UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar I – PROINTER I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32104

Período/Série:

Turma:

HN2021

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

30

Total:

90

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Sandra Alves Fiuza

Ano/Semestre:

2021-2 (2021-1)

Observações:

De acordo com a Resolução CONGRAD 25/2020, esse componente curricular será oferecido no formato remoto por meio do sistema de Webconferência da RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, como reposição do semestre letivo 2021-1.

 

EMENTA

O professor-pesquisador e as fontes históricas. Fontes históricas e seus múltiplos suportes. As fontes históricas no contexto escolar. Análise de fontes históricas.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar faz parte do eixo composto pelos estudos mais específicos da área de atuação do professor-pesquisador em História e, de acordo com a proposta do PPC, propõe a efetivação da prática como componente curricular. Assim, ao dedicar-se à questão das fontes históricas no trabalho do professor-pesquisador, o PROINTER I constitui um espaço fundamental para o exercício da dimensão prática, contextualizada e significativa dos conhecimentos específicos e pedagógicos, bem como para a formação dos saberes docentes e a construção da autonomia intelectual do professor de História.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer e refletir sobre a formação e a atuação do professor-pesquisador na área de História.

Objetivos Específicos:

• Refletir sobre a identidade do professor-pesquisador;

• Observar processos de ensino e aprendizagem em História;

• Conhecer o debate sobre fonte histórica e documento histórico;

• Conhecer diferentes tipos e séries documentais;

• Discutir o uso de fontes históricas no contexto escolar;

• Elaborar materiais didáticos a partir de fontes históricas.

PROGRAMA

Unidade 1 - A formação da identidade do professor-pesquisador

Ciro Framarion, um especialista em Egiptologia

Déa Ribeiro Fenelon e a dimensão política do trabalho do professor de História

Formação e atuação de professores de História: a trajetória de Alice, Lucia, Marcos e Roberto

Pesquisa, Ensino e História pública

 

Unidade 2 - O ofício do historiador, a prática docente e o método indiciário

A expansão das fontes históricas

O historiador e o trabalho de detetive: um caso fictício

O paradigma indiciário como metodologia de pesquisa e de ensino

 

Unidade 3 - Oficinas de História: as fontes históricas do mundo antigo

O Egito em imagens

A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos

Antígona, de Sófocles:  texto, encenação e contexto

A experiência trágica da morte em Antígona

A tragédia grega: estrutura dramática, atores e coro

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada através de atividades síncronas e assíncronas durante 15 semanas. Com carga horária semanal de 4h48 min, as atividades previstas nesse plano de ensino estão organizadas da seguinte forma:

Atividades síncronas: As aulas acontecerão às terças-feiras, com duração de 2h30 min, das 19h às 21h30, por videoconferências, nas quais serão ministradas aulas expositivas e dialogadas: novembro/2021: 30; dezembro/2021: 7, 14, 21; janeiro/2022: 18, 25, 29; fevereiro/2022: 1, 8, 15, 22; março: 8, 15, 22, 29. O acesso à sala de aula virtual deverá ser solicitado através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sandra-alves-fiuza.

Atividades assíncronas: As atividades assíncronas terão carga horária semanal de 2h18 min, para as quais serão disponibilizados slides dos conteúdos, roteiros explicativos para a produção textual (resumo, oficinas e análise de fonte), filmes, videoaulas, entre outros materiais.  

Acesso à bibliografia e materiais­: Os discentes matriculados na disciplina deverão se conectar a uma conta de e-mail do Google, para dispor do software Google Drive e acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing, onde estarão disponíveis todos os materiais que serão utilizados durante as aulas síncronas, como bibliografia, textos teatrais, vídeos, filmes, entre outros. 

A comunicação entre os estudantes e a professora: A comunicação deverá ser realizada através do e-mail professorasandrafiuza@gmail.com, inclusive a solicitação e agendamento de atendimentos, em horários estabelecidos no plano de trabalho da professora, a serem divulgados aos alunos durante a primeira aula. Todos os materiais de apoio às atividades assíncronas – slides, roteiros explicativos para a produção textual, indicação de filmes, videoaulas, indicação de referências bibliográficas e metodológicas para a realização das atividades, bem como os resultados das avaliações – serão enviados aos e-mails individuais dos estudantes.

Validação da assiduidade: A validação da assiduidade para as atividades síncronas (videoconferências) ocorrerá por meio da manifestação de presença durante a aula. Para as atividades assíncronas, a presença será registrada com a entrega das tarefas propostas.

 

CRONOGRAMA

 

Aula 1

30 NOV

Apresentação e aprovação do plano de ensino.

