UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 7ª reunião/2023 DA(O) Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 7ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2023. Às 8:00 horas do dezesseis de maio de dois mil e vinte e três, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: José Eduardo Ferreira Lopes, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Marcelo Fodra e Verônica Angélica Freitas de Paula, a representante discente Vanessa Alves Pinhal e da secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. 1. Informes: 1.1. O Presidente solicitou a retirada do item “3.8. Relatório (2º) de bolsa do mestrando Marcelo Fonseca Barboza” e a inclusão do item “3.19. Solicitação de dilação de prazo de mais 1 mês para a defesa da dissertação da mestranda Jéssica Izidoro Custódia Oliveira, totalizando 5 meses de dilação”, devido às alterações as numerações serão reordenadas. 1.2. Os caminhos de uma bibliometria usando Mendeley e VOSViewer. Como atividade do Programa de Formação Continuada do PPGAdm (PFCP), a Dra. Dayse Liz da Conceição, que está realizando pós-doutorado no PPGAdm, ministrou nos dias 08 e 15/05/2023 o curso que teve 61 inscritos de 20 Instituições de Ensino Superior do Brasil de 9 diferentes Estados brasileiros. O curso estará disponível no canal de YouTube do PPGAdm. A Coordenação do PPGAdm agradece novamente a Dra. Dayse Liz pela disponibilidade e excelente curso. 1.3. Nos dias 10 e 11 de maio a Profa. Jaluza, participou como conferencista da comitiva brasileira das universidades convidadas, representando a UFU no Fórum Caribe-Brasil “Vinculación de la Universidad a los Procesos de Desarrollo Local y los ODS 2030” que ocorreu na República Dominicana. No evento, participaram representantes de universidades de diversos países como Argentina, Cuba, Haiti, Porto Rico, Martinica, Guatemala e República Dominicana (país anfitrião), membros do governo além de autoridades da UDUAL e do Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), representado pela Profa. Rosanna Valéria de Souza e Silva, para discutirem como vincular os ODS executados pelas universidades com o desenvolvimento local nas regiões em que elas exercem atividades. Uma das principais realizações atingidas pelo encontro foi o convênio de colaboração acadêmica, científica e cultural firmado entre a Universidade Aberta para Adultos e o GCUB. Na palestra pontuei as conquistas da UFU e destaquei as necessidades de engajamento das universidades para se avançar rumo ao cumprimento dos objetivos da Agenda 2030. 1.4. As professoras do PPGAdm promoveram um evento de lançamento do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável (GPDRS) liderado pela Profa. Dra. Jaluza Borsatto, e do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA2) coordenado pela Profa. Dra. Carla Marcolin. O evento aconteceu na sala 1F223 no Campus Santa Mônica e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube UFU/FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios e contou com a participação de diversos pesquisadores da UFU como o Prof. Valdir Valadão, Profa. Aracy Araújo, Profa. Etienne Abdala, Profa. Kátia Giselle da UFU/Pontal e da Profa. Dra. Ednea Carvalho da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) que também é pesquisadora do Grupo. Participaram também os alunos de graduação que já desenvolvem pesquisas com os docentes do grupo e alunos de pós-graduação de mestrado e doutorado cujas pesquisas estão alinhadas aos temas do grupo. O GPDRS e o LiA2 têm o Programa de Pós-Graduação em Administração da FAGEN/UFU e o Programa de Pós- Graduação em Gestão Organizacional como base das suas ações e possui ligações com diversas instituições de ensino e pesquisa e está aberto à participação de outros interessados para o desenvolvimento de projetos que visem à promoção do desenvolvimento regional sustentável. 2. Leitura e aprovação da Ata da 6ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2023. Após discussão e votação, a ata foi aprovada com uma abstenção. 3. Ordem do Dia: 3.1. Solicitação de dilação de prazo de 3 meses para a qualificação da tese do doutorando Renato César de Souza Júnior. Após análise e votação, a dilação de prazo foi aprovada por unanimidade. Reforçou-se que o prazo para a defesa fica inalterado. 3.2. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de tese do discente Renato César de Souza Júnior. Banca composta pelos membros: Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Janaína Maria Bueno, Alexandre Cappellozza (Mackenzie). Após análise e votação, a banca de qualificação foi aprovada por unanimidade. 3.3. Solicitação de orientação do doutorando Flávio José Fulete para o Professor Valdir Machado Valadão Junior. Após análise e votação, a orientação foi aprovada por unanimidade. 3.4. Solicitação de orientação do doutorando Denilson Carrijo Ferreira para o Professor José Eduardo Ferreira Lopes. Após análise e votação, a orientação foi aprovada por unanimidade.3.5. Solicitação de orientação da doutoranda Fabiolla Valeria Gonçalves para o Professor Vinícius Silva Pereira. Após análise e votação, a orientação foi aprovada por unanimidade. 3.6. Solicitação de orientação da mestranda Sônia Fernanda de Sousa Silva para o Professor Marcelo Fodra. Após análise e votação, a orientação foi aprovada por unanimidade. 3.7. Solicitação de aprovação da Integralização dos Créditos de Produção Acadêmica da doutoranda Eunice Henriques Pereira Vilela. Após análise e votação, a integralização dos créditos de produção acadêmica foi aprovada por unanimidade. 