UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39024

COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                Antropologia da Música

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                     Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                     INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60H

 

OBJETIVOS

Proporcionar aos estudantes contato com a área de Antropologia da Música a partir de suas principais
questões, reflexões, proposições teórico-metodológicas e autores.

 

Ementa

Música como objeto de estudo antropológico. Diversidade musical associada a formas de socialidade e
cosmologias. Música e teorias nativas musicais. Etnografia das performances musicais. Paisagens sonoras.
Música e propriedade intelectual. Processos de patrimonialização, espetacularização e apropriação musical.

 

PROGRAMA

1. Antropologia da Música
1.1. A música como objeto de estudo antropológico: histórico e principais tendências teórico-metodológicas


2. Sons e sociedades
2.1. Diversidade musical associada a formas de socialidade e cosmologias específicas
2.2. Música e teorias nativas musicais entre comunidades rurais e populações tradicionais, povos indígenas e
população urbana no Brasil e no mundo


3. Música e etnografia
3.1. Etnografia das performances musicais: instrumentalidades e vocalidades; modos de inscrição sonora e
interpretação; músicos e audiências; gênero, idade e status; concepções e processos variados de ensinoaprendizagem; as performances musicais e seus efeitos
3.2. Paisagens sonoras


4. Música e propriedade intelectual
4.1. Composição/criação/‘recepção’, autoria, direitos coletivos e difusos
4.2. Processos de patrimonialização, espetacularização e apropriação

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1950.
QUEIROZ, Ruben Caixeta de; TUGNY, Rosângela Pereira de (Org.). Músicas africanas e indígenas no
Brasil. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.
ULHÔA, Martha e OCHOA, Ana Maria (Org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto
Alegre: EdUFRGS, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

COELHO, Luís Fernando Hering. Música indígena no mercado: sobre demandas, mensagens e ruídos no
(des)encontro intermusical. Campos: Revista de Antropologia Social, v. 5, n. 1, p. 151-166, 2004.


HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2000.


LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: EdUFMG,
2002.


PIMENTEL, Alexandre; CORRÊA, Joana (Org.). Na ponta do verso: poesia de improviso no Brasil. Rio de
Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2008.


QUEIROZ, Ruben Caixeta de; TUGNY, Rosângela Pereira de (Org.). Músicas africanas e indígenas no
Brasil. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.


TRAVASSOS, Elizabeth; MATOS, Claudia Neiva; MEDEIROS, Fernanda Teixeira (Org.). Ao encontro da
palavra cantada: poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.


VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1828936