UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

FAGEN39530

COMPONENTE CURRICULAR:

EMPREENDEDORISMO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

00 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Estimular uma visão e capacidade “empreendedora” entre os alunos, permitindo aos mesmos desenvolver habilidades pessoais, gerenciais e técnicas para estimular a criatividade e para que consigam transformar ideias inovadoras em novos negócios, visando, assim, que os alunos saibam identificar e aproveitar oportunidades, conheçam o processo de abertura de um novo negócio e como adquirir os recursos necessário para o planejamento, gestão e manutenção do novo negócio.

Ementa

  1. Empreendedorismo;
  2. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios;
  3. Organizando um novo negócio;
  4. Apoio ao desenvolvimento de novos negócios;
  5. Franchising;
  6. Empreendedores e a internet;
  7. A construção do sucesso do novo negócio: aperfeiçoar a competência social e criar confiança;
  8. Análise de viabilidade e formulação do plano de negócios.

PROGRAMA

  1. Empreendedorismo
    1.1    Conceitos iniciais; o que é ser um empreendedor; histórico
    1.2    Características e habilidades do empreendedor
    1.3    É possível desenvolver a capacidade empreendedora?
    1.4    Diferenças e similaridades entre administrador e empreendedor
    1.5    Empreendedorismo corporativo (intraempreendedorismo)
    1.6    Empreendedorismo social
  2. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios
    2.1    A busca e identificação de oportunidades
    2.2    As crises e as oportunidades
    2.3    A globalização e os novos negócios
    2.4    A escolha do novo negócio

  3. Organizando um novo negócio
    3.1    Conjuntura do negócio
    3.2    Tipos e tamanhos de empresas
    3.3    Formas jurídicas da empresa
    3.4    Etapas e processos de constituição
    3.5    Regulamentações e políticas governamentais
    3.6    Marcas e patentes: protegendo sua ideia
    3.7    Qualidade Total. ISO 9000
    3.8    Características e problemas da pequena empresa
     
  4. Formulação do plano de negócios e análise de viabilidade
    4.1    Definições
    4.2    Tipos de Plano de Negócios
    4.3    Formulação do Plano de Negócios
    4.4    Análise de Viabilidade
     
  5. Apoio ao desenvolvimento de novos negócios
    5.1    Incubadoras de empresa
    5.2    Entidades de Apoio (SEBRAE)
    5.3    Assessoria jurídica e contábil
    5.4    Universidades e institutos de pesquisas
    5.5    Instituto Empreender Endeavor
    5.6    Parcerias estratégicas, fornecedores, clientes e funcionários
    5.7    Alternativas para captação de recursos para novos empreendimentos (Editais públicos, bancos públicos, investidores anjos, capital de risco)
     
  6. Franchising
    6.1    Tipos de franquia
    6.2    Vantagens e desvantagens de ser um franqueado
    6.3    Tendências para franquias
     
  7. Empreendedores e a internet
    7.1    Modelos de negócios na Web
    7.2    Tendências
     
  8. A construção do sucesso do novo negócio: aperfeiçoar a competência social e criar confiança
    8.1    Estruturando a equipe
    8.2    O ambiente empresarial e sua influência sobre o desempenho dos funcionários
    8.3    Influência da liderança sobre o desempenho dos funcionários
    8.4    Influência do layout e da comunicação sobre o desempenho dos funcionários

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARON, R. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thompson Learning. 2007.

MARIANO, S.; MAYER, V. A F. Empreendedorismo: fundamentos e técnicas para criatividade. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2010.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

HASHIMOTO, M. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intra-empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.

KIM, W. C. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, c2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 2. ed. atual São Paulo: Cultura, 2006.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura. 1999.

DOLABELA, Fernando. Boa Idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000.

DORNELAS, J. C. A. Planos de negócios que dão certo. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

DRUCKER, P. F. Inovacao e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

FARAH, Osvaldo E. et al. Empreendedorismo estratégico:  criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo. Cengage Learning. 2008.

PENHA, Cícero Domingos. Atitude é querer: como a atitude faz a diferença na carreira, nos negócios e na vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

aprovação

 

Osmando Ferreira Lopes

Coordenador do Curso de Graduação em Química Industrial

Cíntia Rodrigues de Oliveira

Diretora da Faculdade de Gestão e Negócios

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Osmando Ferreira Lopes, Coordenador(a), em 17/11/2022, às 16:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Miranda, Diretor(a) substituto(a), em 22/11/2022, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4038128 e o código CRC 4DDB1E16.




Referência: Processo nº 23117.058114/2022-51 SEI nº 4038128