3.8. Solicitação de aproveitamento de crédito da doutoranda Isabela Ladeia Santos das disciplinas a seguir: FAGEN41020 Epistemologia em Administração, FAGEN41021 Ensino Superior em Administração, FAGEN41022 Gestão Organizacional e Regionalidade, FAGEN41011 Teoria das Organizações e Regionalidade, FAGEN41023 Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, FAGEN41024 Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, FAGEN41032 Marketing Estratégico e Regionalidade e FAGEN41043 Comportamento do Consumidor e Regionalidade. Após análise e votação, o aproveitamento dos créditos foi aprovado por unanimidade. Devido à pequena quantidade de disciplina que deverá ser cursada pela discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que a aluna deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.9. Solicitação de aproveitamento de crédito da doutoranda Flávia Barbosa de Brito Araújo das disciplinas a seguir: FAGEN41020 Epistemologia em Administração, FAGEN41021 Ensino Superior em Administração, FAGEN41022 Gestão Organizacional e Regionalidade, FAGEN41011 Teoria das Organizações e Regionalidade, FAGEN41023 Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, FAGEN41024 Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, FAGEN41029 Gestão Financeira e Valor de Empresas e FAGEN41030 Finanças Internacionais e Regionalidade. Após análise e votação, o aproveitamento dos créditos foi aprovado por unanimidade. Devido à pequena quantidade de disciplina que deverá ser cursada pela discente, e considerando decisões anteriores, o Colegiado define que a aluna deve concluir o Doutorado em 3 anos e 6 meses. 3.10. Solicitação de dilação de prazo de 5 meses para a defesa da dissertação do mestrando Rodrigo Cardoso e Silva. Após discussão e votação, a dilação foi aprovada por unanimidade. 3.11. Aprovação do parecer da Comissão Permanente para Alocação e Controle das Bolsas de Estudo dos Discentes do PPGAdm referente a situação de ex-discente Ronan Mendes de Paula Júnior que recebeu bolsa e não concluiu o curso. Após discussão e votação, o parecer foi aprovado por unanimidade e o processo de ressarcimento será encaminhado para o setor responsável. 3.12. Aprovação do parecer da Comissão Permanente para Alocação e Controle das Bolsas de Estudo dos Discentes do PPGAdm referente a situação de ex-discente Diego Henrique Alvarenga Mazzi que recebeu bolsa e não concluiu o curso. Após discussão e votação, o parecer foi aprovado por unanimidade e o processo de ressarcimento será encaminhado para o setor responsável. 3.13. Solicitação de aprovação de banca de defesa de tese do discente Arthur Antonio Silva Rosa. Banca composta pelos membros: Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, Luciana Carvalho, Vinícius Silva Pereira, Daiana Paula Pimenta (UFG) e Wilson Toshiro Nakamura (Mackenzie). Após análise e votação, a banca de defesa foi aprovada por unanimidade. 3.14. Ações para divulgação do PPGAdm para possíveis interessados nos cursos de Mestrado e Doutorado do programa. Foram sugeridas pelos membros diversas ações que podem ser implantadas para a divulgação do Programa. O Presidente irá fazer uma proposta para as ações que serão implementadas em curto, médio e longo prazo e apresentará em reunião futura. 3.15. Proposta de novo resumo para as dissertações e teses atendendo aos critérios da CAPES e a inserção das ODS nas pesquisas. O Presidente apresentou uma proposta de resumo com os tópicos exigidos pela CAPES. A proposta foi analisada e após discussão e votação, foi aprovada por unanimidade. 3.16. Definição das disciplinas do PPGAdm para o 2º semestre de 2023. Foram confirmadas com os professores as disciplinas que já haviam sido aprovadas na 14ª reunião do COLPPGAdm de 2022. Os Professores Márcio e Verônica solicitaram não ofertar as disciplinas eletivas no segundo semestre de 2023-2, após análise e discussão as solicitações foram aprovadas por unanimidade O colegiado sugeriu que seja feita uma consulta aos professores da linha de pesquisa GOR (temáticas gerais) para confirmar se alguém gostaria de ofertar uma disciplina eletiva neste segundo semestre. 3.17. Revisão do Regulamento do PPGAdm. O presidente apresentou os motivos para a alteração do regulamento e propôs a realização de reunião extraordinária para tratar o tema. 3.18. Solicitação de aprovação do Ensaio Teórico da doutoranda Kamyr Gomes de Souza. Após análise e votação, o ensaio teórico foi aprovado por unanimidade. 3.19. Solicitação de dilação de prazo de mais 1 mês para a defesa da dissertação da mestranda Jéssica Izidoro Custódia Oliveira, totalizando 5 meses de dilação. Após discussão e votação, a dilação foi aprovada por unanimidade.  3.20. Solicitação de aprovação de banca de defesa de dissertação da discente Jéssica Izidoro Custódia Oliveira. Banca composta pelos membros: Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Carla Bonato Marcolin e Simone Vasconcelos Ribeiro Galina (USP). Após análise e votação, a banca de defesa foi aprovada por unanimidade. 3.21. Validação da submissão obrigatória de artigos da mestranda Juliana Bárbara da Silva Oliveira. Após análise e votação, a validação foi aprovada por unanimidade. 5. Assuntos Gerais. Ao final da reunião, o presidente agradeceu a presença de todos e eu, Juliana Bárbara da Silva Oliveira, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 16 de maio de 2023.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

José Eduardo Ferreira Lopes

Marcelo Fodra

Verônica Angélica Freitas de Paula

Juliana Bárbara da Silva Oliveira - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 12/06/2023, às 11:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 12/06/2023, às 12:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 13/06/2023, às 09:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 13/06/2023, às 09:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Verônica Angélica Freitas de Paula, Membro de Colegiado, em 13/06/2023, às 19:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Fodra, Membro de Colegiado, em 24/07/2023, às 11:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039874/2023-40 SEI nº 4556927