UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PLANEJAMENTO REGIONAL

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL

Código:

GGO044

Período/Série:

8º/10º

Turma:

MATUTINO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

ANTONIO DE OLIVEIRA JÚNIOR

Ano/Semestre:

2º/2022

Observações:

 

 

EMENTA

Conceitos e teorias sobre região, localização, desenvolvimento, regionalização e Globalização. Atuação do Estado: a economia e os planos de desenvolvimento e suas implicações no planejamento regional. Planejamento e as questões regionais. Planejamento territorial. Experiências brasileiras, mineiras, locais e setoriais em planejamento.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina Planejamento Regional é um componente curricular obrigatório para a formação do licenciado/bacharel em Geografia, pois permite adquirir as competências e habilidades necessárias para o exercício profissional na realização de pesquisas, análises e intervenções espaciais ao propiciar, a compreensão dos aspectos e características pertinentes às políticas de planejamento e desenvolvimento regional. Permite ainda através dos estudos e debates reconhecer as diferentes teorias e modelos de planejamento regional como instrumento de intervenção estratégica par o desenvolvimento do território a partir de múltiplas escalas espaciais de ação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno o entendimento sobre os conteúdos relacionados ao Planejamento Regional: teorias, conceitos e práticas.

 

Objetivos Específicos:

  1. Compreender o ato de planejar sob as teorias do planejamento;
  2. Compreensão as políticas e ações do planejamento territorial e suas relações com as escalas espaciais do desenvolvimento.
  3. Estudar as teorias de desenvolvimento regional;
  4. Analisar a ação do planejamento nos processos de ordenamento territorial e regional brasileiro
  5. Criar oportunidades de avaliação de instrumentos de planejamento regional: planos, programas e políticas;
  6. Ampliar a percepção do papel do geógrafo nas equipes multidisciplinares de planejamento urbano;
  7. Exercitar procedimentos de pesquisa no âmbito do planejamento e da gestão do território.

PROGRAMA

1. GEOGRAFIA E PLANEJAMENTO TERRITORIAL.

1.1 - Origens e histórico do planejamento territorial.

1.2 - O papel do estado no planejamento.

1.3 - As escalas espaciais do planejamento territorial: desenvolvimento regional e desenvolvimento local.

1.4 - Desequilíbrios regionais no processo de desenvolvimento nacional.

1.5 - Planos e programas: as experiências regionais e territoriais de planejamento

1.6 - O marco legal-institucional do planejamento no Brasil contemporâneo.


2. TEORIAS E MODELOS EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL.

2.1. – Modelo de planejamento regional por bacias hidrográficas.

2.2. – As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração (François Perroux, Gunnar Myrdal, Albert Hirschman).

2.3 - Teoria da Base de Exportação e o Crescimento econômico.

2.4 - As teorias de desenvolvimento e subdesenvolvimento (Celso Furtado)

2.5 - Teoria do desenvolvimento local endógeno (Sérgio Boisier e José Luis Coraggio).

2.6 - Teoria Poligonal (Clélio Campolina Diniz) e Fragmentação da Nação (Carlos Américo  Pacheco)


3. GOVERNANÇA TERRITORIAL, INSTITUIÇÕES E PROCESSOS DE DECISÃO.

3.1 - O papel das instituições no desenvolvimento local.

3.2 - Governança territorial e descentralização político-administrava.

3.3 - Governança, conhecimento técnico e atores locais.


4 - PROCESSOS DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL-REGIONAL.

4.1 - Metodologia de diagnóstico para desenvolvimento local-regional.

4.2 - Planos de desenvolvimento local.

4.3 - Economia solidária e desenvolvimento.

4.4 - Modelos de indicação geográfica.

 

METODOLOGIA

  1. As aulas serão ministradas presencialmente, expositivas sobre o conteúdo teórico;
  2. Nas aula práticas será apresentada uma proposta de trabalho a ser realizado em sala de aula, com todos os alunos e alunas: elaboração de proposta de um plano de desenvolvimento regional/local para os municípios da Região Geográfica Imediata (Ituiutaba e Frutal) que juntas compõem a região do Pontal do Triângulo Mineiro;
  3. Para alcançar os objetivos propostos serão utilizados recursos como data-show, vídeos, quadro branco, debates, discussão de texto, roda de conversa e pesquisa prática. 

