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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, nº 2121. Campus Santa Mônica - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
O mecanismo de tomada de decisões; A teoria do consumidor e determinação da demanda individual e de mercado; Medidas de sensibilidade da demanda: as elasticidades; A teoria da produção e a demanda por fatores; Custos de produção: teoria tradicional e moderna; Preço e produção sob concorrência pura; Preços e produção no monopólio puro; Monopólio X competição perfeita; Controle do monopólio; Monopólio bilateral; Preço e produção em concorrência monopolista; Modelos clássicos de oligopólio; Cartéis e fusão: a solução de coalizão; A moderna teoria dos oligopólios.
JUSTIFICATIVA
Para o administrador, no processo de tomada de decisão, é fundamental analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, e compreender os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir diante do seu planejamento.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Tornar os alunos capazes de analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, entendendo os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir seus objetivos. |
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PROGRAMA
1. Introdução à Disciplina
1.1 Conceitos Básicos em Economia
1.2 Oferta e Demanda
1.3 Mercados de Bens e Serviços
1.4 Conceitos de Elasticidade-preço e renda
2. Teoria do Comportamento do Consumidor
2.1 Preferências do consumidor
2.2 Restrição orçamentária
2.3 Utilidade marginal e escolha do consumidor
3 - Teoria da Produção
3.1 A produção e a firma
3.2 Função de Produção
3.3 Fatores de Produção
3.4 Produtividade Média e Marginal
3.5 Tecnologia e Substituição de fatores
4. Os Custos da Produção
4.1 Os custos no curto e longo prazos
4.2 Custo e produtividade
5. Estruturas de Mercado (Pricing)
5.1 Empresas em mercados competitivos
5.2 Monopólio e Oligopólio
5.3 Concorrência monopolística
5.4 Teoria dos Jogos
6. Teoria da Determinação dos Preços
6.1 Preços como estratégia de crescimento
6.2 Otimização dos lucro
METODOLOGIA
A disciplina irá se desenvolver por meio de aulas expositivas, discussão de casos, seminários, estudos e leituras dirigidas, leitura de artigos, etc. O material de apoio da disciplina será disponibilizado no Moodle.
Curso: FAGEN32503 - Economia de Negócios - Profa Luciana Carvalho (ufu.br)
Senha: FAGEN32503
Horário das aulas presenciais: Segunda-feira das 19h às 22h 30min
Carga Horária Total: 72 h/a
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
31/07 |
Apresentação da Disciplina |
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4 horas/aula |
07/08 |
Introdução à Disciplina |
Capitulo 1 e 2- Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
21/08 |
Introdução à Disciplina |
Capitulo 1 e 2- Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
28/08 |
Teoria do Comportamento do Consumidor |
Capitulo 3 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
04/09 |
Teoria da Produção |
Capitulo 6 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
11/09 |
Teoria da Produção |
Capitulo 6 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
18/09 |
Primeira Prova |
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4 horas/aula |
25/09 |
Os Custos da Produção |
Capítulo 7 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
02/10 |
Estruturas de Mercado |
Capítulo 8 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
09/10 |
Estruturas de Mercado |
Capítulo 13 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
16/10 |
Teoria da Determinação dos Preços |
Capítulo 9 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
23/10 |
Teoria da Determinação dos Preços |
Capítulo 9 - Pindyck e Rubinfeld (2010) |
4 horas/aula |
06/11 |
Segunda Prova |
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4 horas/aula |
13/11 |
Reposição de aula de quinta-feira |
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27/11 |
Prova de Recuperação |
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4 horas/aula |
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60 horas/aula |
AVALIAÇÃO
Frequência: 75% de frequência;
Serão distribuídos 70 pontos em 2 provas. Além disso serão distribuídos 30 pontos em questionários e lista de exercícios no final de cada conteudo.
Recuperação de Aprendizagem: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma Prova Substitutiva na última de aula no valor de 100,00.
Básica
PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2010.
VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2011.
STIGLITZ, J. E.; WALSH, C. E. Introdução à microeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
Complementar
HALL, R. E. Microeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Pioneira, 2003.
TROSTER, R. L.; MOSCHON, F. Introdução à economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SALVATORE, D. Microeconomia. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.
VASCONCELLOS, M. A. S.; OLIVEIRA, R. G. Manual de microeconomia. São Paulo: Atlas, 2000.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Luciana Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2023, às 17:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4689048 e o código CRC 36B9A4B9. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4689048 |