|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
|
COMPONENTE CURRICULAR: EMPREENDEDORISMO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS |
SIGLA: FAGEN |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Estimular os alunos a pensarem e agirem como empreendedores, conduzindo sua carreira de forma a poderem empreender um novo negócio inovador.
Objetivos Específicos: Conceituar empreendedorismo, empreendedor e inovação; Caracterizar o perfil do empreendedor; Apresentar os passos para a constituição de um novo negócio; Apresentar metodologias de desenvolvimento de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) e de Plano de Negócio; Realizar uma pesquisa de mercado para avaliar demanda do novo negócio proposto pelos alunos; Desenvolver uma proposta de um novo negócio, dentro dos padrões de exigências de uma Incubadora de Empresa de Base Tecnológica.
Ementa
Empreendedorismo e empreendedorismo corporativo. Característica do Empreendedor. Desenvolvimento de visões e relações. Explorando novas ideias e oportunidades de negócios. Organizando um novo negócio. Estruturando a equipe. Protegendo sua ideia. Análise de viabilidade. Formulação do Plano de Negócio.
PROGRAMA
Novos negócios: conceitos fundamentais cobre criatividade, invenção e inovação e formas de inovação;
Casos: pesquisas com PME e exemplos de inovação;
Barreiras à inovação e Cultura de inovação;
Empreendedorismos: transformando ideias em negócios, conceitos de empreendedorismo e empreendedor, iniciativas de suporte ao empreendedorismo e por quê empreendedorismo?;
Mitos sobre empreendedorismo e características do empreendedor;
O processo empreendedor, fatores ambientais e pessoais, os 5Ms do empreendedorismo, oportunidade em empreendedorismo, fontes de ideias de novos negócios e dicas para empreender e avaliação de oportunidades;
Captação e Fontes de Recursos, entidades de apoio ao empreendedorismo e incubadoras de empresas e caso do CIAEM – Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras;
Roteiros de EVTE e Plano de Negócio;
Estudo de Mercado como subsídio para um Estudo de Viabilidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2012. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522109388. Acesso em: 14 mar. 2023.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 8. ed. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2021. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786587052083. Acesso em: 14 mar. 2023.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 2. Ed.São Paulo: Cultura, 2006.
DORNELAS, José C. A. Planos de negócios que dão certo: um guia para pequenas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786559773701. Acesso em: 14 mar. 2023.
DRUCKER, Peter. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Pioneira, 1986.
FARAH, Osvaldo E. et al. Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. São Paulo: Cengage Learning,2017. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522126972. Acesso em: 14 mar. 2023.
FILION, Louis J.; DOLABELA, Fernando. Boa idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar sua e gerenciar sua empresa São Paulo: Cultura, 2000.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502210363. Acesso em: 14 mar. 2023.
INSTITUTO EUVALDO LODI. Empreendedorismo: ciência, técnica e arte. Brasília, DF: CNI: IEL Nacional, 1999.
KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
MUZYKA, Daniel; BIRLEY, Sue. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo. Makron Books, 2001.
PENHA, Cícero D. Atitude é querer: como a atitude faz a diferença na carreira, nos negócios e na vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008.
PREVIDELLI, José; SELA, Vilma M.; SALES, Alessandro H. L. (org.). Empreendedorismo e educação empreendedora. Maringá: Unicorpore, 2006.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Profª. Drª. Cintia Rodrigues de Oliveira Diretor(a) da Faculdade de Gestão e Negócios |
Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Cíntia Rodrigues de Oliveira, Diretor(a), em 18/04/2023, às 15:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4030868 e o código CRC F41F9D32. |
Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 4030868 |