UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia da População

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31603(GGO021)

Período/Série:

6º

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

Abordagem teórico-metodológica sobre população. Estrutura da população. Relações entre política, economia, sociedade, cultura e relações etnicorraciais nos estudos populacionais. Dinâmica populacional e implicações na organização do espaço sob o ponto de vista socioambiental. População e qualidade de vida. População o caso brasileiro.

JUSTIFICATIVA

O componente curricular Geografia da População justifica-se pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica e conceitual enquanto aporte necessário para compreensão da dinâmica populacional no tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de subsidiar o processo de distinção das diferentes teorias e concepções que interpretam os estudos populacionais. Por fim, propicia o discernimento do conteúdo ideológico do conteúdo teórico que caracterizam os estudos da população por meio da relação entre os processos demográficos e não demográficos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir criticamente sobre a aproximação entre Demografia e Geografia por meio da Geografia da População: conteúdo e método.

Objetivos Específicos:

Analisar as diferentes políticas populacionais relacionadas à organização do espaço geográfico;

Reconhecer a importância da demografia nos estudos populacionais;

Relacionar a estrutura da população às diferentes organizações econômica, política, social e cultural;

Analisar os indicadores de qualidade de vida das populações;

Estudar o tema População como representação dos sujeitos reais: fenômenos urbanos e rurais, produção do território mundial e local, comunidades culturais raças e etnias, noção científica e filosófica do homem e do humano; 

Analisar estudos populacionais do Brasil.

 

PROGRAMA

1- ESTUDO DA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

1.1 - Conceito, objetivo e campo de estudo.

1.2 - Importância da demografia nos estudos populacionais.

1.3 - Concepções teóricas sobre população

1.4 - Teorias demográficas.

 

2 - DINÂMICA DA POPULAÇÃO E IMPLICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO.

2.1- Natalidade, mortalidade e migração.

2.2 - Evolução e crescimento.

2.3 - Distribuição geográfica: espacialização, aspectos socioeconômicos, políticos e culturais.

 

3 - POPULAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

3.1 - População, meio ambiente e desenvolvimento.

3.2 - Políticas de população.

 

4 - POPULAÇÃO, CONSUMO E QUALIDADE DE VIDA.

4.1 - Multidisciplinaridade nos estudos de qualidade de vida.

4.2 - População, sociedade e consumo.

4.3 - A diversidade de faixa geracional no Brasil.

 

5 - POPULAÇÃO: O CASO BRASILEIRO

 

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático da disciplina será ministrado de forma presencial.

Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas e dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos, por meio de expositores e debatedores. Os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina, sendo que a leitura deles é fundamental para a discussão e reflexões teóricas.

Serão realizados seminários a partir da discussão do conteúdo programático, com apresentação e debate. Outro artifício utilizado para estimular à escrita e reflexão dos discentes será o trabalho com documentários, apresentação e discussão de textos, além de resenhas.

As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 08:00h às 11h30, com um intervalo de 20 minutos, considerando o cronograma a seguir e suas respectivas atividades:

 

Datas

Atividades

Modalidade - horário

 

03/03/2023

 

Apresentação e discussão do plano de curso: objetivos, conteúdo programático e formas de avaliação; contextualização geral e inicial da disciplina.

 

 

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

10/03/2023

 

Abordagem introdutória sobre os aspectos teóricos e conceituais sobre a Geografia da População e abordagem geral sobre os diferentes períodos históricos, modos e formas de produção, além das diversas formas de organização política, econômica e social. Contextualização geral.

 

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

17/03/2023

 

Exposição e diálogo sobre o que é Geografia da População. Abordagem teórica (conceitos), fontes e dúvidas.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

24/03/2023

 

Apresentação e discussão em grupos sobre o que estuda o geógrafo da população: campo de atuação.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

31/03/2023

 

Exposição e diálogo sobre as abordagens em Geografia da População no âmbito da Geografia Clássica.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

07/04/2023

 

Feriado – Paixão de Cristo

-

 

14/04/2023

 

Apresentação e discussão em grupos sobre as Teorias Demográficas: Malthusiana, Neomalthusiana e Reformista.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

 

21/04/2023

 

Feriado - Tiradentes

-

28/04/2023

 

Avaliação escrita.

29/07/2022

 

05/05/2023

 

Exposição e diálogo sobre Políticas de População.

Presencial

08:00 – 11:30hs

12/05/2023

 

Exposição e diálogo sobre Políticas de Populacionais na América Latina e no Brasil.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

 

19/05/2023

 

Apresentação e discussão em grupos sobre o crescimento demográfico e a homogeneização.  

Presencial

08:00 – 11:30hs

26/05/2023

 

Exposição e diálogo sobre População: abordagens e perspectivas.

