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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI024 |
COMPONENTE CURRICULAR: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM HISTÓRIA |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 30H |
CH TOTAL: 90H |
OBJETIVOS
Possibilitar espaço para iniciação à pesquisa em História;
Oferecer condições para elaboração de propostas de pesquisa em História, respeitando-se as variadas opções temáticas e teórico-metodológicas;
Refletir sobre o procedimento histórico e a elaboração de projeto de pesquisa em História;
Orientar e acompanhar as redações individuais de proposta de pesquisa em História.
Ementa
A pesquisa histórica. Elaboração individual de uma proposta de pesquisa em História
PROGRAMA
I – O historiador e a produção do conhecimento histórico
II – A elaboração do projeto de pesquisa histórica
III – A redação, pelo aluno, da proposta de Projeto de Pesquisa em História
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História. Ensaios de Teoria e Metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 2ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983
FENELON, Déa Ribeiro e outros. Muitas memórias, outras histórias. São Paulo: Olho D’Água, 2004, p.5- 13.
FERREIRA, Marieta de Morais e AMADO, Janaina. Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: FGV, 2ªed., 1998,
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
MALERBA, Jurandir (org.). A velha história. Teoria, método e historiografia. Campinas,SP: Papirus, 1996.
MATTOS, Marcelo Badaró (org.). História. Pensar & fazer. Rio de Janeiro: Laboratório Dimensões da História/ UFF,1998.
THOMPSON, E.P.. A miséria da teoria; ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 3ªed., 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
No mínimo 05 (cinco) referências bibliográficas, de acordo com o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) do Sinaes/INEP.
Observação: neste item, é também muito importante considerar o acervo disponível na Biblioteca. Quando o acervo atende, “excelentemente”, às indicações bibliográficas complementares (mínimo de 05 bibliografias), referidas nos programas das disciplinas, o Curso recebe nota 05 (nota máxima) de acordo com o instrumento de Avaliação para Cursos de Graduação do INEP.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1588524 e o código CRC A6401A8B. |
Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588524 |