UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologias em Geografia Física

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

FACIP45503

Período/Série:

10

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X )

Professor(A):

Rildo Aparecido Costa

Ano/Semestre:

2º Semestre de 2020 (ano civil 2021)

Observações:

 

 

EMENTA

Os fundamentos teóricos do conceito de paisagem e sua evolução. Paisagem e Geografia Física Global Paisagem: matérias, forças, processos e transformações. A ação do homem e sua integração às alterações físico-biológicas horizontais e verticais da paisagem. Derivações antrópicas. Paisagem e ordenamento territorial.

JUSTIFICATIVA

(A disciplina de metodologias em geografia física é essencial para se entender o papel da ciência geográfica na aplicabilidade do conhecimento do meio físico e dos impactos socioambientais gerados pelo o uso e ocupação do espaço.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo de  aplicabilidade das metodologias em geografia física na paisagem.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer as escolas da Geografia Física;
  • Identificar as metodologias propostas em Geografia Física; 
  • Aplicar as principais metodologias desenvolvidas no âmbito da Gografia Física

PROGRAMA

1. Teorias da Geografia Física

    1.1. Paisagem e Geografia Física

    1.2. Geossistemas

2 Metodologias em Geografia Física

    2.1. Ecodinâmica.

    2.2. Taxonomia do Relevo

    2.3. Análise Rítmica

    2.4. Pirâmides Vegetacionais

    2.5. Compartimentação, Estruturação e Fisiologia da Paisagem

3 Aplicabilidade Metodológica

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e dialogadas através da plataforma Google Meet. No caso de problemas técnicos nesta plataforma, outros sistemas poderão ser utilizados, desde que sejam acessíveis a todos os alunos.

 Modalidade assíncrona (off-line): Os materiais da disciplina (artigos, livros, textos, tutoriais, vídeos) estarão disponíveis através do email prof.rildo.climatologia@gmail.com.

Atendimento do aluno

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, tanto na modalidade síncrona quanto assíncrona, utilizando o e-mail, além da plataforma Google Meet. Serão destinadas semanalmente 2 (duas) horas para atendimento ao aluno, sendo:

·         1 (uma) hora na modalidade síncrona (sextas-feiras logo após a aula síncrona);

·         1 (uma) hora na modalidade assíncrona (todas as quartas-feiras, das 14 horas às 16 horas).

PLANO DE ATIVIDADES (2º Semestre de 2020. ano civil 2021)

prof.rildo.climatologia@gmail.com

Semana

Dia

Horário

Atividade/Temática

Plataforma

01

22/07

19h às 21h40min

Apresentação e Discussão do Programa da Disciplina

Google Meet

meet.google.com/bfe-kiit-bfz

02

29/07

19h às 21h40min

Teorias da Geografia Física (Livro Gregory)

Google Meet

meet.google.com/ugq-cpzo-ubz

03

05/08

19h às 21h40min

Paisagem e Geografia Física Global (Texto George Bertrand)

Google Meet

meet.google.com/ynn-ybdw-hcb

04

 

12/08

19h às 21h40min

Evento: Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica

Não Haverá Aula

05

19/08

19h às 21h40min

Geossistemas

Google Meet

meet.google.com/ztb-sfvh-sxs

06

26/08

19h às 21h40min

Metodologias em Geografia Física

Google Meet

meet.google.com/peb-pgsq-rdc

07

02/09

19h às 21h40min

Avaliação Escrita

Google Meet

meet.google.com/yiy-ubsq-ccz

08

09/09

19h às 21h40min

Ecodinâmica

Google Meet

meet.google.com/xsz-xqoc-yfo

 

16/09

19h às 21h40min

Taxonomia do Relevo Jurandir Ross)

Google Meet

meet.google.com/kmv-xwaa-gnh

09

23/09

19h às 21h40min

Análise Rítmica (Monteiro)

Google Meet

meet.google.com/kmu-acks-ncf

10

30/09

19h às 21h40min

Avaliação Escrita (Estudo Dirigido)

Google Meet

meet.google.com/xny-qsgo-qnq

11

07/10

19h às 21h40min

Pirâmides Vegetacionais (de Acordo com Passos)

