UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fenômenos de Transporte

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Química

Código:

FEQUI39401

Período/Série:

 

Turma:

-

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Sarah Arvelos

Ano/Semestre:

AARE - Etapa 2 (2020)

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução à teoria básica e aplicações à Engenharia Elétrica, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação e outras áreas afins, dos Fenômenos de Transferência de Quantidade de Movimento, Calor e Massa. 

JUSTIFICATIVA

A proposta da disciplina Fenômenos de Transporte consiste em analisar os fenômenos envolvidos no transporte de quantidade de movimento, calor e massa e desenvolver princípios de modelagem matemática de fenômenos físicos comuns em processos industriais. Esta disciplina apresenta e discute os conceitos que regem o transporte de momentum, energia e massa de modo a promover a aprendizagem de métodos de resolução de problemas que envolvem calor e massa em processos produtivos industriais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicar os conceitos fundamentais dos fenômenos de transferência de movimento, calor e massa;

Objetivos Específicos:

Identificar problemas que envolvem fenômenos de transporte, resumindo, analisando e sintetizando informações relevantes; Avaliar criticamente o significado das informações relacionadas a máquinas de fluxo e deslocamento encontradas em textos, esquemas e figuras de revistas, livros, jornais, enciclopédias, dicionários técnicos ou não, internet, patentes e relatórios técnicos, etc.; Demonstrar ter se conscientizado da importância dos fenômenos de transporte nos processos industriais, no cotidiano e na manutenção da vida.

PROGRAMA

1. Mecânica dos Fluidos

1.1. Fluidos e a hipótese do contínuo

1.2. Estática dos fluidos

1.3. Princípios de conservação e equações do movimento

1.4. Análise dimensional

2. Transmissão de Calor

2.1. Mecanismos de transmissão de calor

2.2. Leis fundamentais da termodinâmica

2.3. Equações básicas para condução de calor

2.4. Equações básicas para convecção

2.5. Analogia elétrica aplicada à condução e convecção: conceito de resistência elétrica

2.6. Trocadores de calor

2.7. Equações básicas em radiação

2.8. Troca radiante em invólucros

3. Transferência de calor e massa

3.1. Evaporação

3.2. Condensação

4. Máquinas de fluxo e deslocamento

4.1. Princípio de funcionamento e características principais de:

4.1.1. Grupos geradores a diesel

4.1.2. Turbinas a vapor

4.1.3. Turbinas hidráulicas

4.1.4. Usinas termoelétricas

4.1.5. Bombas e compressores

5. Noções sobre ventilação, ar condicionado, torre de resfriamento e refrigeração industrial

METODOLOGIA

Planeja-se tornar os alunos cientes do conteúdo teórico através das atividades assíncronas (o aluno deverá estudar o conteúdo previamente às aulas síncronas). Aulas síncronas (exceto a primeira) serão utilizadas para resolução de exercícios e exposição dialogada breve (~15 min) sobre o conteúdo estudado de forma assíncrona. Assim, espera-se aprimorar a aprendizagem da técnica conhecida como "sala de aula invertida" ("flipped classroom"). Todo o material didático estará disponível na plataforma Teams ou na internet, de forma livre. 

Aulas assíncronas serão compostas por:

As atividades síncronas envolverão:

O software Microsoft Teams será usado para armazenamento e compartilhamento de arquivos e distribuição das atividades, inclusive as avaliações e aulas síncronas. Prevendo falha de rede de internet, serão também usados Google Meet ou Skype.

Carga-horária de Atividades assíncronas: 42 h

Carga-horária de Atividades síncronas: 18 h (duas horas síncronas por semana).

AVALIAÇÃO

A disciplina Fenômenos de Transporte será avaliada em 100 (cem) pontos distribuídos em duas provas individuais (80% dos pontos), além de atividades avaliativas (AA) a serem definidas e distribuídas ao longo do curso (20% dos pontos). As atividades avaliativas serão realizadas de forma assíncrona e as provas serão realizadas de forma síncrona. Cada prova individual e atividade avaliativa será avaliada no valor total de 100 pontos. As datas para aplicação das provas individuais serão sugeridas pela professora e deverão ser aprovadas pela maioria dos alunos presentes no primeiro dia de aula. As provas sempre serão realizadas no horário de aula.

O cálculo da nota final do aluno (NF) seguirá a seguinte expressão: NF= 0,8*((NP1+NP2)/2)+0,2*(somatório de NA).

na qual NP1 e NP2 são equivalentes às notas da primeira e da segunda prova, respectivamente. NA é a nota individual das atividades assíncronas distribuídas pela professora ao longo da disciplina.

As vistas das provas individuais, assim como as demais atividades que serão pontuadas, serão feitas em local, data e horário previamente comunicados à turma pela professa.

 

OBSERVAÇÕES:

a) O aluno que não comparecer às aulas deverá se justificar.

b) Terá nota zero, o aluno ou o grupo de alunos que apresentarem trabalhos em que for verificada cópia, seja a fonte de colegas, de livros, internet etc.

c) Atraso na entrega das atividades implicará na alteração do valor total, que valerão 5% a menos por dia de atraso.

d) As notas das atividades serão divulgadas até 7 (sete) dias úteis após a realização da avaliação

e) As notas serão disponibilizadas via Microsoft Teams.

f) O horário de atendimento semanal será agendado com os alunos e será também de forma síncrona, mas questionamentos também serão respondidos pelo fórum de dúvidas pelo Microsoft Teams ou e-mail.

g) A vista de prova será agendada com cada aluno e será feita de forma síncrona.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

1. BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2 ed. New York: Pearson Prentice Hall, 2008.

2. INCROPERA, F. et al. Fundamentos de Transferência de calor e de massa. São Paulo: LTC, 2008.

3. SONNTAG, R. E.; BORGNAKKE, C.; VANWYLEN, G. J. Fundamentos da Termodinâmica. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1998.

Bibliografia Complementar

1. ADAM, B. Motores Diesel. São Paulo: Editora HEMUS, 1999.

2. BENNETT,C. O.; MYERS, J. E. Fenômenos de Transporte: Quantidade de Movimento, Calor e Massa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.

3. DAMASCENO, J.J.R. Apostila de Fenômenos de Transporte - Notas de Aula 2009, Faculdade de Engenharia Química/UFU, 2009.

4. MACINTYRE, A. J. Máquinas Motrizes Hidráulicas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1983.

5. MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1987.

6. CHERKASSKY, V. M. Pumps, Fans, Compressors. Mir Publishers. Moscou, Rússia, 1980.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Sarah Arvelos, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/09/2020, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2292607