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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39024 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia da Música |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Proporcionar aos estudantes contato com a área de Antropologia da Música a partir de suas principais
questões, reflexões, proposições teórico-metodológicas e autores.
Ementa
Música como objeto de estudo antropológico. Diversidade musical associada a formas de socialidade e
cosmologias. Música e teorias nativas musicais. Etnografia das performances musicais. Paisagens sonoras.
Música e propriedade intelectual. Processos de patrimonialização, espetacularização e apropriação musical.
PROGRAMA
1. Antropologia da Música
1.1. A música como objeto de estudo antropológico: histórico e principais tendências teórico-metodológicas
2. Sons e sociedades
2.1. Diversidade musical associada a formas de socialidade e cosmologias específicas
2.2. Música e teorias nativas musicais entre comunidades rurais e populações tradicionais, povos indígenas e
população urbana no Brasil e no mundo
3. Música e etnografia
3.1. Etnografia das performances musicais: instrumentalidades e vocalidades; modos de inscrição sonora e
interpretação; músicos e audiências; gênero, idade e status; concepções e processos variados de ensinoaprendizagem; as performances musicais e seus efeitos
3.2. Paisagens sonoras
4. Música e propriedade intelectual
4.1. Composição/criação/‘recepção’, autoria, direitos coletivos e difusos
4.2. Processos de patrimonialização, espetacularização e apropriação
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1950.
QUEIROZ, Ruben Caixeta de; TUGNY, Rosângela Pereira de (Org.). Músicas africanas e indígenas no
Brasil. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.
ULHÔA, Martha e OCHOA, Ana Maria (Org.). Música popular na América Latina: pontos de escuta. Porto
Alegre: EdUFRGS, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COELHO, Luís Fernando Hering. Música indígena no mercado: sobre demandas, mensagens e ruídos no
(des)encontro intermusical. Campos: Revista de Antropologia Social, v. 5, n. 1, p. 151-166, 2004.
HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2000.
LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: EdUFMG,
2002.
PIMENTEL, Alexandre; CORRÊA, Joana (Org.). Na ponta do verso: poesia de improviso no Brasil. Rio de
Janeiro: Associação Cultural Caburé, 2008.
QUEIROZ, Ruben Caixeta de; TUGNY, Rosângela Pereira de (Org.). Músicas africanas e indígenas no
Brasil. Belo Horizonte: EdUFMG, 2006.
TRAVASSOS, Elizabeth; MATOS, Claudia Neiva; MEDEIROS, Fernanda Teixeira (Org.). Ao encontro da
palavra cantada: poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001.
VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1828936 |