou não) da emissão do certificado; o Colegiado deverá ainda determinar a composição da banca examinadora. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Mariana Batista Andrade, na qualidade de secretária, lavrei a presente Ata que por mim assinada, será assinada pelos Membros do Colegiado. Uberlândia, 03 de agosto de 2023.


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Documento assinado eletronicamente por Mariana Batista Andrade, Secretário(a), em 29/09/2023, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Nilvanira Donizete Tebaldi, Membro de Colegiado, em 29/09/2023, às 10:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alison Talis Martins Lima, Membro de Colegiado, em 29/09/2023, às 10:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Wedisson Oliveira Santos, Membro de Colegiado, em 29/09/2023, às 14:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cleyton Batista de Alvarenga, Membro de Colegiado, em 18/10/2023, às 10:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcus Vinicius Sampaio, Presidente, em 18/10/2023, às 15:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.048036/2023-67 SEI nº 4833829