 

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

02/06/2023

 

Apresentação de Seminários: Imigração no processo de formação do Brasil; migrações. Entrega da Avaliação 2 – Estudo Dirigido.

Presencial

08:00 – 11:30hs

09/06/2023

 

Apresentação de Seminários: População e meio ambiente; Diversidade cultural e população negra no Brasil.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

16/06/2023

 

Aula conclusiva. Entrega de resultados e vista de notas/avaliações.

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

23/06/2023

 

Verificação de Aprendizagem de Recuperação, caso seja necessário (prova).

Presencial

08:00 – 11:30hs

 

Ainda será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além das aulas presenciais previstas neste plano de ensino, o qual ocorrerá nas segundas-feiras, das 17:00h até às 19:00h no Laboratório de Geografia Humana e Ensino - LAGHEN. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser feitos com o docente durante as aulas presenciais ou via e-mail: loboda@ufu.br.

Ressalto que as aulas e atividades aqui listadas poderão sofrer alguma alteração no decorrer do período, no entanto, qualquer alteração será apresentada e discutida coletivamente. Reforço que o acompanhamento das atividades, entrega de trabalhos e avaliações é de responsabilidade dos/as discentes.

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da disciplina serão subdivididas da seguinte forma:

1) Avaliação Escrita: prova dissertativa referente ao conteúdo das unidades iniciais da disciplina – Data: 28/04/2023 (25 pontos).

2) Avaliação 2 – Estudo Dirigido: roteiro de questões referente ao conteúdo das unidades finais da disciplina – Data de entrega: 02/06/2023 (25 pontos).

3) Elaboração de Resenha Crítica: Elaboração de texto abordando de forma específica alguma temática verificada na exposição do documentário a ser trabalhado pelo docente ao logo da disciplina. Não se trata de um relatório do documentário, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado na obra fílmica. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Entrega: 16/06/2023 (20 pontos). Observação: não serão pontuadas resenhas que não forem de autoria própria ou, quando fundamentada em referências, deverá seguir a normatização técnica estabelecida pela Associação Brasileira de Normatização Técnica (ABNT).

4) Apresentação de Seminário: realizado a partir de temas referentes ao conteúdo programático proposto pelo docente ou a serem definidos juntamente com os discentes. Atividade desenvolvida em grupos, dois grupos por aula, com apresentação e debate, com entrega de resumo esquemático da temática para o docente e colegas. Os critérios de avaliação serão os seguintes: novas informações sobre o conteúdo proposto; utilização de recursos didáticos (representações, dados e informações sobre o conteúdo); criatividade (organização e sistematização das informações); tempo (em média de 40 minutos); pontualidade; referências; resumo/síntese. Datas: 09/06 e 16/06/2023. (30 pontos).

Sendo, nota final: Avaliação Escrita 1 (25) + Avaliação 2 – Estudo Dirigido (25) + Resenha de documentário (20) + Apresentação de Seminário 30. Total: 100 pontos.

Atividade de Recuperação:

Levando em consideração a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, em seu Antigo 141, as novas Normas da Graduação asseguram o direito à Atividade de Recuperação (2º/2022), para discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina.

No caso da disciplina Geografia da População a Atividade de Recuperação ocorrerá a partir da realização de uma prova escrita dissertativa, a qual substituirá a menor nota obtida na Avaliação Escrita ou na Avaliação 2 – Estudo Dirigido. A verificação de recuperação será aplicada na data de 23/06/2023, caso necessário, no horário da aula, não havendo a possibilidade da realização em outra data e horário.  

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.) Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2.ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

DAMIANI, A. População e Geografia. 3.ed. São Paulo: Contexto, 1997.

MCDONOUGH, P. A política de população no Brasil. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

 

Complementar

ALVEZ, J. E. D. As políticas populacionais e o planejamento familiar na América Latina e no Brasil.  ENCE. Textos para discussão, nº. 21. Rio de Janeiro: 2006. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=282855

BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia de População. São Paulo: Nacional/EDUSP, 1971.

DORA, M.; VANALLI, S. Migração. São Paulo: Contexto, 2004.

GEORGE, P. Geografia da população. 5. ed. atualizada de acordo com a 4ª edição francesa de 1973 por Rolando Roque da Silva Rio de Janeiro: DIFEL, 1978.

MARTINS, J. de S. A sociedade vista do abismo: novos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MORAES, M. A. de; FRANCO, P. S. S. Geografia humana: o homem: origem, jornada e evolução tecnocientífica. Campinas: Átomo, 2011.

SPOSITO, E. S.; BONTEMPO, D. C.; SOUZA, A. A.de (Organizadores). Geografia e migração: movimentos, territórios e territorialidades. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

ZELINSKY, W. Introdução a geografia da população. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 16:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4245080