CRONOGRAMA

SEMANA DATA AULA TEÓRICA AULA PRÁTICA

1

28/02

Apresentação da disciplina
1.1 - Origens e histórico do planejamento territorial.
1.2 - O papel do estado no planejamento.

 

Apresentação da Prática de Planejamento Regional: proposta de um plano de desenvolvimento regional/local para os municípios da Região Geográfica Imediata (Ituiutaba e Frutal) que juntas compõem a região do Pontal do Triângulo Mineiro

2

07/03

1.3 - As escalas espaciais do planejamento territorial: desenvolvimento regional e desenvolvimento local.

1.4 - Desequilíbrios regionais no processo de desenvolvimento nacional.

 

Discussão metodológica para elaboração do diagnóstico

3

14/03

1.5 - Planos e programas: a experiências regionais e territoriais de planejamento.

1.6 - O marco legal-institucional do planejamento no Brasil contemporâneo.

 

Apresentação das bases informacionais para levantamento dos dados.

4

21/03

2.1. – Modelo de planejamento regional por bacias hidrográficas.
2.2. – As Teorias de Desenvolvimento Regional como fator de aglomeração (François Perroux, Gunnar Myrdal, Albert Hirschman).

 

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

5

28/03

2.3 - Teoria da Base de Exportação e o Crescimento econômico.

2.4 - As teorias de desenvolvimento e subdesenvolvimento (Celso Furtado)

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

6

04/04

2.5 - Teoria do desenvolvimento local endógeno (Sérgio Boisier e José Luis Coraggio).

2.6 - Teoria Poligonal (Clélio Campolina Diniz) e Fragmentação da Nação (Carlos Américo  Pacheco)

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

7

11/04

1ª AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO

 

8

18/04

3.1 - O papel das instituições no desenvolvimento local.

3.2 - Governança territorial e descentralização político-administrava.

3.3 - Governança, conhecimento técnico e atores locais.

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

9

25/04

4.1 - Metodologia de diagnóstico para desenvolvimento local-regional.

4.2 - Planos de desenvolvimento local

 

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

10

02/05

4.3 - Economia solidária e desenvolvimento.

4.4 - Modelos de indicação geográfica.

4.5 - Participação popular e planejamento conflitual.

 

Orientação metodológica da proposta de plano de desenvolvimento regional/local

11

09/05

Seminário de Pesquisa

O papel das universidades do desenvolvimento local/regional

 

12

16/05

2ª AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO

 

13

23/05

SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

14

30/05

SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

15

06/06

SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

16

13/06

SEMINÁRIO APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

 

17

20/06

Avaliação de Recuperação

 

18

27/06

Entrega das Notas Finais

 

 

 

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO

DATA

PONTUAÇÃO

CONTEÚDO

1ª AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO

11 de abril

30

Aulas e textos até o dia 04 de abril

Observação: prova com consulta

2ª AVALIAÇÃO - Seminário de Pesquisa O papel das universidades do desenvolvimento local/regional

09 de maio

10

Discussão de textos com apresentação de resumos pelos discentes

3ª AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO

16 de maio

30

Aulas e textos até do dia 18 de abril até 09 de maio

Observação: prova com consulta

4ª AVALIAÇÃO - Seminário Apresentação da Proposta de Plano de Desenvolvimento Regional

23 de maio

30 de maio

06 de junho

13 de junho

30

Presença obrigatória de todos os discentes, independente do grupo que apresentará os temas

 

PROVA DE RECUPERAÇÃO

Considerando que a partir do 2º/2021 passa a valer as novas Normas Gerais da Graduação (Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022), foi inserido pelo Art. 141, o direito à atividade de recuperação. 

