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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A biotecnologia vem exercendo papel importante na virologia, através da produção de testes diagnósticos, vacinas e medicamentos para o tratamento de doenças virais. Além disso, a pesquisa científica envolvendo vírus e processos biotecnológicos tem levado ao conhecimento e aprimoramento de novos e melhores produtos que já estão disponíveis ou que serão utilizados na prevenção e na cura de doenças complexas, quer sejam elas provocadas por vírus ou não. Como exemplo, a cura do câncer tem sido buscada através de um possível tratamento utilizando vetores virais. Assim, os conhecimentos adquiridos, sobre os vírus e o papel da biotecnologia na virologia, durante a formação do profissional permitirão abrir campos de atuação importantes em uma área em crescente expansão.
Aulas teóricas
- Características gerais e classificação dos vírus
- Genomas virais
- Replicação viral
- Patogenia das infecções virais
- Métodos utilizados em virologia
- Papel da biotecnologia em testes diagnósticos
- Vacinas utilizando vírus atenuados, inativados e antígenos recombinantes
- Vetores virais e antivirais
Aulas práticas
- Multiplicação e determinação de título viral do bacteriófago T4
- Diagnóstico por meio de reação em cadeia da polimerase (PCR)
- Diagnóstico por meio de enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA)
JUSTIFICATIVA
Os vírus têm tido papel importante em saúde pública, tanto humana como animal, tendo como principal exemplo recente a pandemia causada pelo SARS-CoV-2. Abordar os conceitos básicos e dialogar sobre o papel da biotecnologia da virologia é essencial para possibilitar mais um campo de atuação do(a) futuro(a) biotecnólogo(a).
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver conhecimentos sobre a potencial aplicação da biotecnologia em virologia. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Data |
Conteúdo |
Carga horária |
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Teórica |
Prática |
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06/05 |
Características gerais e classificação dos vírus |
3 |
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13/05 |
Replicação viral Cultivo e determinação de título viral de uma amostra de bacteriófago T4 – preparo e incubação |
1 |
2 |
20/05 |
Replicação viral Cultivo e determinação de título viral de uma amostra de bacteriófago T4 – análise e discussão dos resultados (questionário a ser respondido presencialmente, 5 pontos) |
1 |
2 |
27/05 |
Patogênese das infecções virais |
3 |
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03/06 |
Métodos clássicos e imunológicos utilizados em virologia |
3 |
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10/06 |
Métodos moleculares utilizados em virologia |
3 |
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24/06 |
1ª prova, 30 pontos (individual, sem consulta, com questões dissertativas e/ou objetivas) |
3 |
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01/07 |
PCR: preparo e incubação Trabalho: ELISA (10 pontos, em grupo de 2 estudantes) |
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3 |
08/07 |
Papel da biotecnologia em testes de diagnóstico imunológico PCR: preparo |
1 |
2 |
15/07 |
PCR: eletroforese |
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3 |
22/07 |
Papel da biotecnologia em testes de diagnóstico molecular ELISA: preparo Entrega do trabalho sobre ELISA |
2 |
1 |
29/07 |
Vacinas utilizando vírus atenuados, inativados e de subunidade ELISA: teste de amostra (questionário a ser respondido presencialmente, 5 pontos) |
1 |
2 |
05/08 |
Vetores virais e antivirais |
3 |
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12/08 |
Seminários (18 pontos para a apresentação, realizada em grupo, 2 pontos para o relatório, individual, das apresentações) |
3 |
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19/08 |
2ª prova, 30 pontos (individual, sem consulta, com questões dissertativas e/ou objetivas) |
3 |
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Total |
30 |
15 |
METODOLOGIA
Aulas teóricas e práticas presenciais. As aulas teóricas serão dialogadas e expositivas, utilizando quadro negro e slides apresentados com Datashow. Nas aulas práticas, os(as) estudantes realizarão experimentos envolvendo métodos utilizados em virologia.
AVALIAÇÃO
A pontuação, de 100 pontos, da disciplina será distribuída da seguinte forma: duas provas individuais, contendo questões abertas e de múltiplas escolhas, valendo 30 pontos cada; um trabalho sobre ELISA, em grupos de até dois(duas) estudantes, valendo 10 pontos; apresentação de seminário, em grupos de até cinco estudantes, valendo 18 pontos, e relatório individual dos seminários, valendo 2 pontos; dois questionários, em grupos de até 5 estudantes, de aula prática, valendo 5 pontos cada.
Ao(À) estudante que tiver frequência de pelo menos 75% nas aulas e não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, de 60 pontos, será aplicada uma prova de recuperação envolvendo questões dissertativas e/ou objetivas do conteúdo da disciplina referente à prova em que não tenha atingido 60% da pontuação (correspondente a 18 pontos). Caso não tenha atingido 60% da pontuação em ambas as provas, a prova de recuperação envolverá todo o conteúdo abordado na disciplina. A pontuação obtida na prova de recuperação substituirá a(s) pontuação(ões) da(s) prova(s) anterior(es). A prova de recuperação aplicar-se-á somente às provas e não às demais atividades realizadas no curso da disciplina.
O controle da frequência será realizado pela participação dos(as) estudantes nas aulas presencias.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jonny Yokosawa, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/04/2022, às 14:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 | SEI nº 3511796 |