UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

EMPREENDEDORISMO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

SIGLA:

FAGEN

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, conduzindo sua carreira de forma a poderem empreender um novo negócio inovador.

Objetivos Específicos: Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação; Caracterizar o perfil do empreendedor; Apresentar os passos para a constituição de um novo negócio; Apresentar metodologias de desenvolvimento de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e de Plano de Negócio; Realizar uma pesquisa de mercado para avaliar demanda do novo negócio proposto pelos alunos; Desenvolver uma proposta de um novo negócio, dentro dos padrões de exigências de uma Incubadora de Empresa de Base Tecnológica.

Ementa

Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo. Característica do Empreendedor. Desenvolvimento de visões e relações. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios.  Organizando um novo negócio. Estruturando a equipe. Protegendo sua ideia. Análise de viabilidade. Formulação do Plano de Negócio.

 

PROGRAMA

  1. Novos negócios: conceitos fundamentais cobre criatividade, invenção e inovação e formas de inovação;

  2. Casos: pesquisas com PME e exemplos de inovação;

  3. Barreiras à inovação e Cultura de inovação;

  4. Empreendedorismos: transformando ideias em negócios, conceitos de empreendedorismo e empreendedor, iniciativas de suporte ao empreendedorismo e por quê empreendedorismo?;

  5. Mitos sobre empreendedorismo e características do empreendedor;

  6. O processo empreendedor, fatores ambientais e pessoais, os 5Ms do empreendedorismo, oportunidade em empreendedorismo, fontes de ideias de novos negócios e dicas para empreender e avaliação de oportunidades;

  7. Captação e Fontes de Recursos, entidades de apoio ao empreendedorismo e incubadoras de empresas e caso do CIAEM – Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras;

  8. Roteiros de EVTE e Plano de Negócio;

  9. Estudo de Mercado como subsídio para um Estudo de Viabilidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2012. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522109388. Acesso em: 14 mar. 2023.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 8. ed. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786587052083. Acesso em: 14 mar. 2023.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 2. Ed.São Paulo: Cultura, 2006.

DORNELAS, José C. A. Planos de negócios que dão certo: um guia para pequenas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.

DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786559773701. Acesso em: 14 mar. 2023.

DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.

FARAH, Osvaldo E. et al. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning,2017. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126972. Acesso em: 14 mar. 2023.

FILION, Louis J.; DOLABELA, Fernando. Boa idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar sua e gerenciar sua empresa São Paulo: Cultura, 2000.

HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502210363. Acesso em: 14 mar. 2023.

INSTITUTO EUVALDO LODI. Empreendedorismo: ciência, técnica e arte. Brasília, DF: CNI: IEL Nacional, 1999.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

MUZYKA, Daniel; BIRLEY, Sue. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo. Makron Books, 2001.

PENHA, Cícero D. Atitude é querer: como a atitude faz a diferença na carreira, nos negócios e na vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.

PREVIDELLI, José; SELA, Vilma M.; SALES, Alessandro H. L. (org.). Empreendedorismo e educação empreendedora. Maringá: Unicorpore, 2006.

 

 

aprovação

 

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra

Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica

Profª. Drª. Cintia Rodrigues de Oliveira

Diretor(a) da Faculdade de Gestão e Negócios

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Diretor(a), em 18/04/2023, às 15:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4030868 e o código CRC F41F9D32.




Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 SEI nº 4030868