UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geomorfologia II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas

Código:

GGO019

Período/Série:

 4º

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Leda Correia Pedro Miyazaki

Ano/Semestre:

2020/Período Letivo Especial – Etapa II

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

Geomorfologia Climática. Paleoclima do Quaternário e a estruturação da compartimentação geomorfológica recente. Domínios morfoclimáticos brasileiros. Compartimentação geomorfológica brasileira. A dinâmica da água na superfície, a atuação dos processos erosivos e as vertentes. Processos físicos e antrópicos que atuam na esculturação, forma e evolução do relevo. Mapeamento geomorfológico (perfis e cartas geomorfológicas). Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias hidrográficas em áreas urbana e rural: elaboração de diagnóstico e medidas mitigadoras.

JUSTIFICATIVA

Diante da magnitude e especificidades que envolvem a gênese de formação do relevo, é importante abordar a geomorfologia em uma perspectiva integrada, no qual conhecer os principais processos morfogenéticos e morfodinâmicos são importantíssimos. Para isso, conhecer a influência climáticas do passado e presente, além dos processos físicos e antrópicos que atuam na esculturação, forma e evolução do relevo são habilidades importantes para o geógrafo. O mapeamento geomorfológico (perfis e cartas geomorfológicas), juntamente com aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias hidrográficas em áreas urbana e rural visando a elaboração de diagnóstico e medidas mitigadora são conteúdos importantes para a formação do licenciado e bacharel em Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Trabalhar conteúdos teóricos e práticos para que o aluno possa compreender os processos geomorfológicos, em escalas regional e local, os processos hidrodinâmicos e a esculturação do relevo, e aplicação dos conhecimentos geomorfológicos em estudos ambientais aplicados às atividades de planejamento.

Objetivos Específicos:

  • Entender a Geomorfologia Climática, os processos e os sistemas morfoclimáticos.
  • Entender o paleoclima no Período Quaternário e a estruturação dos processos geomorfológicos recentes.
  • Compreender os fatores antrópicos enquanto condicionantes do relevo.
  • Caracterizar os processos hidrodinâmicos. 
  • Aplicar o conhecimento geomorfológico aos estudos ambientais.

PROGRAMA

1. Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas – Aula de introdução a importância da Geomorfologia Climática, os processos e os sistemas morfoclimáticos. Paleoclimas no Quaternário

2. Geomorfologia: Dinâmica processual do relevo: vertentes, relações processuais das vertentes, hidrologia de encostas;

3. Geomorfologia: processos físicos e antrópicos que atuam na esculturação, forma e evolução do relevo: movimentos de massa e escoamento pluvial;

4. Mapeamento geomorfológico: fotointerpretação, método do anáglifo, digitalização etc.

5. Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

 

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através das plataformas Microsoft Teams. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 

Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos estarão disponíveis na plataforma Microsoft Teams (após a primeira aula síncrona será enviado um link para os discentes para acessarem a sala de aula). Os discentes também poderão utilizar o e-mail institucional da docente (lecpgeo@ufu.br) para tirar dúvidas sobre os primeiros acessos a plataforma;

 

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail institucional e as plataformas Microsoft Teams. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (sexta-feira logo após a aula síncrona às 20:50-21:40);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as quintas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

 

Carga horária prática

A disciplina de Geomorfologia I prevê carga horária prática. No entanto, justifica-se a oferta deste componente curricular na modalidade remota, uma vez que esta carga horária prática poderá ser compensada por meio de atividades práticas que envolverão análises de videodocumentários, tutoriais disponíveis no youtube, mapas interativos e imagens de satélites (disponíveis no Google Earth), elaboração de mapeamento geomorfológico a partir de diferentes aplicativos (Qgis 2.18, StereoPhoto Maker, Google Earth Pró, disponíveis gratuitamente).

 

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 21 (vinte e uma) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas e dialogadas utilizando as plataformas Microsoft Teams.

 

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

As atividades síncronas serão realizadas conforme o cronograma abaixo:

 

Semana

Data

Horário

Temática/Dinâmica da aula

Plataforma

1

23/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Apresentação do Conteúdo e Formas avaliativas;

 – Aula de introdução a Ambiental/Dinâmica

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

A primeira aula síncrona será acessada por link https://tinyurl.com/y3w2o5y5

 

2

30/10

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Dinâmica processual erosiva;

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

 

3

06/11

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Movimentos de massa e escoamento pluvial;

- Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

4

13/11

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Aplicação do conhecimento geomorfológico no estudo ambiental de bacias;

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

5

27/11

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

6

04/12

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

7

11/12

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Mapeamento geomorfológico;

-Atendimento dos discentes;

Microsoft Teams

8

18/12

19:00-19:50

19:50-20:40

20:50-21:40

- Encerramento da disciplina

 

Microsoft Teams

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona 1 do dia 23/10/2020) será realizado por meio do link: As atividades síncronas serão realizadas às sextas-feiras, das 19h00 às 20h:40, com atendimentos das 20h45 às 21h40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada pelo link https://tinyurl.com/y3w2o5y5

* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

  Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                    

Serão ministradas 39 (trinta e nove) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente.

O material necessário para as atividades assíncronas será disponibilizado por meio da plataforma Microsoft Teams (link será disponibilizado no primeiro dia de aula síncrona).

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será de forma individual e baseada em três estratégias:

1- Prova – será na modalidade assíncronas, podendo conter questões analíticas, dissertativas e/ou múltipla escolha.

Critérios para avaliação: serão avaliados conceitos e ideias contempladas no material bibliográfico. Avaliação individual contemplando todo o conteúdo ministrado, a ser aplicada em formulário específico através da plataforma Microsoft Teams.

Valor: 30,0 pontos

Data limite de entrega: será combinada com os discentes

2- Atividade prática - Avaliação individual contemplando atividade prática que será desenvolvida de forma remota síncrona e assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams, com instruções de elaboração da atividade e o uso de programas como o Google Earth Pró a partir da interpretação das imagens de satélite e vídeo tutoriais (youtube), utilização do programa QGIS e StereoPhoto Maker para elaboração do mapeamento geomorfológico. Avaliação contínua com base na elaboração de cada etapa do mapeamento.

Valor: 40,0 pontos

Data/horário: será combinada com os discentes

3- Seminário - Avaliação individual contemplando uma apresentação oral em forma de seminário sobre atividade prática do mapeamento geomorfológico, poderá ser realizado de forma sincrona ou assíncrona por meio da plataforma Microsoft Teams.

Valor: 30,0 pontos

Data/horário: será combinada com os discentes

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.

CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antonio José Teixeira(orgs.). Impactos ambientais urbanos no Brasil.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

CUNHA, Sandra Baptista;GUERRA, Antonio José Teixeira(orgs.).Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

CUNHA, Sandra Baptista;GUERRA, Antonio José Teixeira.(orgs.). A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

ROSS, Jurandir. Geomorfologia; ambiente e planejamento. São Paulo: Ed. Contexto, 1997. Complementar CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antonio José Teixeira (orgs.). Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Complementar

GUERRA, Antonio José Teixeira; SILVA, Antônio Soares da.; BOTELHO, Rosangela Garrido Machado (orgs.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. 339p.

GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira (orgs.). Novo dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. CUNHA, Sandra Baptista; GUERRA, Antonio José Teixeira (orgs.). Avaliação e perícia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Leda Correia Pedro Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 21:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2300623