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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DA ÁFRICA II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”;
Apresentar alguns debates centrais da historiografia africanista, enfatizando a historicidade das perspectivas teóricas e proposições metodológicas;
Abordar o debate historiográfico em torno da escravidão e do trabalho forçado em África, antes, durante e após o impacto da escravidão nas Américas;
Discutir aspectos particulares da formação, organização e perspectivas dos Estados Nacionais em África.
Ementa
Imperialismo e a partilha da África (1880-1914). Movimentos políticos de contestação. Os movimentos nacionalistas e a descolonização da África. Os Estados Nacionais em África: fronteiras herdadas e projetos de nação. A África lusófona.
PROGRAMA
Unidade 1- Imperialismo e a partilha da África (1880-1914)
1.1) As doutrinas políticas frente ao colonialismo
1.2) A África e as Guerras Mundiais
Unidade 2- Os movimentos nacionalistas e a descolonização da África
2.1) Os movimentos de libertação
2.2) Pan-africanismo e Negritude
2.3) Aspectos internacionais da luta pela descolonização
Unidade 3- Os Estados Nacionais em África: fronteiras herdadas e projetos de nação
3.1) Estado, sociedade, economia e cultura no período Pós-Colonial africano.
3.2) A unidade nacional: conflitos étnicos e regionais.
3.3) A democracia e a instabilidade política.
Unidade 4- A África lusófona
4.1) “O mundo que o português criou”: as relações históricas entre Brasil e África
4.2) Processos de independência das colônias portuguesas em África
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AJAYI, J. F. Ade. História Geral da África. v. 6. África do século XIX à década de 1880. Brasília: UNESCO, 2010.
MARQUES, João Pedro. Portugal e a escravatura dos africanos. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2004.
WESSELING, H. L. Dividir para dominar: a partilha da África, 1880 – 1914. São Paulo / Rio de Janeiro: Revan / Ed. UFRJ, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FAGE, J. D. História da África. Lisboa: Edições 70, 2001.
FREYRE, Gilberto. O mundo que o português criou: aspectos das relações sociais e de cultura do Brasil com Portugal e as colônias portuguesas. São Paulo: É Realizações, 2010.
HERNANDEZ, Leila M. G. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
PANTOJA, Selma (Org.). Entre Áfricas e Brasis. São Paulo / Brasília: Marco Zero / Paralelo 15, 2001.
SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 3. ed. Rev. e Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254222 |