UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Finanças

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ECONOMIA DE NEGÓCIOS

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

32503

Período/Série:

5º período

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72 h/a

Prática:

 

Total:

72 h/a

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Luciana Carvalho

Ano/Semestre:

2023.1

Observações:

lucarvalho@ufu.br

 

EMENTA

O mecanismo de tomada de decisões; A teoria do consumidor e determinação da demanda individual e de mercado; Medidas de sensibilidade da demanda: as elasticidades; A teoria da produção e a demanda por fatores; Custos de produção: teoria tradicional e moderna; Preço e produção sob concorrência pura; Preços e produção no monopólio puro; Monopólio X competição perfeita; Controle do monopólio; Monopólio bilateral; Preço e produção em concorrência monopolista; Modelos clássicos de oligopólio; Cartéis e fusão: a solução de coalizão; A moderna teoria dos oligopólios.

JUSTIFICATIVA

Para o administrador, no processo de tomada de decisão, é fundamental analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, e compreender os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir diante do seu planejamento. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Tornar os alunos capazes de analisar o ambiente econômico em que uma empresa opera, entendendo os limites que este ambiente coloca para a empresa perseguir seus objetivos.

 

PROGRAMA

1. Introdução à Disciplina

1.1 Conceitos Básicos em Economia

1.2 Oferta e Demanda

1.3 Mercados de Bens e Serviços

1.4 Conceitos de Elasticidade-preço e renda

2. Teoria do Comportamento do Consumidor

2.1 Preferências do consumidor

2.2 Restrição orçamentária

2.3 Utilidade marginal e escolha do consumidor

3 - Teoria da Produção

3.1 A produção e a firma

3.2 Função de Produção

3.3 Fatores de Produção

3.4 Produtividade Média e Marginal

3.5 Tecnologia e Substituição de fatores

4. Os Custos da Produção

4.1 Os custos no curto e longo prazos

4.2 Custo e produtividade

5. Estruturas de Mercado (Pricing)

5.1 Empresas em mercados competitivos

5.2 Monopólio e Oligopólio

5.3 Concorrência monopolística

5.4 Teoria dos Jogos

6. Teoria da Determinação dos Preços

6.1 Preços como estratégia de crescimento

6.2 Otimização dos lucro

METODOLOGIA

A disciplina irá se desenvolver por meio de aulas expositivas, discussão de casos, seminários, estudos e leituras dirigidas, leitura de artigos, etc. O material de apoio da disciplina será disponibilizado no Moodle.

 

Curso: FAGEN32503 - Economia de Negócios - Profa Luciana Carvalho (ufu.br)

 

Senha:  FAGEN32503

 

Horário das aulas presenciais: Segunda-feira das 19h às 22h 30min

 

Carga Horária Total: 72 h/a

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

31/07

Apresentação da Disciplina

 

4 horas/aula

07/08

Introdução à Disciplina

Capitulo 1 e 2- Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

21/08

Introdução à Disciplina

Capitulo 1 e 2- Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

28/08

Teoria do Comportamento do Consumidor

Capitulo 3 - Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

04/09

Teoria da Produção

Capitulo 6 - Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

11/09

Teoria da Produção

Capitulo 6 - Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

18/09

Primeira Prova

 

4 horas/aula

25/09

Os Custos da Produção

Capítulo 7 - Pindyck e Rubinfeld (2010) 

4 horas/aula

02/10

Estruturas de Mercado

Capítulo 8 - Pindyck e Rubinfeld (2010)

4 horas/aula

09/10

Estruturas de Mercado

Capítulo 13 - Pindyck e Rubinfeld (2010)

4 horas/aula

16/10

Teoria da Determinação dos Preços

Capítulo 9 - Pindyck e Rubinfeld (2010)

4 horas/aula

23/10

Teoria da Determinação dos Preços

Capítulo 9 - Pindyck e Rubinfeld (2010)

4 horas/aula

06/11

Segunda Prova

 

4 horas/aula

13/11

Reposição de aula de quinta-feira

 

 

27/11

Prova de Recuperação

 

4 horas/aula

 

 

 

60 horas/aula

 

 

AVALIAÇÃO

Frequência:  75% de frequência;

Serão distribuídos 70 pontos em 2 provas. Além disso serão distribuídos 30 pontos  em questionários e lista de exercícios no final de cada conteudo. 

Recuperação de Aprendizagem: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar uma Prova Substitutiva na última de aula no valor de 100,00.

Básica

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo: Pearson Education, 2010.

VASCONCELLOS, M. A. S. Economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2011.

STIGLITZ, J. E.; WALSH, C. E. Introdução à microeconomia. Rio de Janeiro: Campus, 2003. 

Complementar

HALL, R. E. Microeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Pioneira, 2003.

TROSTER, R. L.; MOSCHON, F. Introdução à economia. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

VARIAN, H. R. Microeconomia: princípios básicos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SALVATORE, D. Microeconomia. São Paulo: McGraw-Hill, 1997.

VASCONCELLOS, M. A. S.; OLIVEIRA, R. G. Manual de microeconomia. São Paulo: Atlas, 2000.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2023, às 17:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4689048