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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
O professor-pesquisador e as fontes históricas. Fontes históricas e seus múltiplos suportes. As fontes históricas no contexto escolar. Análise de fontes históricas.
JUSTIFICATIVA
O Projeto Interdisciplinar faz parte do eixo composto pelos estudos mais específicos da área de atuação do professor-pesquisador em História e, de acordo com a proposta do PPC, propõe a efetivação da prática como componente curricular. Assim, ao dedicar-se à questão das fontes históricas no trabalho do professor-pesquisador, o PROINTER I constitui um espaço fundamental para o exercício da dimensão prática, contextualizada e significativa dos conhecimentos específicos e pedagógicos, bem como para a formação dos saberes docentes e a construção da autonomia intelectual do professor de História.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer e refletir sobre a formação e a atuação do professor-pesquisador na área de História. |
Objetivos Específicos: |
• Refletir sobre a identidade do professor-pesquisador; • Observar processos de ensino e aprendizagem em História; • Conhecer o debate sobre fonte histórica e documento histórico; • Conhecer diferentes tipos e séries documentais; • Discutir o uso de fontes históricas no contexto escolar; • Elaborar materiais didáticos a partir de fontes históricas. |
PROGRAMA
Unidade 1 - A formação da identidade do professor-pesquisador
Ciro Framarion, um especialista em Egiptologia
Déa Ribeiro Fenelon e a dimensão política do trabalho do professor de História
Formação e atuação de professores de História: a trajetória de Alice, Lucia, Marcos e Roberto
Pesquisa, Ensino e História pública
Unidade 2 - O ofício do historiador, a prática docente e o método indiciário
A expansão das fontes históricas
O historiador e o trabalho de detetive: um caso fictício
O paradigma indiciário como metodologia de pesquisa e de ensino
Unidade 3 - Oficinas de História: as fontes históricas do mundo antigo
O Egito em imagens
A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos
Antígona, de Sófocles: texto, encenação e contexto
A experiência trágica da morte em Antígona
A tragédia grega: estrutura dramática, atores e coro
METODOLOGIA
A disciplina será ministrada através de atividades síncronas e assíncronas durante 15 semanas. Com carga horária semanal de 4h48 min, as atividades previstas nesse plano de ensino estão organizadas da seguinte forma:
Atividades síncronas: As aulas acontecerão às terças-feiras, com duração de 2h30 min, das 19h às 21h30, por videoconferências, nas quais serão ministradas aulas expositivas e dialogadas: novembro/2021: 30; dezembro/2021: 7, 14, 21; janeiro/2022: 18, 25, 29; fevereiro/2022: 1, 8, 15, 22; março: 8, 15, 22, 29. O acesso à sala de aula virtual deverá ser solicitado através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sandra-alves-fiuza.
Atividades assíncronas: As atividades assíncronas terão carga horária semanal de 2h18 min, para as quais serão disponibilizados slides dos conteúdos, roteiros explicativos para a produção textual (resumo, oficinas e análise de fonte), filmes, videoaulas, entre outros materiais.
Acesso à bibliografia e materiais: Os discentes matriculados na disciplina deverão se conectar a uma conta de e-mail do Google, para dispor do software Google Drive e acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing, onde estarão disponíveis todos os materiais que serão utilizados durante as aulas síncronas, como bibliografia, textos teatrais, vídeos, filmes, entre outros.
A comunicação entre os estudantes e a professora: A comunicação deverá ser realizada através do e-mail professorasandrafiuza@gmail.com, inclusive a solicitação e agendamento de atendimentos, em horários estabelecidos no plano de trabalho da professora, a serem divulgados aos alunos durante a primeira aula. Todos os materiais de apoio às atividades assíncronas – slides, roteiros explicativos para a produção textual, indicação de filmes, videoaulas, indicação de referências bibliográficas e metodológicas para a realização das atividades, bem como os resultados das avaliações – serão enviados aos e-mails individuais dos estudantes.
Validação da assiduidade: A validação da assiduidade para as atividades síncronas (videoconferências) ocorrerá por meio da manifestação de presença durante a aula. Para as atividades assíncronas, a presença será registrada com a entrega das tarefas propostas.