 

Unidade 1 - A formação da identidade do professor-pesquisador

 

Aula 2

7 DEZ

 

Ciro Framarion, um especialista em Egiptologia

Ciro Flamarion Cardoso [Entrevista] MORAES, José Geraldo Vinci de Moraes; REGO, José Marcio. Conversa com historiadores brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2002, p. 21-44; 65-117; 211-238.

 https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 3

14 DEZ

Déa Ribeiro Fenelon e a dimensão política do trabalho do professor de História

Déa Ribeiro Fenelon [Entrevista]. In: FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997, 75-87.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 4

21 DEZ

Formação e atuação de professores de História: a trajetória de Alice, Lucia, Marcos e Roberto

MONTEIRO, Ana Maria. Professores pensam e falam sobre formação e profissão. In: Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 33-80.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 5

18 JAN

 

Pesquisa, ensino e História pública

GRINBERG, Keila [Entrevista]. Experiência de uma historiadora-divulgadora. In: CARVALHO, Bruno Leal Pastor de; TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (ed.). São Paulo: Letra e Voz, 2019, p. 125-132.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

 

 

Unidade 2 - O ofício do historiador, a prática docente e o método indiciário

 

Aula 6

25 JAN

 

A expansão das fontes históricas

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a pesquisa histórica. Mouseion, n. 12, maio./ago., 2012, p. 129-159.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

Aula 7

29 JAN

(sáb. 14h, reposição)

O historiador e o trabalho de detetive: um caso fictício

A ESTRANHA morte de Marta. In: LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 7-17.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 8

1 FEV

O paradigma indiciário como metodologia de pesquisa e de ensino

GINZBURG, Carlo. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2 ed. Trad. Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 143-179.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

 

 

Unidade 3 - Oficinas de História: as fontes históricas do mundo antigo

 

Aula 9

8 FEV

O Egito em imagens

LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Egito em imagens: como decifrar as mensagens dos faraós. In: Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, 71-93.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 10

15 FEV

A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos

LAGOA, Ana; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lucia. Os escravos no mundo antigo. In: Oficinas de história. Belo Horizonte: Dimensão, 2000, p. 95-125.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 11

22 FEV

Antígona, de Sófocles: texto, encenação e contexto

SÓFOCLES. Antígona. In: Obras de Maria Helena da Rocha Pereira. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, p. 101-162.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 12

8 MAR

A experiência trágica da morte em Antígona

WILLIAMS, Raymond. Antígona, de Sófocles. In: Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 41-63.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 13

15 MAR

A tragédia grega: estrutura dramática, atores e coro

BRANDÃO, Junito de Souza. Teatro grego: tragédia e comédia. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

SCHEIDT, Déborah. A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, ago./dez. 2010, p. 49-57.

https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

 

Aula 14

22 MAR

Apresentação da análise de fonte teatral.

 

Aula 15

29 MAR

Vista de notas. Encerramento da disciplina.

AVALIAÇÃO

Data

Horário

Forma

Critérios

Valor

18

JAN

 

Entrega até às 23h59

Produção de entrevista: professor/a da Educação Básica.

Clareza e qualidade do roteiro da entrevista.

 

20 pts

1

FEV

Entrega até às 23h59

Resumo de texto:

“Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Carlo Ginzburg.

Correção gramatical, coesão textual e clareza. Construção do texto compatível com estrutura e característica do gênero textual solicitado, tais como: domínio dos processos de sumarização; clareza na expressão da compreensão global do texto resumido; uso adequado dos conectivos; interpretação adequada dos atos atribuídos ao autor.

30 pts

22

FEV

Entrega até às 23h59

Oficinas de História:

1- O Egito em imagens;

2-A escravidão antiga nos escritos gregos e romanos.

Clareza e consistência ao selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações das fontes históricas. Correção gramatical e coesão textual; clareza na exposição de ideias; coerência lógica, conceitual e argumentativa.

20 pts

22

MAR

Das 18h às 19h

Análise de fonte teatral: texto Antígona, de Sófocles.

Qualidade da crítica da fonte; problematização das informações obtidas; consistência na análise e interpretação.

30 pts

 

 

TOTAL                        100 pts

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

Complementar

FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania de. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

LAGÔA, Ana Mascia; GRINBERG, Keila; GRINBERG, Lúcia. Oficinas de história: projeto curricular de Ciências Sociais e História. Belo Horizonte: Dimensão, 2000. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

SÓFOCLES. Antígona. In: Obras de Maria Helena da Rocha Pereira. Traduções do grego. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017, p. 101-162.https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

WILLIAMS, Raymond. Drama em cena. São Paulo: Cosac Naify, 2010. https://drive.google.com/drive/folders/18xEWD5haSfzQr1wB5c4P-d7ZjmwgAxvn?usp=sharing

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sandra Alves Fiuza, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/12/2021, às 20:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3246734