UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar IV – PROINTER IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO32405

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

30h

Total:

90h

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Pré-requisitos: PROINTER I, PROINTER II, PROINTER III.

 

EMENTA

Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projeto de ensino, pesquisa, extensão em instituições escolares ou não-escolares.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar IV propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver e concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão e instituições escolares e não-escolares.

Objetivos Específicos:

Refletir sobre os desafios e potencialidades de ensinar história na educação básica;

Concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade;

Avaliar o desenvolvimento dos projetos com a comunidade.

PROGRAMA

Unidade 1 – Introdução à História Pública

Unidade 2 - Elaboração de projetos de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 3 - Desenvolvimento dos projetos de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 4 - Avaliação e produção dos relatos de experiência dos projetos desenvolvidos.

METODOLOGIA

A disciplina Projeto Interdisciplinar IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2023.2, entre os meses de janeiro e abril de 2024. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; entre outros exercícios práticos. Ao longo do semestre os discentes devem desenvolver um projeto de ensino, pesquisa e/ou extensão em instituições escolares e não-escolares.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades desenvolvidas em sala de aula

30

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Projeto de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão.

40

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

28/02/2024

Relato de experiência sobre o projeto de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido.

30

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

17/04/2024

Em conformidade com o artigo 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, o discente com pelo menos 75% de frequência e que não tiver atingido a nota mínima na disciplina, fara jus a uma atividade de recuperação de aprendizagem. A atividade avaliativa consiste em uma prova escrita, individual e sem consulta, sobre os textos debatidos ao longo do semestre. A prova terá duração de 3h30.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

Complementar

ABREU, Marta; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio : propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. UnB, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/01/2024, às 23:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5116650