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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
1- Oscilações e ondas; 2 – Hidrostática; 3 – Hidrodinâmica; 4 – Termologia e termodinâmica.
JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância que os conceitos físicos referentes ao conteúdo de oscilações, ondas e de termodinâmica, sejam abordados de forma prática, dentro de um laboratório de ensino. Desta maneira, além do aluno rever e entender melhor os conceitos físicos abordados nas disciplinas teóricas, ele também deve lidar com situações reais de medidas experimentais, desenvolvendo assim habilidades experimentais, senso crítico na análise e discussão dos resultados obtidos, além de aprender métodos para investigar a natureza e compreender melhor as suas leis físicas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos de oscilações, ondas e termodinâmica através da experimentação. |
Objetivos Específicos: |
Verificar a validade de modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
PROGRAMA
1. Pêndulo simples
2. Pêndulo bifilar
3. Ressonância
4. Cordas vibrantes
5. Cuba de ondas (Reflexão, Difração, Refração, Ondas estacionárias, Interferência)
6. Batimentos
7. Vasos comunicantes
8. Princípio de Pascal, prensa hidráulica, princípio de Arquimedes
9. Lei de Stevin
10. Viscosidade
11. Termômetro a gás
12. Termopar
13. Forças de origem térmica
14. Dilatação térmica de líquidos
15. Lei de Boyle
16. Calor específico de sólidos
17. Teoria cinética dos gases e termodifusão dos gases
18. Equivalente mecânico do calor
19. Determinação da razão dos calores específicos Cp/Cv
METODOLOGIA
As aulas serão práticas, realizadas no laboratório de física básica 2. Cada aula terá as seguintes partes:
1- Breve introdução do experimento;
2- Explicação sobre a montagem experimental e análise dos dados;
3- Coleta de dados;
4- Elaboração do relatório.
Os experimentos serão abordados de forma investigativa pelos discentes que terão a liberdade de desenvolverem o procedimento de medida e análise de dados para responderem a questões propostas no roteiro.
Atividades presenciais: 30 horas/aula;
Horário das aulas: quintas-feiras das 16:50 às 17:40 hs.
Atividades não presenciais: 6 horas/aula;
Abaixo segue o cronograma das aulas:
Aula |
Data |
Conteúdo |
Montagem do Laboratório |
01 |
05/05 |
Apresentação do curso, ementa e critérios de avaliação – Revisão de análise experimental. |
Sem experimento
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02 |
12/05 |
Revisão de análise experimental. |
Sem experimento |
03 |
19/05 |
Exp 1 e 2: Sistema Massa-mola/ Pêndulo Simples. |
6 bancadas com Exp 1 e 2. |
04 |
26/05 |
Exp 1 e 2: Sistema Massa-mola/ Pêndulo Simples. |
6 bancadas com Exp 1 e 2. |
05 |
02/06 |
Exp 3: Cordas Vibrantes. |
6 bancadas com o Exp 3. |
06 |
09/06 |
Exp 3: Cordas Vibrantes. |
6 bancadas com o Exp 3. |
07 |
23/06 |
Exp 4: Batimento e figuras de Lissajous. |
6 bancadas com o Exp 4. |
08 |
30/06 |
Exp 5: Cuba de ondas. |
6 bancadas com o Exp 5. |
09 |
07/07 |
P1 |
Sem experimento |
10 |
14/07 |
Exp 6: Termômetro a gás e Exp 7: Calor específico dos sólidos. |
3 bancadas com o Exp 6 e 3 bancadas com o Exp 7. |
11 |
21/07 |
Exp 6: Termômetro a gás e Exp 7: Calor específico dos sólidos. |
3 bancadas com o Exp 6 e 3 bancadas com o Exp 7. |
12 |
28/07 |
Exp 6: Termômetro a gás e Exp 7: Calor específico dos sólidos. |
3 bancadas com o Exp 6 e 3 bancadas com o Exp 7. |
13 |
04/08 |
P2 |
Sem experimento. |
13 |
11/08 |
Prova substitutiva. |
Sem experimento. |
14 |
18/08 |
Vista de provas e relatórios. Avaliação do curso. |
Sem experimento. |
AVALIAÇÃO
O curso será avaliado através de relatório científicos em formato de artigo e 2 avaliações. A composição da nota final será dada por 30% da média das avaliações (MA) e 70% da média dos relatórios (MR). Tanto as provas quanto os relatórios valerão entre 0 e 100 pontos.
NF=0,3*MP+0,7*MR
Se NotaFinal < 60 → Reprovado!
Se NotaFinal ≥ 60 → Aprovado!
Atendimento Extraclasse: 2 horas semanais.
BIBLIOGRAFIA
Básica
• NUSSENZVEIG, H.M. Curso de física básica: Fluidos, oscilações, ondas e calor ; v. 2. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
• RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; WALKER, J. Fundamentos de física. v. 2. São Paulo: LTC, 2003.
• SEARS, F., YOUNG. H. D., FREEDMAN, R.A., ZEMANSKY, M. W., Física, vol 2 – Addison Wesley (2002).
Complementar
• TIPLER, P.C. A, Física para cientista e engenheiros. LTC, V.1. 3ª ed ., Brasil, 1995.
• ALONSO, M, FINN, E.J., Física: um curso universitário, Edgard Blücher, V.2, 14a ed., Brasil, 2009.
• TAKAHASHI, E. K., Introdução à Física Experimental, UFU, Uberlândia - MG
• CHAVES, A. Física: v. 2. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2001.
• JORGE, W. Física Experimental III. Ed. UFU, Uberlândia, 1986
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por José Roberto Tozoni, Membro de Comissão, em 12/04/2022, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3516184 e o código CRC 0C291F4D. |
Referência: Processo nº 23117.022730/2022-73 | SEI nº 3516184 |