CRONOGRAMA
Aula 1 30 NOV |
Apresentação e aprovação do plano de ensino. |
Unidade 1 - A formação da identidade do professor-pesquisador
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Aula 2 7 DEZ
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Ciro Framarion, um especialista em Egiptologia Ciro Flamarion Cardoso [Entrevista] MORAES, José Geraldo Vinci de Moraes; REGO, José Marcio. Conversa com historiadores brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2002, p. 21-44; 65-117; 211-238. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 3 14 DEZ |
Déa Ribeiro Fenelon e a dimensão política do trabalho do professor de História Déa Ribeiro Fenelon [Entrevista]. In: FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997, 75-87. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 4 21 DEZ |
Formação e atuação de professores de História: a trajetória de Alice, Lucia, Marcos e Roberto MONTEIRO, Ana Maria. Professores pensam e falam sobre formação e profissão. In: Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 33-80. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 5 18 JAN
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Pesquisa, ensino e História pública GRINBERG, Keila [Entrevista]. Experiência de uma historiadora-divulgadora. In: CARVALHO, Bruno Leal Pastor de; TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (ed.). São Paulo: Letra e Voz, 2019, p. 125-132. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Unidade 2 - O ofício do historiador, a prática docente e o método indiciário
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Aula 6 25 JAN
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A expansão das fontes históricas BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a pesquisa histórica. Mouseion, n. 12, maio./ago., 2012, p. 129-159. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing |
Aula 7 29 JAN (sáb. 14h, reposição) |
O historiador e o trabalho de detetive: um caso fictício A ESTRANHA morte de Marta. In: LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 7-17. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 8 1 FEV |
O paradigma indiciário como metodologia de pesquisa e de ensino GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2 ed. Trad. Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 143-179. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Unidade 3 - Oficinas de História: as fontes históricas do mundo antigo
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Aula 9 8 FEV |
O Egito em imagens LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Egito em imagens: como decifrar as mensagens dos faraós. In: Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, 71-93. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 10 15 FEV |
A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Os escravos no mundo antigo. In: Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 95-125. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 11 22 FEV |
Antígona, de Sófocles: texto, encenação e contexto SÓFOCLES. Antígona. In: Obras de Maria Helena da Rocha Pereira. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, p. 101-162. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 12 8 MAR |
A experiência trágica da morte em Antígona WILLIAMS, Raymond. Antígona, de Sófocles. In: Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 41-63. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 13 15 MAR |
A tragédia grega: estrutura dramática, atores e coro BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro grego: tragédia e comédia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. SCHEIDT, Déborah. A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, ago./dez. 2010, p. 49-57. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
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Aula 14 22 MAR |
Apresentação da análise de fonte teatral.
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Aula 15 29 MAR |
Vista de notas. Encerramento da disciplina. |
AVALIAÇÃO
Data |
Horário |
Forma |
Critérios |
Valor |
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18 JAN
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Entrega até às 23h59 |
Produção de entrevista: professor/a da Educação Básica. |
Clareza e qualidade do roteiro da entrevista.
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20 pts |
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1 FEV |
Entrega até às 23h59 |
Resumo de texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg. |
Correção gramatical, coesão textual e clareza. Construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado, tais como: domínio dos processos de sumarização; clareza na expressão da compreensão global do texto resumido; uso adequado dos conectivos; interpretação adequada dos atos atribuídos ao autor. |
30 pts |
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22 FEV |
Entrega até às 23h59 |
Oficinas de História: 1- O Egito em imagens; 2-A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos. |
Clareza e consistência ao selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações das fontes históricas. Correção gramatical e coesão textual; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa. |
20 pts |
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22 MAR |
Das 18h às 19h |
Análise de fonte teatral: texto Antígona, de Sófocles. |
Qualidade da crítica da fonte; problematização das informações obtidas; consistência na análise e interpretação. |
30 pts
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TOTAL 100 pts |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
Complementar
FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
LAGÔA, Ana Mascia; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lúcia. Oficinas de história: projeto curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
SÓFOCLES. Antígona. In: Obras de Maria Helena da Rocha Pereira. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, p. 101-162.https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2021, às 20:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 | SEI nº 3246734 |