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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720 Campus Umuarama - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
A oferta deste componente curricular se dará na forma presencial de acordo com a RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022. |
EMENTA
Estrutura e Funcionamento dos Ecossistemas. Dinâmica e Regulação populacional. Relações Bióticas e Estrutura de comunidades. A Ação Humana sobre o Ambiente. A Teoria Sintética da Evolução. Origem da Vida. Provas da Evolução.
JUSTIFICATIVA
A disciplina é importante para apresentar aos estudantes a teoria evolutiva e conceitos importantes para o entendimento de processos ecológicos e evolutivos que permeiam qualquer estudo biológico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer o conceito de evolução, incluindo os tópicos fundamentais envolvidos (adaptação, variabilidade fenotípica, herança genética, mutações, especiação, seleção natural, seleção sexual) e todos os principais níveis de estudos em ecologia (comportamental, populações, comunidades, ecossistemas) |
Objetivos Específicos: |
• Compreender a dinâmica de estrutura e funcionamento dos ecossistemas, conscientizando-se como membro integrante da natureza e percebendo a necessidade de preservá-la. • Conhecer os princípios, evidências e mecanismos evolutivos, segundo a teoria Sintética da evolução, reconhecendo criticamente o papel do ser humano como agente evolutivo e transformador do planeta Terra. • Caracterizar os diferentes tipos de ecossistemas, indicando seus componentes e a dinâmica de seu funcionamento e evolução. • Identificar as características de um grupo populacional, seu modo de crescimento e regulação e o modo como os indivíduos interagem com o meio biótico e abiótico. • Compreender a natureza e intensidade das relações estabelecidas entre seres vivos e seu papel na estruturação e manutenção do equilíbrio das comunidades. • Avaliar as consequências da ação humana sobre os ambientes naturais, considerando o futuro evolutivo de toda a biosfera. • Compreender os mecanismos e fundamentos da teoria Sintética da Evolução, indicando os principais fatores evolutivos e a importância dos processos adaptativos que geram mudanças micro e macro-evolutivas. • Conhecer as principais hipóteses e experimentos à origem da vida na terra. • Enumerar as evidências bioquímicas, embriológicas, morfológicas, genéticas e ecológicas que corroboram a Teoria Sintética da Evolução, fornecendo provas do processo evolutivo. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Primordialmente serão realizadas aulas expositivas e dialogadas com o auxílio de recursos audiovisuais (notebook e projetor multimídia), além de quadro e giz. Eventualmente serão propostos estudos dirigidos ou trabalhos aos alunos, tendo como base textos ou vídeos apresentados em sala de aula relacionados ao conteúdo da disciplina. Exercícios práticos serão disponibilizados ao final de cada aula teórica.
Cronograma proposto:
Aula |
Data |
Atividade |
Aula 1 |
04/mai |
Apresentação da disciplina e do plano de ensino. Exercício inicial |
Aula 2 |
11/mai |
Aula teórica expositiva |
Aula 3 |
18/mai |
Aula teórica expositiva |
Aula 4 |
25/mai |
Aula teórica expositiva |
Aula 5 |
01/jun |
Aula teórica expositiva |
Aula 6 |
08/jun |
Aula teórica expositiva |
Aula 7 |
15/jun |
PROVA 1 |
Aula 8 |
22/jun |
Aula teórica expositiva |
Aula 9 |
29/jun |
Aula teórica expositiva |
Aula 10 |
06/jul |
Aula teórica expositiva |
Aula 11 |
13/jul |
Aula teórica expositiva |
Aula 12 |
20/jul |
Aula teórica expositiva |
Aula 13 |
27/jul |
Aula teórica expositiva |
Aula 14 |
03/ago |
PROVA 2 |
Aula 15 |
10/ago |
Prova de Recuperação |
Aula 16 |
17/ago |
Vista de Prova / Entrega de Notas |
* As aulas seguirão a sequência de temas do Programa da disciplina, de acordo com o ritmo da turma.
* Se for necessário alterar esse cronograma, novas datas e horários serão definidos em comum acordo com os alunos(as).
* De acordo com as Normas da Graduação (Resolução CONGRAD 46/2022), os estudantes que tiverem frequência mínima de 75% no componente curricular que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos), têm garantida a realização de uma atividade avaliativa de recuperação. Essa será composta por uma Prova, a respeito de todo o conteúdo do semestre. (Prova de Recuperação)
Complementação de Carga Horária
A carga horária da disciplina será complementada com 12 horas de atividades assíncronas previstas para a realização dos 10 exercícios a serem disponibilizados pela Plataforma do Microsoft Teams (cerca de 60 minutos para a realização de cada um) assim como desenvolvimento do trabalho em grupo.
