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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Tabela periódica e ligação química. Introdução às propriedades dos sólidos, líquidos e gases. Introdução à eletroquímica e corrosão.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de química geral aborda tópicos e conceitos que são essenciais para fornecer uma base sólida para os alunos de engenharia elétrica cursar outras disciplinas ao longo do curso e também conhecimento essencial para o profissional graduado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer os fundamentos da química e suas aplicações na engenharia elétrica. |
Objetivos Específicos: |
1. Desenvolver a compreensão de conceitos fundamentais da química; 2. Estudar os processos químicos associados à energia elétrica; 3. Avaliar os efeitos das reações químicas na condutividade dos componentes elétricos. |
PROGRAMA
PARTE TÉORICA
Tabela Periódica, ligação química e conceitos básicos
Propriedades da tabela periódica, ligação química, ligação iônica e suas propriedades, ciclo Born-Haber, energia de retículo cristalino, célula unitária, ligação covalente e suas propriedades, comprimento de ligação, energia de ligação, polaridade das ligações e moléculas, ligação de valência, hibridação e teoria dos orbitais moleculares, ligação metálica e suas propriedades, materiais isolantes, semicondutores e condutores, concentração simples, concentração molar e porcentagem em peso.
Introdução à Eletroquímica e Corrosão Reações de oxi-redução
Células galvânicas, espontaneidade, diferença de potencial, força eletromotriz, equação de Nernst, célula por concentração, aplicação na medida de pH, eletrólise ígnea, eletrólise aquosa, corrosão metálica,noções gerais de proteção anticorrosiva.
PARTE EXPERIMENTAL
Apresentação do laboratório, preparo de soluções, determinação da densidade de substâncias solidas e líquidas, correlação entre estrutura e propriedades de sólidos, líquidos e soluções, reações de óxido-redução, pilhas, eletrólise, corrosão eletroquímica da aço.
Data |
Turmas |
Experimento |
Atividade |
3/12 |
Todas |
Introdução |
Apresentação do laboratório, da disciplina e do calendário de atividades |
10/12 |
A, C e E |
1 |
Noções básicas de Segurança e Técnicas básicas de laboratório; algarismos significativos |
17/12 |
B e D |
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7/1 |
A, C e E |
2 |
Preparo de soluções |
14/1 |
B e D |
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21/1 |
A, C e E |
3 |
Determinação da densidade de substâncias sólidas e líquidas |
28/10 |
B e D |
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4/2 |
A, C e E |
4 |
Correlação entre estrutura e propriedades de sólidos, líquidos e soluções. |
11/2 |
B e D |
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18/2 |
Todas |
Avaliação 1 |
14,0 pontos (experimentos: 1 a 4) |
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25/2 |
A, C e E |
5
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Eletroquímica: Reações de óxido-redução e Pilhas |
4/3 |
B e D |
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11/3 |
A, C e E |
6 e 7 |
Eletroquímica: Eletrólise. Corrosão metálica (corrosão eletroquímica do aço) |
18/3 |
B e D |
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25/3 |
Todas |
Avaliação 2 |
16,0 pontos (experimentos: 5 a 7) |
METODOLOGIA
As temáticas descritas na ementa e detalhada no conteúdo programático serão trabalhadas de forma remota com atividades síncronas (aulas utilizando plataformas virtuais) e assíncronas (atividades orientadas), distribuídas ao longo do período de quinze semanas letivas previstas no calendário Acadêmico da Graduação, referente ao período letivo 2021-1 estabelecido na resolução 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO, totalizando 30 horas de carga horária teórica e 15 horas de carga horária experimental. Para isso será utilizada a plataforma Microsoft Teams ou Conferência Web RNP, onde serão ministradas as aulas. As atividades e materiais de apoio (listas de exercícios, textos para leitura complementar, vídeos, questionários e avaliações) serão disponibilizadas no Moodle da UFU que será criado exclusivamente para esta disciplina.
A disciplina de Química Geral, ministrada para alunos do curso de Engenharia Mecânica, inclui as estratégias de ensino-aprendizagem, descritas a seguir:
Aulas expositivas, buscando introduzir e aprofundar conhecimentos de cada assunto e facilitar o estudo posterior da matéria. Apresentação de vídeos curtos (menos de cinco minutos) e outros recursos audio-visuais.
A presença dos alunos será checada no início e final das aulas.
AVALIAÇÃO
PARTE TÉORICA
As avaliações serão realizadas por meio de três provas dissertativas individuais, contendo questões dissertativas, podendo também conter questões objetivas. Adicionalmente, os alunos deverão resolver 3 listas de exercícios relacionados aos conteúdos ministrados nas aula que deverão ser entregues no dia de cada prova. Cada prova terá o valor de 20,0 pontos as 3 listas de exercícios somadas terão o valor de 10 pontos, totalizando 70 pontos.
Quadro 1: Cronograma das avaliações
Atividade |
Data |
Valor |
1ª Prova |
11/01/2022 |
20 |
2ª Prova |
15/02/2022 |
20 |
3ª Prova |
29/03/2022 |
20 |
PARTE EXPERIMENTAL
As avaliações serão realizadas por meio de duas provas dissertativas individuais, contendo questões dissertativas, podendo também conter questões objetivas. A primeira prova valerá 14 pontos, enquanto a segunda valerá 16 pontos, totalizando 30 pontos.
Atividade |
Data |
Valor |
1ª Prova |
18/2/2022 |
14 |
2ª Prova |
25/03/2022 |
16 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. KOTZ, J. C.; TREICHEL JR, P. M. E WEAVER, G. C. Química e Reações Químicas. 3a ed, volumes 1e 2. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2008.
2. ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química. Tradução de Inês Caracelli et al. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
3. MAHAN, B. M.; MYERS, R. J. Química: um Curso Universitário. 4ª ed. Rio de Janeiro, Blucher, 1995.
Complementar
1. CHANG, R. Química Geral: Conceitos Essenciais. Tradução de Joaquim J. M. Ramos et al. 4a ed. SãoPaulo: McGraw-Hill do Brasil, 2006.
2. BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: A Ciência Central. 13ª ed São Paulo: Pearson Universidades, 2016.
3. BRADY, J. E. & HUMISTON, G. E. Química Geral. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Livros Técnicos eCientíficos, 1986.
4. BOTTECCHIA, O. L. Teoria no laboratório de química. 1ª ed. Uberlândia: Scanner, 2017.
5. BROWN, L. S & HOLME, T. A. Química Geral Aplicada a Engenharia. Tradução de Maria Lúcia Godinho de Oliveira. 1a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Osmando Ferreira Lopes, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/11/2021, às 07:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Otavio Luiz Bottecchia, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/11/2021, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Guedmiller Souza de Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3157541 e o código CRC A479F576. |
Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 | SEI nº 3157541 |