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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Desenvolvimento do projeto individual de pesquisa em História.
JUSTIFICATIVA
A redação de um trabalho monográfico é ferramenta importante na formação do historiador, seja no bacharelado, seja na licenciatura. É a partir do aprendizado do levantamento, pesquisa e análise de fontes históricas que o graduando torna-se pesquisador nos diversos ambientes profissionais após a conclusão do curso.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Capacitar o aluno para o desenvolvimento do trabalho monográfico em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e da análise das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: - Escrever os primeiros capítulos do trabalho de conclusão de curso desenvolvido na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I. - Refletir sobre temas e problemáticas encontradas nas fontes pesquisadas que podem ter desdobramentos em trabalhos posteriores. - Habilitar o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino. |
PROGRAMA
Unidade I – Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa em História.
Unidade II – Orientação para o início da elaboração e redação do trabalho de conclusão de curso.
Unidade III – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
METODOLOGIA
A disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022. Serão 16 (dezesseis) encontros semanais entre os dias 27/02/2023 e 24/06/2023. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina, as formas de avaliação e o cronograma das aulas. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de fontes, roteiros de leitura, pesquisas de artigos acadêmicos sobre a temática da pesquisa e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais
Os roteiros de leitura serão baseados na bibliografia específica para cada temática de pesquisa apresentada e discutida ao longo das aulas.
AVALIAÇÃO
A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:
- Avaliação 1: Produção de um capítulo de debate historiográfico em torno do tema do TCC. Entrega no ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br). Valor: 40 pontos. Data: até 22/04/2023. Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais das bibliografias levantadas, utilização de citação bibliográfica e registro das referências.
- Avaliação 2: Produção de um capítulo de análise de fontes previamente levantadas. Entrega no ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br). Valor: 40 pontos. Data de entrega: até 24/06/2023. Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; utilização de citação bibliográfica e registro das referências; articulação entre as questões principais dos textos levantados no debate historiográfico e as fontes selecionadas para análise.
- Avaliação 3: Apresentação e Comentário dos textos teóricos selecionados ao longo da disciplina. A atividade ocorrerá no Núcleo de Pesquisa em Gênero, Educação e Diversidade (NUPGED). Na primeira aula serão definidas as datas e a dinâmica da avaliação. Data: ao longo do semestre. Valor: 20 pontos. Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as questões principais dos textos discutidos; confecção de slides; utilização de citação bibliográfica e registro das referências utilizadas nos slides e no comentário.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru /SP: EDUSC, 2004.
DOSSE, François. A história. Bauru /SP, EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, 1998.
Complementar
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
OMNES, Roland. Filosofia da ciência contemporânea. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
VAINFAS, R. e CARDOSO, C. F. (orgs.). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/02/2023, às 20:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4234457 |