Equipe do Microsoft Teams:
https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a7uy31b7X6nwcAsV4yIq--L-Ndp8k0cnWnQzD5dbrUZY1%40thread.tacv2/conversations?groupId=e65d7090-a3e9-4765-a76f-ac5f64b9e081&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
AVALIAÇÃO
A avaliação é composta da seguinte maneira:
As provas incluirão questões objetivas e discursivas (abertas) e serão elaboradas abrangendo apenas o conteúdo abordado e discutido nas aulas. As provas serão realizadas no horário da disciplina (nos dias 15/06 e 03/08). Inicialmente, todas as provas serão individuais, sem consulta, a não ser que estipulado de forma diferente pela professora.
A Prova de Recuperação (20 pontos) será aplicada apenas para aqueles estudantes que tiverem frequência mínima de 75% no componente curricular e que não obtiverem o rendimento mínimo para aprovação (60 pontos). A nota obtida nessa prova substituirá a menor nota obtida nas provas aplicadas anteriormente. O conteúdo da prova de recuperação irá abranger toda a matéria da disciplina.
Exercícios serão disponibilizados ao final das aulas, por meio da plataforma do Microsoft Teams. Estes devem ser feitos de forma assíncrona e individualmente, cada um com o valor de 3 pontos. Os exercícios podem incluir questões objetivas e discursivas, elaboração de vídeos, podcasts, infográficos, etc. O prazo para a realização dos exercícios será divulgado na plataforma do Microsoft Teams.
Será indicado um documentário que trate sobre temáticas da disciplina para os alunos assistirem de forma assíncrona. Com base nele, deverão fazer um texto crítico sobre o documentário, tendo um limite de 40 linhas e feito de forma manuscrita. A correção levará em consideração os seguintes aspectos: domínio da norma culta da língua escrita, desenvolvimento do tema, capacidade argumentativa, coerência, coesão e fluência do texto.
Atividades avaliativas com frases ou parágrafos copiados da internet não serão pontuadas. Se dois ou mais alunos entregarem exercícios individuais iguais ou com trechos copiados de colegas, estes não serão pontuados.
Não serão aceitos exercícios entregues fora da data marcada para recebimento.
Será utilizado o Microsoft Teams como canal de comunicação entre professora e alunos.
Nota mínima – 60; 75% de presença.
BIBLIOGRAFIA
Todos os capítulos de livros e artigos científicos que servirão de base para o estudo dos alunos estarão disponíveis no Microsoft Teams em formato digital.
Básica
- Ridley, M. 2006. Evolução. 3a edição. Artmed Editora.
- Krebs, J.R. & Davies, N.B. 1996. Introdução à Ecologia Comportamental. Atheneu Editora, SP.
- Ricklefs, R.E. 2003. A Economia da Natureza. Quinta Edição. Guanabara Koogan, RJ.
- Begon, M, Townsend, C.R. & Harper, J.L. 2007. Ecologia – de Indivíduos a Ecossistemas. Artmed, SP.
- Townsend, C.R., Begon, M & Harper, J.L. 2006. Fundamentos em Ecologia. Artmed, SP.
Complementar
Ash, N.; Blanco, H.; Garcia, K.; Tomich, T.; Vira, B.; Zurek, M. & Brown, C. 2005. Ecosystems and Human Well-being: Synthesis. Island Press, Washington. http://www.millenniumassessment.org/documents/document.356.aspx.pdf
Freire-Maya, N. 1988. Teoria da evolução: de Darwin à Teoria Sintética. São Paulo. Ed. USP. Futuyma, d. 1992. BIOLOGIA EVOLUTIVA. SBE/CNPq. Ribeirão Preto
Guedes, F.B. & Seehusen, S.E. 2011. Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios. Série Biodiversidade. MMA. 272 p.
Myers, N.; Mittermeier, R.A; Mittermeier, C.G; Fonseca, G.A.B. & Kent, J. 2000. Biodiversity hotspots for conservation priorities. Nature. 403: 853-858.
Wilson, E. O. Diversidade da Vida. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1992. 447 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Natalia Mundim Torres, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3511299 e o código CRC 36AB46D7. |
Referência: Processo nº 23117.020703/2022-66 | SEI nº 3511299 |