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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Observações: |
EMENTA
Dinâmica interna e externa do planeta Terra. Geologia aplicada aos estudos ambientais. Cartografia geológica. Geologia do Triângulo Mineiro. Realização de experiências sobre a dinâmica interna e externa.
JUSTIFICATIVA
A disciplina busca fazer com que os alunos compreendam, relacionem e analisem os processos geológicos que fazem parte da dinâmica externa da Terra, bem como noções da geologia do Brasil e do Triângulo Mineiro, conhecendo, ainda, algumas ferramentas muito úteis nos estudos ambientais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Levar o aluno a identificar, relacionar e analisar os processos geológicos que fazem parte da dinâmica interna e externa da Terra, bem como noções de geologia ambiental, cartografia geológica e aspectos geológicos do Triângulo Mineiro. |
Objetivos Específicos: |
• Identificar os principais processos da dinâmica interna e externa do planeta Terra; |
PROGRAMA
1 - DINÂMICA INTERNA.
1.1 - Plutonismo e Vulcanismo.
1.2 – Terremotos.
1.3 - Tectônica Global: movimentos tectônicos e teorias geotectônicas.
1.4 - Noções de Geologia Estrutural: dobramentos e falhamentos.
2 - DINÂMICA EXTERNA.
2.1 - Atividades geológicas das águas continentais de superfície e subterrânea.
2.2 - Atividades geológicas dos mares.
2.3 - Atividades geológicas do vento.
2.4 - Atividades geológicas do gelo.
2.5 - Atividades geológicas dos organismos.
3 - GEOLOGIA AMBIENTAL.
3.1 - Conceitos e definições de Geologia Ambiental.
3.2 - Ambiente geológico e as interações com o ambiente antrópico.
3.3 - Risco geológico e desastres naturais.
3.4 - Fatores geológicos no planejamento de uso e ocupação territorial.
4 - GEOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO.
4.1 - Identificar as grandes unidades geológicas do Triângulo Mineiro e de Ituiutaba.
4.2 - Relacionar e analisar a importância do arcabouço geológico regional com os demais aspectos físicos.
5 - CARTOGRAFIA GEOLÓGICA.
5.1 - Identificar os diferentes tipos e escalas de mapas geológicos existentes.
5.2 - Reconhecer e interpretar as informações cartográficas e geológicas apresentadas nos mapas geológicos.
5.3 - Analisar e correlacionar as informações contidas nos mapas com a realidade local, regional e continental.
METODOLOGIA
- ATIVIDADES SÍNCRONAS: baseadas em diversas técnicas como: aulas expositivas com uso de quadro e giz; recursos audiovisuais (data-show, vídeo); exposições dialogadas; dinâmicas em grupos; exercícios, trabalho de campo e prova.
PROGRAMAÇÃO:
MARÇO:
- 3: Apresentação da ementa e da programação.
- 10: Unidade 1.
- 17: Unidade 1.
- 24: Unidade 1.
- 31: Unidade 1.
ABRIL:
- 14: Unidade 2.
- 28: Unidade 2.
MAIO:
- 5: Unidade 2.
- 12: Unidade 2.
- 19: Prova
- 26: Unidade 3.
JUNHO:
- 2: Unidade 4.
- 3 (sábado letivo): atividade autônoma.
- 9: Atividade autônoma (participação em evento).
- 16: Workshop – Unidade 5.
- 23: 19 a 29 – Período destinado a outras atividades acadêmicas (10% do semestre letivo) e 19 a 21 – Seminário Institucional das Licenciaturas -SEILIC.
29 – Término do semestre letivo 2022/2
OBS.: Data do trabalho de campo a ser definida.
AVALIAÇÃO
- Prova: - 50,0
- Relatório de evento (workshop): - 10,0
- Postagem no Instagram - 10,0
- Atividades autônomas - 10,0
- Indicação e explicação de um filme sobre a temática - 10,0
- Trabalho de campo: 10,0
- Segundo o Art. 141 da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o aluno que tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre, poderá fazer uma atividade de recuperação. No caso, será UMA PROVA no valor de 50,0 créditos, a ser realizada na última semana de aula.
- Atendimento ao aluno: no LABGEOL toda terça-feira no período da tarde (agendar por e-mail o assunto liliancmb@ufu.br e horário).
BIBLIOGRAFIA
Básica
LEINZ, V.; AMARAL, S.E. Geologia geral. São Paulo, Editora Nacional, 1985.
POPP, J. H. Geologia geral. Rio de Janeiro; São Paulo : Livros Técnicos e Científicos, 1987. 295 p.
SUGUIO, K. Rochas sedimentares. São Paulo: Edgard Blucher, 1994.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
Complementar
BIGARELLA,J.J., BECKER,R.D., dos SANTOS,G.F. Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais. Florianópolis: Ed. UFSC, 1994. 425p.
BITAR, O. Y. Meio ambiente e geologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.
BRITO, I. M. B. Geologia Histórica. Uberlândia: EDUFU, 2000.
FONTES, M. P. F. Introdução ao estudo de minerais e rochas. Viçosa, UFV, 1984. 23p. (Boletim 182).
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
KIRSCH, H. Mineralogia aplicada. São Paulo, Polígono e EDUSP, 1972.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006.643 p.
WICANDER, R.; MONROE, J. S.; PETERS, E. K. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning,2016.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Carla Moreira Bento, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/01/2023, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4229693 |