  1. O aluno só terá direito a fazer a Atividade de Recuperação se tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre.
  2. Por possibilitar uma avaliação subjetiva, não será permitido a realização de trabalhos, como atividade de recuperação.
  3. A atividade de recuperação significa uma oportunidade de o aluno recuperar o conteúdo, mas não necessariamente ter nota suficiente para ser aprovado.
  4. No caso da disciplina de Planejamento Regional, a prova de recuperação se dará a partir da menor nota dentre as avaliações 01 e 02.
  5. O cálculo da média final será realizado a partir da substituição da nota dentre as avaliações 01 e 02.
  6. Só será ofertada uma avaliação de aprendizado substitutiva.
  7. A prova de recuperação será aplicada em sala de aula, no dia 16 de agosto, no horário da aula, não havendo possibilidade do(a) aluno(a) fazê-la em outro horário ou local. 
  8. A prova de recuperação vai ser objetiva, par evitar julgamentos subjetivos.

Abaixo o texto da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, referente ao Art. 141

Seção III
Da avaliação de recuperação

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

 

BIBLIOGRAFIA

 

BÁSICA

  1. BRANDÃO, Carlos. Território e Desenvolvimento: as múltiplas escalas entre o local e o global. Campinas, Editora da Unicamp, 2012. 

  2. CARVALHO, Alexandre Xavier Ywata [et al.] Ensaios de economia regional e urbana. Brasília: Ipea, 2007. 464 p. 

  3. CHAGAS, Clay Anderson Nunes. Região, Território e Planejamento Estatal: planejamento plurianual e desenvolvimento regional. Orientador: Maurílio de Abreu Monteiro. 2011. 190 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém do Pará, 2011.

  4. CRUZ, Bruno de Oliveira; FURTADO, Bernardo Alves; MONASTÉRIO, Leonardo; RODRIGUES JR, Waldery. Economia regional e urbana : teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: Ipea, 2011. 406 p.

  5. DALLABRIDA, Valdir Roque. Território, identidade territorial e desenvolvimento regional: reflexões sobre indicação geográfica e novas possibilidades de desenvolvimento com base em ativos com especificidade territorial. São Paulo, SP: LiberArs, 2013.

  6. DINIZ, Clélio Campolina. Desenvolvimento poligonal no Brasil: nem desconcentração, nem polarização. Nova Economia. Belo Horizonte, v. 3, n.1, set. 1993, pp. 35-64.

  7. PACHECO, Carlos Américo. Fragmentação da nação. Campinas, São Paulo: UNICAMP, Instituto de Economia, 1998.

  8. PORTUGAL, Rodrigo e SILVA, Simone Affonso da. História das políticas regionais no Brasil. Brasília: IPEA, 2020. 130 p.

  9. SILVA, Sandro Pereira (organizador). Dinâmicas da economia solidária no Brasil: organizações econômicas, representações sociais e políticas públicas. Brasília: IPEA, 2020.

  10. SILVA, Simone Affonso da. O planejamento regional brasileiro pós-Constituição Federal de 1988: instituições, políticas e atores. São Paulo: Annablume, 2017. 436 p.

 

COMPLEMENTAR

  1. BRANDÃO, Carlos e SIQUEIRA, Hipólita. Pacto federativo, integração nacional e desenvolvimento regional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

  2. BRANDÃO, Carlos Antonio; FERNÁNDEZ, Victor Ramires; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz. Escalas espaciais, reescalonamentos e estatalidades: lições e desafios para américa latina. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2018.

  3. DINIZ, Clélio Campolina, CROCCO, Marco Aurélio (Orgs.) Economia regional e urbana - contribuições teóricas recentes. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

  4. FAVARETO, Arilson; GALVANESE, Carolina; BARUFI, Ana Maria; SEIFER, Paulo. A dimensão territorial do desenvolvimento brasileiro recente Brasil (2000-2010). Rimisp/Cebrap/UFABC. Projeto Coesão Territorial para o Desenvolvimento. São Paulo/Santiago do Chile, 2014.

  5. NETO, Aristides Monteiro (organizador). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro : Ipea, 2017.

  6. NETO, Aristides Monteiro (organizador). Desenvolvimento regional no Brasil : políticas, estratégias e perspectivas, 2. Rio de Janeiro: Ipea, 2020.

  7. PAIVA, Carlos Águedo. Fundamentos da Análise e do Planejamento de Economias Regionais. Foz do Iguaçu: Editora Parque Itaipu, 2013.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/01/2023, às 19:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4205141