|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: FAGEN39530 |
COMPONENTE CURRICULAR: EMPREENDEDORISMO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS |
SIGLA: FAGEN |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 00 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Estimular uma visão e capacidade “empreendedora” entre os alunos, permitindo aos mesmos desenvolver habilidades pessoais, gerenciais e técnicas para estimular a criatividade e para que consigam transformar ideias inovadoras em novos negócios, visando, assim, que os alunos saibam identificar e aproveitar oportunidades, conheçam o processo de abertura de um novo negócio e como adquirir os recursos necessário para o planejamento, gestão e manutenção do novo negócio.
Ementa
PROGRAMA
Explorando novas ideias e oportunidades de negócios
2.1 A busca e identificação de oportunidades
2.2 As crises e as oportunidades
2.3 A globalização e os novos negócios
2.4 A escolha do novo negócio
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARON, R. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning. 2007.
MARIANO, S.; MAYER, V. A F. Empreendedorismo: fundamentos e técnicas para criatividade. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2010.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
KIM, W. C. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, c2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 2. ed. atual São Paulo: Cultura, 2006.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura. 1999.
DOLABELA, Fernando. Boa Idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000.
DORNELAS, J. C. A. Planos de negócios que dão certo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.
DRUCKER, P. F. Inovacao e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.
FARAH, Osvaldo E. et al. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo. Cengage Learning. 2008.
PENHA, Cícero Domingos. Atitude é querer: como a atitude faz a diferença na carreira, nos negócios e na vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
aprovação
Osmando Ferreira Lopes Coordenador do Curso de Graduação em Química Industrial |
Cíntia Rodrigues de Oliveira Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios |
Documento assinado eletronicamente por Osmando Ferreira Lopes, Coordenador(a), em 17/11/2022, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Miranda, Diretor(a) substituto(a), em 22/11/2022, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4038128 e o código CRC 4DDB1E16. |
Referência: Processo nº 23117.058114/2022-51 | SEI nº 4038128 |