Google Meet

meet.google.com/khn-qwmq-nbf

12

14/10

19h às 21h40min

Análise Rítmica

Google Meet

meet.google.com/fna-dzok-kuz

13

21/10

19h às 21h40min

Compartimentação, Estruturação e Fisiologia da Paisagem

Google Meet

meet.google.com/xbv-phyw-ubp

14

28/10

19h às 21h40min

Avaliação Escrita

Google Meet

meet.google.com/thj-upmc-dkg

15

04/11

19h às 21h40min

Revisão da Avaliação e Entrega de Resultados

Google Meet

meet.google.com/esm-temk-sjf

Observações importantes:

*O primeiro encontro (aula síncrona dia 22/07/2021) será realizado por meio de um link. As atividades síncronas serão realizadas às sextas-feiras, das 19h00 às 21h:40, não será permitido gravar áudio e vídeo das atividades síncronas. OBS: A primeira aula síncrona será acessada pelo link meet.google.com/bfe-kiit-bfz

* Não será permitido o registro destas atividades e consequentemente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas (Art 8° e /Art. 9°, § 1º, da Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia).

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:                                   

Serão ministradas entorno de 20 (vinte) horas-aula na modalidade assíncrona, através de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas remotamente (avaliações/provas/atividades práticas).

Os materiais necessários para realização das atividades assíncronas (textos, tutoriais, vídeos e demais materiais) serão disponibilizados por meio da plataforma Google Meet.

A presença do discente será atribuída durante a aula síncrona por meio de chamada e lançado no diário. Somente receberá presença o aluno que assistir a aula completa, ativar a câmera de vídeo para se identificar durante a chamada e participar ativamente das aulas dialogadas (embasadas nos textos indicados para a leitura e debate).

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Avaliação 1 - 30 pontos (19h00min às 21h40min - 02/setembro);

Avaliação 2 - 30 pontos (19h00min às 21h40min - 30/setembro);

Avaliação 3 - 40 pontos (19h00min às 21h40min - 28/outubro).

Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação)

As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:

Elaboração e entrega (em formato digital .PDF conforme normas ABNT);

Distribuição e recepção por meio da plataforma Google Meet;

Serão consideradas como recebidas às avaliações com registro de acréscimo de até 5min.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALENTEJANO, P. R. Espaço, território e região: uma tentativa de    conceituação. Caderno Prudentino de Geografia nº 23. São Paulo: AGB, Presidente Prudente. 2001, p. 7-37.

BERTRAND, G. Paisagem e geografia física global. Esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra, São Paulo: USP, 1972.

CHORLEY, R. J. The drainage basin as the fundamental geomorphic unit. Water, Earth and Man. Londres: Methuen & Co., 1969.

CRUZ, O. A geografia, o geossistema, a paisagem e os estudos dos processos geomórficos. Boletim de Geografia Teorética. São Paulo: Depto de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, n. 15, p.  53-62. 1985.

DEUPOUX. M. 1974. Ecossistema e paisagem. In: Métodos em Questão. IGEOG-USP - nº 7, São Paulo.

GREGORI, K.J. A natureza da geografia física. RJ: Bertrand Brasil, 1992. 367p.

GUERASIMOV, I. La sociedad y el medio natural. Problemas Metodológicos de la ecologizacion de la ciencia contemporanea. Moscou: Editorial Processo, 1983.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia. Ambiente e Planejamento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

TRICART, J. L. F. Ecodinâmica. Recursos naturais e meio ambiente. Rio de Janeiro: IBGE, Diretoria Técnica, SUPREN, n. 1, p. 91, 1977.

TRICART, J. L. F. Paisagem e Ecologia. Revue de Geomorphologie Dynamique. São Paulo: Instituto Geográfico da Universidade de São Paulo,  v. 1, n. 28, p.81-95, 1979.

Complementar

CAILLEUX, A.; TRICART, J. Principes et méthodes de la geomorphologie. Paris: Masson et Cie Editeurs, 1965.

FORMAN, R.T.; GODRON, J. Landscape Ecology. New York: Willey and Sons Eds., 1986, 619p.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª Ed. São Paulo: HUCITEC, 1999. 308p.

SANTOS, M. Espaço e método. 3ª Ed. São Paulo: Nobel, 1985, 88p.

SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 4ª Ed. São Paulo: Hucitec. 1997.

SANTOS, M. Território e sociedade. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. 127p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rildo Aparecido Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/06/2021, às 18:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 SEI nº 2847755